Saber como atrair clientes é um objetivo de quase todo gestor, pois é a principal forma de fazer uma empresa crescer no mercado. Para te ajudar nesta jornada, separamos 5 dicas simples que farão você prospectar os melhores consumidores!
Como diz a palestrante, consultora e escritora, Martha Gabriel, a melhor forma de como atrair clientes é buscar ser encontrado por eles.
Por isso, fomos em busca de 5 formas baratas de prospecção de clientes para o seu negócio para que você saiba como vender mais.
Atualmente, é possível afirmar que mais da metade da população brasileira tem acesso à Internet.
Além disso, inúmeras pessoas a utilizam para fazer pesquisas de diversos gêneros, como de compra, por exemplo.
Sabendo disso, é fundamental investir em divulgação on-line, fazendo com que a sua empresa seja encontrada mais facilmente por seus potenciais clientes.
Essa é uma das principais formas de como captar clientes atualmente.
Mas para investir de forma correta e não perder tempo ou dinheiro, é fundamental estruturar uma estratégia de marketing digital eficaz.
Visando te auxiliar na busca por formas baratas de atração de clientes, criamos esse conteúdo que lhe fornecerá meios de alavancar seu negócio e fazer com que ele esteja preparado para a concorrência que cresce a cada dia.
Confira os assuntos abordados:
- Conheça seu público-alvo
- Não deixe de lado um bom atendimento
- Invista em ferramentas mensuráveis e com bom custo-benefício
- As redes sociais são o gatilho do sucesso
- Marketplace: uma das principais formas de como atrair clientes
- Saiba onde investir e garanta o sucesso da sua empresa
Conheça seu público-alvo
As pessoas estão ficando cada vez mais críticas no momento de compra, por isso estudam antes o produto ou serviço que querem adquirir.
Além disso, elas fazem pesquisas de compra, conversam entre si para ter mais informações pertinentes e analisam muito bem o custo-benefício que o produto/serviço trará.
Mas isso é um conhecimento geral, pois para garantir que sua estratégia seja baseada na realidade do seu negócio e ofereça bons resultados, é necessário ter total ciência de quem é o seu público-alvo:
Como ele se comporta e como encontrá-lo, ou melhor, como ele faz para te encontrar.
Para você entender quem é seu público-alvo e saber como atrair clientes, vale fazer perguntas como:
- Qual sua faixa etária?
- Qual sua renda mensal?
- Qual sua ocupação?
- Quais são seus desejos?
Porém, busque fazer perguntas específicas para o seu setor.
Isso já te ajudará a saber para quem você está vendendo e com quem está falando:
Se é com um engenheiro, estudante de engenharia, ajudante de pedreiro ou o investidor/dono da indústria, por exemplo.
Esta pesquisa pode ser feita por meio de formulários e e-mails que você envia para o seu cliente.
Saber quem é seu público-alvo é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Isso porque quando se sabe com quem está falando é possível criar diálogo entre cliente e empresa.
Isso pode resultar na fidelização de seus clientes, o que além de ser uma das formas baratas de como atrair clientes também é a melhor maneira para se manter um cliente.
Não deixe de lado um bom atendimento
Imagine que você foi à um restaurante em um feriado comercial, a fila está grande e, por isso, o tempo de espera será longo.
O que você prefere?
Esperar em pé, na porta de entrada com pessoas circulando, com fome e sem ninguém dar um parecer da situação, ou então ter um lugar para aguardar sentado, talvez até comendo algum petisco.
Provavelmente você optará pela segunda forma de atendimento, afinal, por mais que haja demora ou qualquer problema com o local, você saberá que foi bem atendido e os funcionários do local se preocuparam com seu bem estar.
A partir deste episódio, você já terá criado uma memória agradável sobre o estabelecimento, fazendo com que você volte outras vezes e ainda indique o serviço ou produto para conhecidos.
Baseando-se nesse exemplo que se deve realizar um atendimento.
Quando você investe em profissionais dispostos a oferecer bom atendimento ao cliente, a probabilidade de fidelizá-lo é enorme.
Afinal, desta forma você passa a estreitar o laço entre empresa e consumidor, fazendo com que ele veja seu negócio como parceiro.
Imagine, por exemplo, no ramo industrial a seguinte situação: um cliente busca um banheiro para canteiro de obras, porém, por conta de um atendimento ruim que foi prestado a ele, decidiu trocar de fornecedor.
Nessa busca por um novo parceiro, ele resolveu escolher um concorrente, pois este ofereceu um bom custo-benefício, produto de qualidade e ainda por cima o fez sentir-se realizado com o atendimento que teve. Pronto, um novo cliente foi fidelizado.
Por isso, Invista em treinamentos, testes, seja seletivo no momento da contratação e faça constantemente uma análise da satisfação de seus colaboradores.
Afinal, isso também influencia na forma como ele irá tratar o cliente.
Trace um objetivo de marketing e busque sempre formas de satisfazer o consumidor de forma plena.
