O cálculo Markup é um caminho excelente para quem deseja precificar os seus produtos e serviços. Acompanhe o conteúdo e veja os efeitos positivos que essa estimativa tem para o seu negócio e como colocar esse cálculo em prática.
Você sabe qual preço a sua empresa deve cobrar por um produto ou serviço? Essa pergunta pode parecer simples de responder, mas será que o valor definido cobre todos os custos que o seu negócio investiu e ainda traz lucros?
Se não houve uma resposta assertiva para esses questionamentos é porque alguns pontos sobre seu empreendimento ainda não estão claros. A nossa sugestão é que você entenda o que é o cálculo Markup e os benefícios que ele traz para identificar qual o preço justo para o seu trabalho.
Dessa forma, é possível obter o preço da venda que inclua despesas fixas, variáveis e de produção. A partir daí a sua empresa se torna capaz de cobrar a quantia justa por seus esforços.
Sendo assim, não deixe de acompanhar este conteúdo para conhecer a fórmula Markup, que é simples e te capacita a entender melhor os lucros da sua indústria. Confira!
- O que é cálculo Markup?
- Conhecendo a fórmula Markup
- Os objetivos e benefícios do cálculo Markup
- Aprendeu tudo sobre o cálculo Markup? Então chegou o momento de precificar os seus produtos e serviços!
O que é cálculo Markup?
O Markup é um cálculo utilizado para definir o preço a ser cobrado de um produto ou serviço, levando em consideração os gastos que a empresa teve. O cálculo é feito com uma fórmula que ajuda a empresa a chegar até o custo ideal de um item.
Esse recurso é muito popular dentro do universo da economia e saber como fazer o cálculo corretamente pode trazer muitos benefícios para a sua indústria.
Isso porque, ele representa um índice capaz de calcular preços das vendas e assim cobrir todos os investimentos e despesas. Isto é, esse índice permite a precificação de toda a mercadoria de forma precisa.
Para isso, é preciso realizar uma conta levando em consideração a diferença entre o preço de venda e o custo unitário de um bem ou serviço, dividido pelo mesmo custo e algumas variáveis de produção.
Os resultados oferecem um panorama sobre a geração dos lucros, sejam eles fixos ou variáveis. Dessa forma, o seu negócio passa a ter uma visão 360º de todos os gastos e otimizar sua capacidade de direcionamento de esforços e recursos na forma mais eficiente de produção.
Ou seja, é partindo do cálculo Markup que se pode analisar se os resultados foram realmente alcançados. Isso porque, a base da fórmula de Markup está nos gastos de produção e aquisição de uma mercadoria ou de um serviço.
Conhecendo a fórmula Markup
Antes de conhecer a fórmula Markup precisamos fazer uma pausa para entender as variáveis presentes nesse cálculo. Confira:
- Despesas fixas: no geral, as despesas fixas significam os gastos que a sua indústria tem para se manter operante. Aqui, podemos citar como exemplos: salários dos colaboradores, contas de água, luz e internet, aluguel, entre outras contas administrativas;
- Despesas variáveis: as despesas variáveis são aquelas que surgem de acordo com a produção dos seus produtos e as vendas dos mesmos. Assim, podemos dizer que as elas são: impostos sobre as vendas e as comissões de cada vendedor;
- Margem de lucro: a margem de lucro tem a ver com o valor que você conseguirá tirar com a venda do produto e do serviço. Independentemente de qual mercadoria for, a sua indústria pode adotar uma margem igual para todos, sempre se lembrando de relacioná-la ao objetivo da marca.
Essas três variáveis presentes no Markup são vistas em percentuais. Portanto, as suas despesas fixas podem ser apresentadas em 15%, enquanto as despesas variáveis podem chegar a 20% e a margem de lucro pode ficar nos 10%, por exemplo.
Com esses dados em mãos, é a hora de encaixar os números seguinte fórmula:
Os objetivos e benefícios do cálculo Markup
Encontrar o custo ideal para os produtos ou serviços da sua empresa é fundamental para se manter competitivo no mercado cobrando um preço justo pelos seus esforços. Para isso, é necessário entender as despesas e definir a margem de lucro esperada sobre uma venda.
É nesse cenário que o cálculo Markup se apresenta e se faz tão importante. Afinal, um item não pode ter um preço baixo para não prejudicar a empresa nem muito alto para que o público-alvo não pague por ele.
