Toda mudança de uma empresa começa pelo ambiente interno, quando a gestão define quais são as melhores medidas a serem tomadas e a partir da inclinação de todos os colaboradores inicia o planejamento estratégico.
Antes das ações, a estruturação de um plano é determinante para definir se a empresa terá sucesso ou não. E nesse contexto, emerge o conceito de cultura empresarial.
A cultura empresarial
Cultura empresarial é o conjunto de valores, ideais, filosofias e crenças que uma organização compartilha com o intuito de fazer todos os seus colaboradores e representantes perseguirem o mesmo objetivo.
Porém, a cultura não é uma imposição de cima para baixo. Na verdade, ela é a ‘alma’ de uma empresa e existe para assegurar a colaboração, identificação e os propósitos entre todos que compõem a empresa, independente do cargo.
A cultura é fundamentada e definida a partir dos 4 pontos que formam o DNA da empresa:
- Estratégia – ela é quem define o que a organização deseja fazer, como e para quem ela executa suas tarefas, e onde ela chegará em seu ramo de atuação;
- Tecnologia – não se limita somente a softwares ou computadores. Ela aqui, refere-se ao conhecimento aplicado dentro de uma empresa, teórico e, principalmente, prático;
- Estrutura – diz respeito ao modo em que a organização aloca e utiliza os recursos que ela detém. Por exemplo, representantes, capital, tecnologias (agora sim no sentido de ferramentas inovadoras), investimentos e projeções;
- Pessoas – mesmo sendo o último item do tópico, são fundamentais, obviamente. Nada substitui a sensibilidade humana e cabe somente às pessoas da empresa executar as estratégias definidas e se preciso adaptá-las.
Como implantá-la em sua empresa
Antes de mais nada, ela precisa estar absolutamente clara a todos. Nesse momento, registros são importantes, sejam comunicados, palestras e até conversas no café.
Pense bem, a cultura em sua definição aborda todos os costumes e comportamento de determinada comunidade sem que as pessoas percebam e portanto ela, além de tudo, deve ser absorvida naturalmente.
Todas as partes componentes da empresa precisam ir de encontro ao mesmo objetivo, logo, o alinhamento é fator determinante. Do profissional com mais tempo de casa ao recém contratado, a cultura da empresa deve ser seguida por todos. Afinal, os líderes são exemplos ao ‘liderados’, não é mesmo?
Por citar gestores e colaboradores, na cultura empresarial empregada com sucesso, não deve haver distância entre os lados. Essa relação deve ser, cada vez mais próxima, gerando engajamento. Engajar significa motivar, criticar e evidenciar.
O contato com a equipe, principalmente quando os feedbacks são frequentes, a mantém motivada e isso refletirá em dois pontos: individual e coletivo.
Uma empresa, por mais que tenha mil funcionários, precisa nutrir o indivíduo também. Simplesmente porque pessoas mais felizes, realizadas e que enxergam valor em seu trabalho, produzem mais e melhor. Logo, a melhora coletiva é uma consequência positiva.
Diante disso, é necessário realizar análises frequentes visando mensurar os resultados que a implantação da cultura empresarial tem oferecido. A cultura faz parte da gestão e tudo o que é feito por ela é para trazer melhorias à empresa.
Por último e de modo algum o menos relevante, os resultados obtidos devem ser comemorados, sim!
Cultura empresarial também traz propósito ao trabalho, lembra? Então, colaboradores e liderança precisam saber o porquê tudo está sendo feito e celebrar exatamente por isso. Comemorar induz à equipe a uma evolução espontânea.
Case de sucesso: José Paulo Pereira Silva, Grupo Ideal Trends
A aplicação da cultura empresarial nem de longe é uma missão fácil, entretanto, algumas pessoas conseguem desempenhá-la de maneira especial dentro de uma organização, como é o caso do empresário José Paulo Pereira Silva, ou apenas José Paulo.
Atualmente José Paulo é um dos maiores empresários na área de tecnologia, sendo Mestre e Doutor em Administração de Empresas e Pós-Doutor em Relações Internacionais pela FCU/USA (Linkedin de José Paulo).
Como um gestor sedento por inovação, José Paulo focou todos os elementos que representam a boa administração em uma ótica mais humana, que vai além do código de ética, mas ideais baseados em princípios. Assim, José Paulo idealizou o Grupo Ideal Trends.
Dono de 21 empresas de nichos diversificados, saúde, marketing digital, serviços, cosméticos e também organizações não governamentais, o Grupo Ideal Trends tornou-se um grupo multi-milionário e hoje se destaca entre os maiores conglomerados da América Latina, sendo expandido para países como Estados Unidos e México.
José Paulo implantou a cultura do Grupo Ideal Trends de acordo com suas vivências profissionais, pessoais e estudo de mercado.
A cultura do Grupo Ideal Trends
A cultura do grupo é inteiramente baseada em 10 princípios:
- Sonhar grande;
- Meritocracia;
- Formar líderes;
- Ser exemplo;
- Resultados;
- Agir como dono;
- Simplicidade e franqueza;
- Empresa enxuta;
- Trabalho duro;
- Integridade.
Detalhes sobre a cultura – Grupo Ideal Trends.
Inovando o negócio
A cultura empresarial irá propor mudanças internas na companhia, sendo o ponto de partida para que todos consigam caminhar juntos ao objetivo principal realizando-se pessoal profissionalmente.
Em outras palavras, o sucesso externo, como vendas, reputação, número de clientes, posicionamento e imagem no mercado, só é possível quando há alinhamento interno e por isso, a cultura empresarial não só é inovação como é uma das chaves para triunfar no mercado atual.
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