Descubra como captar clientes com 7 ações efetivas de marketing digital

Entender como captar clientes com marketing digital poderá fazer com que sua empresa levante vôos cada vez mais altos em seu segmento. Descubra como fazer isso em sete técnicas imperdíveis e aumente suas vendas agora mesmo!

Atualmente, o marketing digital oferece diversas formas para conquistar clientes e aumentar suas vendas.

Além disso, ele também pode tornar sua indústria mais reconhecida em seu segmento de atuação e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

E o melhor é que tudo isso pode ser conquistado por meio de um baixo investimento.

No entanto, antes entender como captar clientes, é importante que a sua indústria saiba escolher as estratégias mais adequadas para realizar a divulgação da marca.

Isso porque para atingir de forma efetiva seu público-alvo, são necessárias técnicas de marketing digital variadas e que atuam de formas diferentes.

Uma das formas de entender como captar clientes é estar sempre de olho em pesquisas e estudos relacionados ao mercado digital.

De acordo com a empresa de pesquisa e consultoria SiriusDecisions, por exemplo, 70% do processo de compra é feito antes mesmo do cliente entrar em contato com o vendedor.

Isso ocorre porque antes de tomar a decisão da compra, o usuário já está buscando por um determinado produto ou serviço e pesquisa por diversas empresas.

Sendo assim, o fechamento da compra depende do quanto o seu negócio supre as necessidades do cliente.

Exatamente pela mudança de comportamento dos compradores, é que se faz necessário entender o marketing digital e todo seu alcance.

Para que assim seja possível segmentar e compreender melhor o seu público-alvo, permitindo que a indústria converta e fidelize mais clientes.

Por isso, separamos nesse artigo algumas dicas importantes para que você saiba como captar clientes com as melhores estratégias de marketing digital!

Confira os temas abordados:

  • 1. Faça uma campanha de link patrocinado
  • 2. Aposte em anúncios nas redes sociais
  • 3. Faça inbound marketing

  • 4. Invista em marketing de conteúdo

  • 5. Como captar clientes com SEO

  • 6. Utilize o e-mail marketing

  • 7. Dica de ouro para entender como captar clientes

A estratégia de links patrocinados é a principal fonte de lucro do Google e representa 20% dos cliques do buscador.

Também conhecidos como PPC (pay per click/custo por clique), os links patrocinados são os anúncios de sites que aparecem com destaque na primeira página dos buscadores como Google e Yahoo.

O conceito desta estratégia é baseado nas palavras-chave, por exemplo, quando um usuário digita um determinado termo no buscador, e este contém uma das palavras-chave presente em sua campanha, o seu anúncio vai aparecer automaticamente no topo.

Funciona como uma espécie de leilão em que é necessário pagar pelas palavras-chave de maior relevância para sua indústria.

Contudo, a mesma palavra pode ser útil ao seu concorrente e, por isso, o melhor posicionado será aquele que pagar mais pela palavra.

Por isso é comum que a cada dia que passa o preço médio da palavra se altere.

Hoje este é um dos métodos de publicidade on-line mais utilizados por quem quer saber como captar clientes.

Isso porque ele oferece diversas vantagens, especialmente, para quem precisa vender algo em um curto prazo.

As suas campanhas podem ser segmentadas de forma demográfica e atuar tanto em escala global e nacional, como em uma pequena região.

Esta é uma das principais formas de atrair novos clientes através do mercado on-line.

Entretanto o sistema de pagamento por clique pode ser prejudicial aos negócios, caso a escolha da palavra-chave não seja adequada

Além disso, existem grandes chances da empresa investir um grande capital sem o retorno esperado, pois o clique não garante a conversão, muito menos o fechamento da venda.

Para um melhor investimento em link patrocinado é interessante compreender como funciona o Google Adwords e os termos utilizados para realizar campanhas, como impressões, cliques, custo por clique.

Conheça melhor estes fatores:

Impressões

É o número de pessoas que procuraram pela sua palavra-chave, mas não necessariamente clicaram em seu anúncio.

CTR

É o número de cliques recebido pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR.

Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e mil impressões, sua CTR seria de 0,5%.

CPC

É o valor médio cobrado por cliques em seu anúncio.

Veja um exemplo de como calcular seu CPC médio: imagine que sua campanha receba dois cliques, um no valor de R$ 0,20 e outro no valor de R$ 0,40, resultando em um custo total de R$ 0,60.

Você dividirá R$ 0,60 (custo total) por 2 (número total de cliques) para ter um CPC médio de R$ 0,30.

2. Aposte em anúncios nas redes sociais

As redes sociais são uma das principais formas de conquistar clientes, isso porque grande parte do mercado consumidor está lá.

Essa presença garante uma maior divulgação institucional da sua marca e dos seus produtos e serviços.

Além disso, é um canal de comunicação direta com os seus potenciais clientes e consumidores atuais.

Existem índices de que atualmente mais de 50% das compras ocorrem por indicação.