Além disso, esse índice possui inúmeras vantagens quando aplicada de forma eficiente, confira:
Ajuda identificar o posicionamento da marca
A definição de preço e valor é muito diferente. Quando falamos de preço, queremos dizer o quanto, em termos de dinheiro, aquele produto custa.
Já o valor, se refere ao que aquele item proporciona ao cliente e não é estimado em dinheiro e sim em qualidade e prestígio da marca.
O cálculo Markup é um recurso fundamental para encontrar o preço certo, no entanto ele também auxilia a empresa a entender o posicionamento da marca em termos de valor.
Marcas de luxo como Rolex, Louis Vuitton e Gucci são conhecidas pelos seus altos preços e ainda sim conquistam grandes números de vendas.
Esse sucesso está ligado ao valor que essas marcas atrelam aos seus itens, em cada peça vendida não está somente o produto e sim o peso da organização. Em casos como esse, o preço final também leva em consideração a percepção que a sociedade possui sobre ela.
No entanto, nem todas as organizações se encaixam nesse cenário e por isso que o Markup se faz tão necessário. Isso porque, esse índice ajuda a determinar preços competitivos no mercado de uma forma justa para a empresa e seus consumidores.
Preserva o equilíbrio do negócio
Para chegar ao preço ideal, o cálculo Markup leva em consideração questões operacionais da confecção de um produto ou realização de um serviço, como despesas fixas e variáveis.
Dessa forma, é possível definir um custo equilibrado para que a empresa pague pela produção e lucre com seu trabalho.
Além disso, esse cálculo inclui a margem de lucro esperada, com isso o seu empreendimento traça valores justos para se manter operando com assertividade e de forma competitiva com o mercado.
Influencia o consumidor
Como já vimos anteriormente no artigo, preço e valor são coisas diferentes e afetam o consumidor também de formas distintas. Isso quer dizer que, para o cliente muitas vezes pagar menos pode ser um mau negócio, se levar em consideração a qualidade e experiência que uma empresa proporciona.
Valores muito baixos podem mostrar ao consumidor que aquele produto ou serviço possuem uma baixa qualidade. Além disso, tornou-se um hábito de consumo comum investir mais para comprar menos a longo prazo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Zoom, 92% dos consumidores desconfiam de produtos com preços muito abaixo do visto no mercado. Por esse motivo, é essencial entender todos os custos do trabalho realizado pela sua empresa e encontrar o valor da marca.
Impacta as vendas
Os preços variam por vários motivos, sejam vendas sazonais, mudanças de matérias-primas ou até mesmo grandes eventos globais. Isso significa que a empresa deve se atentar a essas oscilações e principalmente ser transparente com seus consumidores sobre elas.
O cálculo Markup tem uma grande participação nesses cenários, isso porque, por meio da análise de custo, margem de lucro e competitividade no mercado, é possível chegar a um preço justo e que faça sentido aos consumidores e a organização como um todo.
Mais flexibilidade com os stakeholders
Os stakeholders fazem parte dos processos de toda a organização e são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dela. Sendo assim, é imprescindível desenvolver um bom relacionamento com eles.
Para isso, é preciso ter segurança acerca dos preços que a empresa cobra por seus produtos ou serviços, com isso as negociações seguem de forma mais assertiva para os dois lados.
Aprendeu tudo sobre o cálculo Markup? Então chegou o momento de precificar os seus produtos e serviços!
O cálculo Markup é um índice utilizado para compreender os custos de produção, despesas variáveis e margem de lucro de uma empresa para que ela entenda qual o preço ideal para seus produtos ou prestação de serviços.
Por meio da fórmula 100/(100 – [DF + DV + ML]) a empresa pode entender quais são suas demandas de produção e quanto deseja lucrar. Tudo isso de uma forma justa e que faça sentido para o consumidor e de forma competitiva com o mercado que está inserido.
Além disso, a fórmula Markup serve como guia para que a organização realize seus investimentos de forma rentável e saiba onde deve concentrar seus esforços. Esses insights valiosos são fundamentais para o crescimento e sucesso de qualquer marca.
Por isso, não deixe de utilizar esse indicador no seu negócio e comece a perceber os lucros e gastos do seu trabalho.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria!