Aumentar vendas B2B é um processo que exige planejamento e atenção por parte dos empreendedores. Afinal, em uma empresa, esse processo de vendas é importante, pois são os clientes corporativos.
Todas as negociações que acontecem entre um cliente e uma empresa possuem suas próprias particularidades. Portanto, todos os mínimos detalhes devem ser considerados no processo de vendas, principalmente para construir uma narrativa estratégica e eficaz.
Existem várias tendências para aumentar vendas B2B, mas todas elas devem ser bem elaboradas. Afinal, com a pandemia, as pessoas mudaram o seu comportamento, proporcionando ótimas oportunidades para as empresas. Veja, a seguir, mais informações.
Dicas de como aumentar vendas B2B
Antes da pandemia, muitos empreendedores perceberam a necessidade de criar site, principalmente para se destacar no mercado. Porém, neste cenário, as pessoas mudaram seu comportamento.
Essa mudança de comportamento proporcionou várias oportunidades para os empreendedores, principalmente aqueles que apostaram na tecnologia. Hoje 57% das empresas brasileiras aumentaram seus investimentos em tecnologia, por exemplo.
Além disso, cerca de 77% dos vendedores B2B acreditam que a inteligência é fundamental para que qualquer venda seja feita. E 68% dos profissionais consideram a interação nas redes sociais essencial para que novas conversões aconteçam.
1. Colete informações sobre a empresa
Uma das principais dicas para aumentar vendas B2B é coletar o máximo de informações possível sobre a empresa que pretende fechar negócio. Ou seja, busque dados importantes sobre o futuro cliente.
É importante se informar sobre o tamanho da empresa, assim como a sua localização e os tipos de serviços e produtos comercializados. Ou seja, colete o máximo de informações possível, desde que sejam relevantes para fechar o acordo.
2. Crie metas realistas
Para aumentar vendas B2B um dos procedimentos mais importantes é criar metas realistas. Afinal, dependendo de como essa definição for feita, a motivação de todo o time será afetada.
Na maioria das vezes, metas impossíveis de alcançar diminuem a produtividade da equipe ao invés de aumentar. Então, para definir metas realistas e alcançáveis, o primeiro passo é conhecer sobre o funil de vendas e conhecer o ticket médio.
Ou seja, responda honestamente às seguintes questões: quanto tempo leva para fechar um acordo com seus clientes? Qual a taxa de oportunidades que se tornam conversões definitivas?
Ao responder essas questões, é possível se basear nas experiências anteriores e criar metas realistas. Dessa forma, além de atingir bons resultados, o engajamento da equipe se mantém firme.
3. Busque cada vez mais conhecimento
O aprendizado é essencial para aumentar vendas B2B, garantindo destaque para o vendedor dentro do mercado. Além disso, como o mercado de vendas B2B é competitivo, muitos podem roubar seus clientes com o conhecimento necessário.
Portanto, quanto mais você conhecer sobre o mercado, o cliente e o mercado que o cliente está inserido, maiores são as chances dele manter o acordo. Isso significa que procurar por conhecimento constantemente é fundamental para quem enfrenta esse cenário.
4. Mantenha contato pelo telefone
Mesmo que as mídias sociais tenham ganhado destaque entre os consumidores e empresas nos últimos anos, isso não significa que deixar de lado o telefone é a melhor escolha.
Afinal, caso tenha interesse em aumentar vendas B2B, o telefone ainda é uma excelente ferramenta para fechar novos acordos. Todos os vendedores sabem que, quanto maior for o contato, maiores são as chances de conseguir reuniões para apresentar seus projetos.
O contato que acontece via e-mail, por exemplo, é considerado “frio” e, na maioria das vezes, é visto como SPAM. O mesmo acontece com outras mídias sociais. Para aumentar vendas B2B, é fundamental deixar de lado essas ferramentas e apostar nos telefonemas.
5. Conheça a concorrência e a realidade do mercado
Provavelmente existem empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que a sua. Portanto, para alcançar cada dia mais clientes, é importante conhecer a sua concorrência e apostar em estratégias para se destacar.
É importante verificar quais são os produtos que ela oferece, assim como os preços e as vantagens que elas possuem e são acima das suas. Também é essencial estudar o momento atual do mercado, principalmente para apostar nas melhores soluções.
6. Utilize a tecnologia a seu favor
Para aumentar vendas B2B, é fundamental utilizar a tecnologia a seu favor. Através do software CRM, as empresas conseguem otimizar e melhorar os dados, tendo um maior controle sobre a evolução do funil de vendas.
Além disso, existe uma série de ferramentas que aumentam o alcance de uma empresa no mercado, atraindo e retendo mais clientes. Isso proporciona uma experiência ainda melhor e memorável.
Vale ressaltar que a tecnologia é importante em todas as etapas, seja para entrar em contato com o lead ou fazer a qualificação do mesmo. Isso facilita e otimiza ainda mais a conversão que existe entre a empresa e o cliente, convertendo e retendo os mesmos.