Como fazer um planejamento, afinal? Será que é preciso investir muito dinheiro para isso? A resposta é: não! Entenda de uma vez por todas aqui.
Considerado sempre que uma nova empresa está a caminho de algum objetivo, o planejamento estratégico de uma empresa pronto é uma ferramenta perfeita para o seu empreendimento.
Não à toa, a sua utilização é muito importante para que as decisões sejam assertivas e contribuam para evitar qualquer tipo de crise financeira.
Para que você consiga sobreviver ao mundo dos negócios, veja abaixo como fazer um planejamento para a sua empresa. Não perca!
- Primeiro de tudo: o que é planejamento estratégico?
- Qual a importância de saber planejar sua estratégia?
- Afinal, como fazer um planejamento?
- Bônus: exemplo de planejamento estratégico
- Já sabe como fazer planejamento estratégico? Então mãos à obra!
Primeiro de tudo: o que é planejamento estratégico?
Você quer ter um planejamento estratégico de uma empresa pronto? Pois, então, é preciso aprender o conceito desse processo para que possa ser reproduzido.
De forma resumida, o planejamento estratégico representa a tomada de decisões de empresas que desejam alocar recursos, seja no próximo ano ou em um período de tempo ainda não definido.
Para saber como realizar o planejamento do seu negócio, o gestor precisa definir as metas do projeto, quais ações precisam ser tomadas para alcançá-las e qual é o orçamento para isso.
Qual a importância de saber planejar sua estratégia?
Precisamos deixar uma coisa bem clara antes de você descobrir como fazer um planejamento: a estratégia vai muito além de acertar as metas e objetivos da sua empresa.
Isso significa que a sua empresa passa a ter um compromisso com o que se espera do futuro do negócio.
Portanto, ela não passa de um motivo para que o trabalho seja realizado de acordo com o planejado.
Fora isso, todos os colaboradores, ao perceberem um planejamento estratégico de uma empresa pronto, se sentem confortáveis em produzir para que o negócio realmente funcione.
Afinal, como fazer um bom planejamento?
Bom, que tal iniciarmos a parte prática de planejar a estratégia para a sua empresa?
Antes disso, é necessário que você se faça três perguntas simples, que são:
- Onde estou?
- Para onde quero chegar?
- Como faço para alcançar este lugar?
Com as respostas para essas perguntas, provavelmente você já terá meio caminho andado, uma vez que elas indicam o sucesso que o seu negócio pode fazer.
Para facilitar o entendimento, veja abaixo como fazer esse planejamento passo a passo.
Passo 1: Conheça o seu ramo
Para muitos empreendedores, o primeiro passo é definir todos os objetivos e metas da empresa.
No entanto, antes de mais nada, é necessário que haja pleno conhecimento a respeito do seu ramo de atuação.
Um bom método para avaliar todas as condições da sua empresa, sejam elas internas ou externas é a Análise SWOT, que significa:
- S: representa as forças (strenght), ou seja, os pontos fortes da empresa;
- W: diz respeito a todas as fraquezas (weakness) da sua empresa;
- O: significa as oportunidades (opportunity) de todas as forças;
- T: está relacionado às ameaças (threats) que todas as fraquezas podem gerar.
Todos os elementos dos quais acabamos de citar são estipulados a partir do momento em que o mercado é estudado.
Portanto, ao realizar a Análise SWOT, lembre-se de incluir fatores determinantes para o andamento de todo o processo da empresa, como é o caso da taxa de inflação, juros do BC (Banco Central), entre outros.
O importante é que tudo o que afeta a sua atividade seja colocado na balança.
Passo 2: Trace os objetivos e as metas
Para que você saiba plenamente como fazer um planejamento estratégico passo a passo, é preciso traçar todos os seus objetivos e metas que devem ser atingidos.
Caso não haja nenhum objetivo ou meta à vista, nem você, nem a sua equipe vão conseguir chegar onde desejam.
Por esse motivo, a recomendação é que as metas e os objetivos traçados sejam realizáveis por períodos, a fim de antecipar tudo o que seja fundamental a longo prazo.
