Cadeia de suprimentos: o que é e qual a importância para o negócio?

A cadeia de suprimentos – ou supply chain – é determinante para o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Em um mercado tão competitivo como o nosso, saber como realizá-la é o mesmo que conquistar a preferência do consumidor.

SEM TEMPO PARA LER? BAIXE AGORA O PDF GRATUITO
 

A importância da cadeia de suprimentos para o negócio é imensa, pois tem como conceito logística reversa da qual se baseia em um processo que vai da fabricação de um produto até o momento em que o mesmo é entregue para o consumidor final. 

Desse modo, a supply chain pode ser considerada uma rede que interliga empresas, a fim de garantir a total satisfação dos clientes, aumentando o número de vendas de produtos e serviços. 

Por isso, é fundamental que você tenha bem claro na sua cabeça a logística reversa conceito, para executar a cadeia de suprimentos de forma adequada e alavancar de vez o seu sucesso. 

Quer descobrir como praticá-la? Então não perca este conteúdo! 

 

Entenda o que é cadeia de suprimentos

Para começar, vamos à pergunta fundamental: o que é cadeia de suprimentos? 

Aqui no Brasil ela também é conhecida pelo termo em inglês supply chain que, por sua vez, pode ser traduzida como um sistema para transportar produtos e serviços dos fornecedores até os clientes finais. 

Tal gerenciamento requer muito entendimento do transportador, que em muitos momentos pode entender essa rede como um simples método para organizar o que será previamente processado. 

Isso porque há sempre o risco de se deparar com imprevistos, como a mudança no hábito dos consumidores ou alterações do clima e das estradas. 

Não à toa, quando essas eventualidades aparecem, é muito provável que o país pare por completo, já que a supply chain é responsável pelo transporte de comida, carros, materiais de construção etc. 

Mas logística reversa não é a mesma coisa?

Pessoas fazendo anotações em folhas e notebook sobre cadeia de suprimentos.

Engana-se quem pensa que supply chain é a mesma coisa que o conceito logística reversa. 

A diferença dessas atividades está justamente nos pontos em que cada uma atua: enquanto a cadeia de suprimentos se encarrega pelos métodos operacionais ligados aos produtos, a logística reversa trabalha para movimentar os materiais até o cliente. 

Mesmo que existam divergências entre esses conceitos, ambos se interligam para realizar um atendimento excepcional para o consumidor final, uma vez que fazem o gerenciamento de um produto até a chegada dele ao mercado. 

E agora que você já sabe logística reversa o que é e como ela se diferencia da supply chain, chegou o momento de conhecer a importância deste último conceito. 

 

Veja qual a importância das cadeias de suprimentos

Quando você tem o logística reversa conceito bem claro, fica mais simples explicar a importância da supply chain para a sua indústria.

Como falamos no tópico acima, ela toma conta de todo o processo e fluxo do seu negócio, desde a produção de bens e serviços até as finanças e entregas ao cliente final. 

Além disso, saber a importância das cadeias de suprimentos: 

Permite uma produção otimizada 

Para que toda a sua produção seja otimizada, é necessário manter a supply chain bem organizada. 

Por isso, para alcançar os resultados desejados, o gestor precisa ter total controle de todos os processos da indústria, sejam eles internos ou externos. 

No final, você perceberá que o cliente terá uma experiência além dos padrões de qualidade, tendo em mãos um produto e serviço excelentes. 

Auxilia na redução de custos operacionais

Um dos principais objetivos de qualquer empreendedor é a redução de custos operacionais, que é bastante desafiador para entender o conceito logística reversa

Isso porque todo corte de gastos feito não pode alterar em nada a eficiência do trabalho da empresa.

Portanto, ter em mente o conceito de supply chain ajuda na hora de ganhar a visibilidade necessária.

Desse modo, a empresa consegue executar todo o transporte com eficiência, realizando todas as expectativas dos consumidores. 

Reduz o tempo do processo

Toda empresa que sabe logística reversa o que é e entende a diferença entre ela e a supply chain, reconhece que entregas fora do prazo podem acabar com a sua reputação. 

Afinal, como já dissemos, o hábito dos consumidores mudou, e eles prezam muito pela qualidade do serviço prestado quanto pela rapidez do procedimento como um todo. 

Sendo assim, você não pode deixar a cadeia de suprimentos para depois! 

Caso contrário, o nível de complexidade pode aumentar e a velocidade de um processo, reduzir. 

Promove a inovação empresarial 

Um gestor que sabe de cabo a rabo como funciona a supply chain de sua indústria é capaz de avaliar com precisão todas as etapas de uma produção. 