Invista em ferramentas mensuráveis e com bom custo-benefício
Saber exatamente o que seu cliente procura torna-se extremamente difícil se você não tem como mensurar resultados.
Porém, hoje já contamos com um instrumento indispensável para quem quer saber como atrair clientes: a internet!
Com o avanço tecnológico que cresce a cada dia, hoje encontramos ferramentas on-line que nos ajudam, oferecendo dados importantíssimos capazes de realizar a metrificação de quase tudo.
A internet é uma das melhores ferramentas prospecção de novos clientes, já que com ela é possível divulgar, estudar, buscar por inovações e metrificar.
Esse é um excelente caminho para quem deseja encontrar formas baratas de como atrair clientes.
Marketing Digital
Uma das vantagens oferecidas pela internet são as ferramentas de Marketing Digital.
Elas nos ajudam a mensurar dados, falar com clientes, estabelecer metas, estudar os passos que os usuários dão on-line e assim por diante.
Investir no Marketing Digital é, sem dúvidas, uma das formas econômicas de como atrair clientes, pois ele permite às empresas terem contato com pessoas de qualquer lugar.
Isso faz com que o limite territorial seja vencido, permitindo a você expandir o negócio e divulgar informações.
Sendo assim, trace uma meta de Marketing Digital, invista em pessoas que foquem no atendimento on-line de forma rápida, simples, eficaz e personalizada.
Além disso, metrifique seus resultados e acompanhe os avanços dados pela sua empresa.
SEO
O SEO se resume em um conjunto de otimizações para os motores de busca (Google, Bing e Yahoo), sendo uma estratégia incrível, além de ser uma das formas mais baratas de como atrair clientes.
Por isso, vale investir em uma pessoa que fique responsável por estudar, analisar e desenvolver as táticas de SEO para a sua empresa.
Um dos primeiros pontos a serem levados em consideração é o estudo de palavras-chave.
As palavras-chave são os termos usados pelos usuários para fazer pesquisa nos mecanismos de busca, ou seja, é a forma como o seu cliente vai te achar.
Busque por palavras-chave específicas para o seu negócio, como por exemplo “preço de container para obra”.
Isso porque essa palavra contém o produto específico que você deseja vender, e a intenção de compra“preço”.
Isso faz com que as pessoas que busquem por tal palavra estejam de fato querendo comprar, e não apenas curiosos.
Além disso, por meio de um estudo de palavras-chave mais específico é possível melhorar o tráfego do seu site.
Isso leva até você pessoas que realmente estão no momento de compra, sendo essa uma das melhores maneiras de como atrair clientes.
As redes sociais são o gatilho do sucesso
As redes sociais são formas baratas de como atrair clientes para o seu negócio de maneira eficaz.
Isso se deve, principalmente, a grande quantidade de usuários disponíveis nessas redes. Entre eles é muito provável que o seu público-alvo esteja lá.
Outra vantagem das redes sociais são suas diversas ferramentas que auxiliam na divulgação, como:
Monitoramento social, pesquisa social, publicação de conteúdo e relatório avaliativo, constando quais pontos devem ser melhorados e quais devem ser mantidos.
Essas ferramentas auxiliam na hora de realizar as divulgações, tornando as ações mais assertivas e capazes de trazer maiores resultados.
Ao investir em mídias sociais, estude em quais redes está o seu público-alvo, qual é a forma ideal de se comunicar com ele e faça um planejamento de publicações.
Siga fielmente essa estratégia, afinal a periodicidade é um fator muito importante para o posicionamento do seu conteúdo, assim como da credibilidade passada por ele.
Isso mostra ao consumidor que você está ativo e alinhado ao mercado de forma atual e não ultrapassada.
Marketplace: uma das principais formas de como atrair clientes
Sabe o motivo dos marketplaces serem uma das formas mais baratas de como atrair clientes?
Eles são rápidos, dinâmicos, te colocam em contato com inúmeros clientes e oferecem um mundo inteiro de oportunidade de negócios!
As maiores vantagens de se contratar um marketplace são facilidade e praticidade.
Afinal, ao contratar um marketplace, você contrata também as mais diversas ações de marketing.
Isso pode fazer você se tornar referência na prospecção de clientes qualificados.
Saiba onde investir e garanta o sucesso da sua empresa
Quando você se planeja e estuda cada passo antes de executá-los, a probabilidade de sucesso do seu negócio é maior.
Portanto, realize um planejamento assertivo e utilize a internet como seu aliado para encontrar formas baratas de como atrair clientes.
Dentro disso, os marketplaces podem se tornar a melhor opção para quem deseja vender on-line, mas não possui uma equipe qualificada para isso.
Isso porque ao contratar uma plataforma de marketplace, você também irá contratar uma equipe qualificada para realizar a divulgação, metrificação e ações de melhoria para o seu projeto.
Não perca tempo e dinheiro com ações que não te trarão retorno, não há tempo de errar!
Por isso se organize, e escolha a solução mais prática para o seu negócio.
E se quiser crescer anda mais, leia nosso texto sobre como vender mais!