Por isto, as empresas estão investindo mais na comunicação, visando fortalecer o relacionamento com seus clientes e não somente gerar visibilidade.

Desta forma, seus clientes passam a enxergar de maneira mais positiva, obtendo não somente o conhecimento de sua empresa, mas também simpatia e preferência

Entre as diversas redes, as principais são o Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.

Estes são ótimos canais para quem quer saber como captar clientes e também permitem a realização de anúncios.

E para entender melhor os anúncios pagos, o Facebook ADS (ferramenta de campanhas pagas do Facebook) permite que você calcule o custo por envolvimento, origem do tráfego de seus clientes, dados demográficos e geográficos dos mesmos.

Além disso, também é possível mensurar as visualizações da página, o horário em que seus clientes estão mais ativos, as publicações mais relevantes etc.

Com essa segmentação, o seu anúncio tem grandes chances de aparecer para alguém que tenha interesse em assuntos relacionados ao seu negócio, mas não necessariamente esteja procurando por isso naquele momento.

Isso faz com que essa pessoa conheça a sua marca e caso ela dê abertura, você possa prepará-la até o momento em que esteja disposta a realizar a compra.

Não existe uma receita de bolo para conteúdo em rede social, mas algumas dicas são importantes:

  • Seja rápido para responder os usuários;
  • Não fale no imperativo (com exceção de campanhas promocionais);
  • Evite falar em terceira pessoa;
  • Seja dinâmico, mas não cometa erros de português;
  • Abuse da boa educação.

3. Faça inbound marketing

Descobrir em qual etapa o seu potencial comprador está é uma das funções do inbound marketing, uma ótima estratégia para quem procura por formas de como captar clientes.

A prática é inovadora e consiste em atrair as pessoas, torná-las interessadas nos seus produtos e serviços, ajudá-las com as suas necessidades e prepará-las para a compra.

A metodologia do inbound é baseada nas seguintes etapas: atrair; converter; fechar; fidelizar.

Na etapa da atração você pode utilizar os conteúdos, redes sociais, vídeos e eventos on-line.

Já na conversão, a ferramenta mais importante é a landing page (página de entrada e destino), que tem como função converter o visitante em um potencial cliente.

Isso é feito por meio do preenchimento de um formulário com informações sobre o seu perfil em troca de algum material de valor para o lead (potencial cliente).

Na terceira etapa, a do fechamento, você pode utilizar o e-mail marketing para disparar uma campanha de e-mails segmentados para o seu potencial cliente saber mais sobre a sua indústria, e assim fechar a compra.

Na quarta e última etapa, a fidelização é construída por meio de interações pós venda e pesquisa de satisfação.

Vale lembrar que dentro do inbound existem várias estratégias que auxiliam essa metodologia e ajudam sua indústria a elaborar um bom planejamento.

Dentre as formas de como captar clientes, uma das mais importantes e com maior resultado é o marketing de conteúdo, como veremos a seguir!

4. Invista em marketing de conteúdo

Uma das principais formas de atrair novos clientes para o site da sua indústria é a geração de conteúdo.

Basicamente, tratam-se de ações de marketing digital em que você cria e distribui conteúdo com o objetivo de engajar um público definido e interessado em seu negócio.

Porém, para isso é necessário criar conteúdos de alta relevância, agregando algo ao leitor, ajudando o seu possível cliente a solucionar um problema ou sanar uma dor.

Por isso, o seu conteúdo precisa ser assertivo e personalizado para o perfil do seu usuário, fazendo com que ele veja a sua marca como autoridade em seu segmento.

Também é importante lembrar que a criação de conteúdo é um trabalho a longo prazo e que depende de uma boa estratégia de SEO (otimização de sites) para que esses artigos sejam encontrados de forma mais fácil, ou seja, tenha maior visibilidade.

Outro ponto que precisa ser ressaltado na hora de saber como captar clientes é que as pessoas não querem mais ser interrompidas por algo que não as interessa.

Por isso, páginas de propagandas de sites tendem a ser cada vez mais rejeitadas.

Dentro desse contexto, o marketing de conteúdo vai contra essa interrupção, já que é direcionado apenas para quem realmente está interessado naquele determinado assunto.

Como fazer marketing de conteúdo

Alguns exemplos de ações que você pode fazer com marketing de conteúdo é a criação de canal no Youtube, páginas nas principais redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter).

Nessas plataformas, você deve falar sobre o produto/segmento, geração de conteúdos com dicas úteis e relevantes para o seu público e materiais ricos (webinars, e-books, infográficos e whitepapers).

Mas lembre-se de gerar conteúdo de maneira estratégica e otimizada para os mecanismos de busca.

Só assim é possível, além de entender como captar clientes, garantir que eles sejam qualificados para o segmento da sua empresa.

Para isso, você precisa saber para quem está desenvolvendo conteúdo, com qual frequência você vai produzir e postar e qual é o objetivo.