Isso possibilita ter outros olhos para transformar o negócio em uma grande ferramenta de aquisição de clientes. 

A partir do momento em que tudo é acompanhado de perto, é possível ver o que precisa ser melhorado, passando por outros processos de inovação. 

Afinal, para quem deseja sobreviver dentro do atual mercado competitivo, não basta apenas reconhecer a logística reversa o que é, mas sim como inovar para se manter rentável o tempo todo. 

 

Conheça 6 elementos básicos das cadeias de suprimentos

Já tem bem claro o conceito logística reversa na cabeça? Sabe a importância da supply chain para a sua indústria? 

Pois agora confira elementos básicos para estruturar uma cadeia de suprimentos: 

1 – Produção 

A produção tem relação com a necessidade e o desejo dos clientes, assim como com a demanda do mercado.

Aqui, é necessário levar em consideração: 

  • Quais produtos fabricar?
  • Quantos serviços devem ser terceirizados? 

Isso porque toda a demanda de produtos e serviços tem relação com a satisfação do cliente final. 

2 – Fornecedor 

Dois homens de ternos apertam as mãos.

O segundo elemento trata-se do local e como os bens e serviços serão produzidos, a fim também de encontrar os fornecedores que produzam de maneira econômica e eficiente. 

Tendo o fornecedor definido, é preciso prestar atenção na velocidade que os produtos serão entregues, bem como a qualidade do material que foi utilizado. 

3 – Estoque 

Toda indústria deve fazer o seguinte equilíbrio: 

  • Trabalhar com grande estoque; 
  • Trabalhar sem nenhum estoque. 

Isso porque quando se tem uma quantidade relevante de produtos dentro do estoque, os custos sobem para a empresa. 

Por outro lado, em vista de não ter nenhum produto em estoque, fica mais difícil atender toda a demanda que o mercado exige. 

4 – Localização 

Para que você se saia bem com o conceito logística reversa, é preciso implantar a sua fábrica em um local de alta demanda do mercado, com um maior índice de satisfação do cliente. 

Por isso, tente considerar os incentivos fiscais que o estado em questão pode oferecer à sua indústria. 

5 -Transporte

O logística reversa conceito se baseia também no custo de um produto. Em média, 30% do valor de um item é compreendido pelo transporte de cargas. 

Sendo assim, fazer a escolha do modal correto é extremamente necessário. 

6 – Informação 

Toda empresa que se preze e quer saber sobre supply chain e logística reversa o que é, deve utilizar todas as informações captadas para melhorar os processos para o cliente final. 

No entanto, é necessário ressaltar aqui que dados se diferenciam de informações. 

Isso porque os dados vêm da constituinte elementar, enquanto a informação vem de toda a estruturação e o processamento de dados. 

 

Aprenda como fazer a gestão da cadeia de suprimentos

Chegando a reta final deste conteúdo, quando você já sabe logística reserva o que é e para que serve a supply chain, é hora de fazer a gestão adequada dessa atividade. 

Por isso, é necessário:

  • Controlar muito bem todos os fornecedores, encontrando os melhores custos-benefícios, além de prezar pelo material de qualidade que chegará às mãos dos consumidores;
  • Fazer a padronização dos processos é uma garantia de conseguir compreender 100% a logística reversa conceito e fazer a supply chain adequadamente;
  • Otimizar a comunicação, a fim de resolver problemas de maneira ágil e fácil; 
  • Automatizar processo por meio de toda a tecnologia disponível é um diferencial de muitas indústrias. 

Com essa gestão, você passa não só a ser um craque em conhecer a logística reversa o que é, como também garante a total satisfação do cliente. 

 

Torne a cadeia de suprimentos essencial para a sua indústria!

Conforme visto ao longo deste conteúdo, fazer a gestão adequada da supply chain é a garantia se um negócio fará sucesso ou não. 

Isso porque, muito diferente do logística reverso conceito, a cadeia é uma necessidade para que empreendimentos consigam satisfazer realmente todos os seus clientes. 

Para tanto, o empresário precisa ficar sempre atento à importância da supply, bem como procurar conhecer melhor o conceito logística reversa. 

Automatize todos os processos e informações para a sua indústria se tornar a grande marca do mercado! 

5 comentários sobre “Cadeia de suprimentos: o que é e qual a importância para o negócio?

  1. Agora ficou mais claro, sobre as técnicas da cadeia de suprimentos. Os conteúdos que costumo ler não são tão diretos assim. Blog Muito bom!

  2. olá, Márcio! Estamos felizes que tenha gostado do texto. Muitas empesas investem em um gerente de supply chain, vale a pena analisar se isso vai facilitar a gestão do seu negócio.

Os comentários estão fechados.