Mesmo que você saiba como fazer, é necessário entender que objetivos e metas também devem ser traçados em curtos e médios prazos.
E você pode ter esses dados após coletar informações precisas do seu mercado de atuação e fazer a Análise SWOT.
Passo 3: Separe ações das estratégias
Se você está começando agora o seu negócio, é bastante normal, ao aprender como fazer um planejamento estratégico passo a passo, confundir ações com estratégias.
Para facilitar, vai aí uma breve explicação:
Ações representam todas as medidas práticas para que os objetivos e as metas sejam alcançados, enquanto as estratégias visam à formação de métodos para alcançá-los. Por exemplo:
- Objetivo/Meta: aumentar o ticket médio em 15% dentro de dois meses;
- Estratégia: lançar serviços dos quais a concorrência não possui;
- Ações: investir em marketing digital, contratar profissionais especialistas e talentos, além de realizar pesquisas de mercado.
Há muitos e muitos pontos que precisam ser definidos para você entender o planejamento estratégico de uma empresa pronto.
Por isso, é fundamental que haja profissionais que estão aptos a topar qualquer desafio para que as ações e as estratégias sejam idealizadas.
Passo 4: Permita o envolvimento dos colaboradores
Independentemente de quão bom esteja o planejamento de ações ou estratégias, ele só dará certo se todos os colaboradores estiverem envolvidos ativamente na sua idealização.
Para que a realidade da empresa consiga entrar em sintonia com o que foi planejado, um ótimo recurso que pode ser utilizado é o Balanced Scorecard, que liga todo o planejamento estratégico de uma empresa pronto às atividades realizadas por ela.
Além desse recurso, você precisa focar – e muito – na motivação dos colaboradores, com o objetivo de fazer com que as metas individuais sejam as mesmas da empresa.
Com isso, toda a produção ganha um novo rumo, bem como o sentimento de que essas pessoas estão trabalhando no lugar certo.
Passo 5: Tenha controle e monitoramento
Para que o plano de ação seja colocado em prática, é necessário que haja um profissional qualificado para controlar e monitorar os resultados, assim como ter “pique” para elevar a autoestima dos colaboradores.
Caso haja algum tipo de mudança, não se preocupe em readaptar tudo o que foi feito para as necessidades sejam cumpridas.
Passo 6: Faça ajustes quando necessário
Saber como fazer um planejamento estratégico passo a passo é o mesmo que entender que para tudo os ajustes são necessários.
Ou seja, para que todas as estratégias e ações sejam colocadas em prática, tente materializar o que está escrito no planejamento, a fim de manter os bons resultados.
Bônus: exemplo de planejamento estratégico
Para melhorar o seu aprendizado ao saber como fazer um planejamento estratégico, vamos mostrar um exemplo prático e simples.
Se quiser, tome-o como referência para a sua empresa.
Vamos supor que esta seja uma pequena empresa de pet-shop que precisa comprar um software de gestão de tempo.
Objetivo
Escolher e comprar um software de gestão de tempo para melhorar o atendimento em 20% dentro de 1 ano.
Diagnóstico
Todos os softwares encontrados são parecidos.
Estratégias
- Encontrar um software diferenciado;
- A empresa precisa atender bem o cliente.
Ações
- A empresa criar um cargo de gerente de pós-venda;
- Investe em marketing digital e nas mídias sociais.
Como você pode ver, esse é um esquema bastante simples de uma empresa em busca de outra que está aprendendo a lidar com a estratégia de uma empresa passo a passo.
Já sabe como fazer um planejamento? Então mãos à obra!
Sempre que se perguntar se está perdido em relação ao seu negócio, não se preocupe: aprenda como fazer um planejamento estratégico passo a passo.
Isso porque esse recurso dá o devido valor que a sua empresa necessita para priorizar as estratégias e as ações de forma rápida e organizada.
Afinal de contas, toda a jornada, independentemente do tamanho da empresa, deve ter um planejamento para começar e finalizar de maneira positiva.