Além dessas ações, você pode acompanhar algumas dicas para fazer uma estratégia de marketing de conteúdo focada em maneiras de atrair clientes e aumentar as vendas da sua indústria.

Isso porque para saber como captar clientes, você precisa identificar as dificuldades do seu público-alvo e apresentar soluções para os seus problemas.

Entre as ações de marketing que você pode executar, se destacam:

  • Criar uma central de ajuda para eles;
  • Diversificar os formatos de conteúdo;
  • Criar e-books sobre postagens antigas;
  • Segmentar seu público-alvo;
  • Criar conteúdos institucionais;
  • Acompanhar as métricas de conversão;
  • Inserir botões das suas redes sociais nos seus conteúdos;
  • Apostar nos dispositivos móveis.

Estes são alguns dos pontos mais importantes para a elaboração das suas estratégias de marketing digital para saber como captar clientes.

Com o marketing de conteúdo, os seus potenciais clientes vêm até a sua marca com maiores chances de se engajar e dependendo do encantamento, ainda indicam o seu conteúdo para outras pessoas.

Isso faz com que você aumente ainda mais as formas de atrair novos clientes.

5. Como captar clientes com SEO

Um hábito que vem se tornando cada vez mais comum nos consumidores é a busca por informações sobre o produto ou serviço nos motores de busca (Google, Yahoo e Bing).

Portanto, para saber como captar clientes é fundamental que a sua empresa esteja entre os resultados de pesquisa, preferencialmente, nas primeiras posições.

Para fazer isso, além do conteúdo de qualidade, você precisa investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Essa técnica se trata da reunião de diversas ações de marketing digital que possuem como objetivo principal a otimização de um site, e como consequência, o posicionamento deste nos atuais buscadores.

Dessa forma, é possível alcançar diversos benefícios, como captar clientes e ter mais visibilidade.

Essa estratégia tem como base as palavras-chave, onde sempre que um potencial cliente pesquisar um determinado termo que contenha a palavra-chave, ele vai encontrar o conteúdo produzido por você nas primeiras posições.

Com isso, essa estratégia se torna uma das melhores formas de atrair novos clientes para o seu site.

Ao contrário dos links patrocinados já mencionados, o investimento em SEO traz retornos altos como bom posicionamento nas primeiras páginas da busca orgânica e você não paga pelo clique que o seu site recebe e nem pela posição.

6. Utilize o e-mail marketing

Uma das melhores ferramentas para educar e se comunicar de forma direta com seus potenciais clientes é por meio do e-mail marketing.

Trata-se do envio de e-mails para uma lista de potenciais clientes que foram devidamente segmentados e autorizaram o envio.

Isso porque eles se interessaram pelos seus conteúdos, produtos ou serviços e deixaram seus e-mails.

Além disso, o e-mail marketing possui diversas métricas que podem ser analisadas, como por exemplo, taxa de abertura, de entrada e de conversão.

Dentro do marketing digital, essa é uma das melhores ferramentas, pois permite mensurar quase tudo e, assim, redefinir padrões para suas campanhas.

Mas, para iniciar uma campanha de e-mail marketing, é necessário que você tenha o seu objetivo muito bem definido e o conhecimento do público-alvo que quer alcançar.

Por isso, é importante que você tome alguns cuidados para elaborar a melhor estratégia de e-mail marketing.

7. Dica de ouro para entender como captar clientes

Depois de te apresentar as principais ideias de marketing para atrair clientes, decidimos oferecer uma dica bônus: mensure absolutamente tudo!

Para facilitar a compreensão disso vale a comparação entre um Outdoor e um e-mail marketing.

Quando uma empresa opta por colocar um outdoor sobre seu produto, existe uma única certeza: ele será visto por MUITAS pessoas!

Mas qual o perfil dessas pessoas? Quantas delas comprou seu produto por causa desta propaganda? Qual o retorno que esse tipo de marketing recebeu?

Pois bem, essas perguntas são impossíveis de responder.

Agora, analisemos o e-mail marketing, uma das principais formas de atrair novos clientes.

A partir do lançamento da campanha é possível conhecer o número de pessoas que abriu o e-mail, quantas delas clicaram no link enviado, onde elas estiveram em seu processo de compras e quantas delas efetivamente converteram dentro da sua estratégia.

A partir desta análise fica fácil perceber como a mensuração é importante.

Isso porque uma vez colocado um outdoor, não é possível efetuar trocas sem que existam custos exorbitantes.

Já no marketing digital, é possível realizar de pequenas a grandes mudanças sem que existam estes custos todos.

Bem, se a sua empresa está em busca de maneiras de conquistar clientes, buscar novas oportunidades ou até fidelizar os atuais, esta pode ser a melhor saída.

Entretanto, o marketing digital possui diversas ferramentas diferentes que atendem a necessidades distintas, por isso analise muito bem a sua estratégia.

Avalie as melhores opções, valide-as através de testes, tenha paciência e prepare-se para alcançar grandes objetivos!