O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos devido a necessidade de se adaptar às novas tecnologias e evolução na era digital, e a criação de site se tornou algo essencial para as empresas.
Hoje em dia, quando alguém deseja comprar um produto ou serviço, geralmente realiza pesquisas na internet para encontrar o que precisa.
Se a sua empresa não tem um site, os seus potenciais clientes não podem encontrá-la na internet. Porém, se os seus concorrentes possuem um site, logo você perde oportunidades de vendas para eles.
Se antigamente as pessoas buscavam o que precisam nos guias com páginas amarelas, atualmente a quantidade de pessoas que utilizam a internet para encontrar o que desejam se torna cada vez maior.
Portanto, se você quer expandir seu negócio e alcançar o público certo, é importante que seja encontrado online — o que quer dizer que precisa ter um site.
Mas, se ainda tem dúvidas do porque precisa ter uma página online, continue a leitura e confira alguns dos motivos que separamos e que poderão te ajudar a entender como criar um site pode ajudar sua empresa!
Boa leitura!
Motivos para sua empresa ter um site
Aqui está uma lista com alguns dos principais motivos pelos quais sua empresa precisa criar um site o mais rápido possível, independentemente do setor em que você atua.
1. É o que seus potenciais clientes esperam
Como já citamos, os consumidores estão na internet fazendo pesquisas. Então, se eles estão em busca do que você vende ou da sua marca, eles esperam encontrar pelo menos um site do seu negócio.
Se a sua empresa não atender a esse requisito mínimo, o seu público-alvo irá procurar por outro negócio que atenda a necessidade dele.
Portanto, esteja pronto para que a sua empresa seja encontrada na internet. Crie um site para o seu público-alvo.
2. Aumenta a credibilidade da empresa
Se você quer mostrar ao seu público comprador que leva a sua empresa a sério, está na hora de investir na criação de um site profissional.
Em uma época onde a maioria dos usuários de smartphone descobrem uma nova empresa, produto ou serviço enquanto pesquisam em seus dispositivos móveis, não ter um site prejudica a sua credibilidade.
Inclusive, os usuários também podem julgar o profissionalismo da empresa devido ao design do seu site.
Isso quer dizer que além de ter um site, também é muito importante que ele seja criado com qualidade.
No final, é muito provável que as pessoas se envolvam com negócios em que possam confiar, e o site é o ponto de partida para a construção desse relacionamento.
3. Cria relacionamentos mais construtivos
Um site funciona como uma plataforma para responder a todas as perguntas básicas que seu público-alvo possui em relação a sua empresa e produtos ou serviços.
Quando as pessoas visitam o seu site, elas buscam por respostas para perguntas básicas como: o que você faz, seus produtos/soluções, sua localização, detalhes de contato e assim por diante.
Isso acontece em qualquer tipo de área de atuação. Os potenciais clientes esperam encontrar sites que tenham os dados que eles desejam.
Lembre-se de que, ao fornecer essas informações, seja simples e breve, já que os consumidores de hoje em dia esperam ter cada vez mais um retorno rápido.
4. Você compete com seus concorrentes
Você sabia que ter um site dá a sua empresa uma chance justa de competir com seus concorrentes e, inclusive, com os gigantes do seu setor?
Quando você investe em otimização de site, a sua página pode ter uma classificação mais elevada e estar no lugar certo na hora certa nos resultados de busca de motores de pesquisa, como o Google.
Definir lances para as palavras-chave certas pode aumentar o tráfego do seu site e influenciar a jornada do consumidor, que normalmente começa com pesquisas, recomendações e análises.
Ter uma posição de destaque na página de resultados de pesquisa é uma das muitas maneiras de desafiar os seus concorrentes.
Portanto, se você não dominar a Internet, estará dando aos seus clientes um motivo para comprar da concorrência.
5. Venda todos os dias, durante 24 horas
Ter um site significa que seu conteúdo estará disponível aos usuários a qualquer hora do dia, conforme sua conveniência.
Portanto, quer alguém visite seu site na madrugada ou durante o dia, de alguma forma você está sempre interagindo com essa pessoa e pode dizer adeus ao aviso de “fechado para negócios”.
Estar sempre acessível dá suporte ao marketing e aumenta as vendas drasticamente, e isso é especialmente verdadeiro para empresas de comércio eletrônico.
Também é um passo em direção ao atendimento ao cliente e à construção de relacionamentos eficazes, especialmente se você tiver chatbots com Inteligência Artificial ativados em seu site, que podem resolver problemas básicos de seus clientes quando eles mais precisam.
Conclusão
Ter um site com design profissional e que diferencie a marca é fundamental para aumentar as vendas, impulsionar os resultados financeiros e expandir seus negócios.
Isso dá a você a chance de estar na frente do público-alvo certo com a história da sua marca.
Além disso, ter um site básico não custa muito e pode proporcionar um grande retorno a longo prazo.
Portanto, se a sua empresa ainda não tem um site, comece agora mesmo o seu planejamento para estar na internet e atingir o seu público-alvo!