Como aproveitar as compras nas maiores varejistas no segundo trimestre de 2023?

O primeiro trimestre registrou uma baixa nas compras do varejo pós-festas. Com isso, novas promoções surgem ao longo do ano e podem ser aproveitadas a qualquer momento.

O ano de 2023 começou com esperança. Um novo governo, novas técnicas econômicas e a redução dos casos de COVID-19 geraram expectativas de maior consumo em mercados de varejo, o que não aconteceu no primeiro semestre do ano, em que houve uma tendência de diminuição na compra de varejistas.

Apesar da queda, com as datas comemorativas do segundo trimestre do ano, como Dia das Mães e festas juninas, a tendência é aumentar o número de compras durante esse período do ano. É comum promoções e ofertas serem lançadas nessas datas sazonais, além de cupons de desconto que são aproveitados pelos consumidores virtuais, como, por exemplo, o cupom Casas Bahia, Americanas e Amazon.

Porém, nem sempre é fácil acompanhar algumas promoções momentâneas das lojas. Com a rotina de trabalho e afazeres da casa, acompanhar notícias e produtos em promoções se torna um desafio. Por isso, separamos algumas dicas para você ficar atento a possíveis promoções-relâmpago e ofertas exclusivas.

Grupos de WhatsApp e Telegram

Um dos principais meios como as pessoas acompanham promoções é por aplicativos de mensagens. Você pode acompanhar ofertas e promoções em tempo real de variados produtos, como utensílios domésticos, eletrônicos, eletrodomésticos, livros, brinquedos, entre outros.

Geralmente, esses grupos são administrados por afiliados dessas lojas que ganham uma pequena porcentagem ao comprar pelo link disponibilizado por eles, mesmo a compra sendo realizada pelo site oficial do varejista. Em casos de eletrônicos, geralmente fazem uma curadoria de produtos a fim de evitar produtos falsos, vendidos por aplicativos internacionais. 

Lembrando que você não deve negociar com o administrador do grupo, pois o pagamento e o envio são feitos pela loja oficial, como Casas Bahia, Amazon, entre outros.

Sites de cupons

Outro meio de conseguir comprar produtos por um preço mais acessível são os sites de cupom de desconto. Você pode conseguir cupons gratuitamente, a fim de ter um desconto aplicando na loja oficial. É preciso se atentar quanto às regras do cupom, pois alguns são limitados a uma categoria específica ou à primeira compra. Logo, se o cupom estiver fora da data de validade ou não cumprir os requisitos, ele será considerado invalido.

Cashbacks

Um dos meios preferidos dos internautas de economizar é por cashback, onde você recebe parte do dinheiro de volta. Há várias maneiras de conseguir isso, tais como:

  • Sites de cupons;
  • Cartão de crédito;
  • Bancos digitais;
  • Carteiras digitais;
  • Aplicativos oficiais da loja.

Algumas lojas, bancos e sites disponibilizam parte do dinheiro de volta em produtos específicos. As formas de recebimento ficam a critério da loja: pode ser um cupom em uma próxima compra ou, em outros casos, você pode transferir para sua conta-corrente, pagar contas residenciais ou sacar o dinheiro. Atente-se às condições e formas de pagamento que a loja fornece para que tudo fique explicado.

Adiantamento de parcelas

O cartão de crédito é a principal forma de dívida no Brasil atualmente. No entanto, ele pode funcionar a seu favor com um bom planejamento financeiro. Você pode parcelar compras desde as pequenas até as grandes e adiantar as parcelas se já tiver o dinheiro, por exemplo. Esse adiantamento gera desconto no valor total, podendo economizar para outra compra.

Além disso, utilizar o cartão de crédito aumenta seu score de crédito, facilitando a compra de imóveis, automóveis e outros bens de alto valor. Porém, é necessário cautela e controle com o cartão de crédito para não gerar dívidas.

Black Friday

De origem americana, a Black Friday é uma das principais datas do varejo, que tem como objetivo o lucro. Porém para aproveitar essa importante época do varejo, é importante checar a veracidade das promoções para não cair em golpes de lojas desleais. Feito isso, basta você se programar financeiramente para comprar aquele item que ficou o ano todinho na sua lista de compras.