O cadastro de clientes é uma forma para que você fidelize todos os compradores dos produtos ou serviços do seu negócio. Saiba a sua importância agora mesmo!
Você tem alguma noção de como realizar o cadastramento dos seus clientes? Ou melhor: você sabe o que isso significa para o seu negócio?
Em palavras bem curtas, o cadastro significa manter o controle a respeito do que essas pessoas consomem dentro da sua loja.
Apesar de parecer bem simples de ser feito, há muitos segredos por trás dele e, para conhecê-los, você não pode deixar de ler este conteúdo!
- Mas o que é cadastro de clientes?
- Por que fazer cadastro de clientes?
- Quais informações são necessárias para o cadastro de clientes?
- Como gerenciar os dados do cadastro de clientes?
- Reconhece a importância do cadastro dos seus clientes? Então coloque tudo o que aprender na prática!
Mas o que é cadastro de clientes?
O cadastro de cliente é considerado uma ferramenta de gestão da qual tem como principal objetivo fazer com que você entenda melhor o público-alvo da sua empresa.
Essa ficha de cadastro serve também para encontrar maneiras inovadoras de oferecer os produtos ou serviços da sua marca, ao mesmo tempo em que o custo de captação diminui.
Basicamente, a ferramenta funciona de modo a inserir e monitorar informações atualizadas dos compradores da sua empresa – sejam eles pessoas físicas ou jurídicas -, a fim de conhecer um pouco mais os seus comportamentos e interesses.
Graças a essa função, a ficha cadastro cliente ajuda você a vender mais, pois foca totalmente no relacionamento que você terá com cada prospect.
Não à-toa, hoje até existe uma função voltada exclusivamente para a gestão relacionamento com os clientes, chamada CRM, que significa Customer Relationship Management.
Com esses profissionais, ter a ficha de cadastro de clientes para imprimir se torna muito mais fácil, uma vez que estratégias são elaboradas para que a fidelização de cada comprador aconteça.
Afinal, você terá em mãos dados de pessoas que permitiram o recebimento de um e-mail de alguma campanha, o telefonema de algum vendedor atencioso, entre outras ofertas exclusivas da sua empresa.
Apesar de, às vezes, essas simples ações não cumprirem com o papel desejado, elas servem que para a sua marca se aproxime cada vez mais do consumidor.
Por que fazer cadastro de clientes?
Diversas empresas, principalmente as de micro e pequeno porte não dão muito valor em fazer a correta gestão da ficha de cadastro.
Isso porque, como o dia a dia é extremamente sufocante e com muitas tarefas a serem realizadas ao mesmo tempo, não é possível enxergar os benefícios que o cadastro de cliente traz para o negócio.
Para convencer você que realizar a manutenção frequente da ficha cadastro cliente é fundamental para a sua empresa, listamos quatro benefícios dessa ferramenta:
- Obter dados de cadastro de cliente: sempre que a venda de um produto ou serviço da sua empresa for realizada, é importante complementar a ficha de cadastro para imprimir com dados captados pelos seus colaboradores que, caso tenham sido treinados, conseguem novas informações de modo criativo para sempre entrar em contato com aquele indivíduo;
- Reconhecer as opções de compras dos consumidores: fazer o registro de todas as compras feitas pelos seus clientes é uma maneira de saber quais são os seus interesses e preferências. Em outras palavras, é a melhor forma de direcionar as campanhas certas para quem quer recebê-las, aumentando efetivamente a possibilidade de vendas;
- Ter feedback sobre produtos ou serviços: o terceiro benefício de saber como fazer cadastro de clientes é reconhecer o que os compradores acham dos produtos ou serviços da sua empresa. Isso porque o contato com cada pessoa será feito com frequência e, sendo assim, saber se ela está satisfeita com o que adquiriu se torna muito mais fácil;
- Fidelizar clientes: a partir do momento em que você completa a ficha de cadastro com informações úteis sobre esses indivíduos, fica mais simples focar em estratégias de pós-venda, oferecendo um atendimento bem mais personalizado e íntimo. Afinal, o segredo da fidelização é fazer com que você faça o seu cliente se sentir especial.
Quais informações são necessárias para o cadastro de clientes?
Bom, agora que você sabe o que é cadastro de cliente e entende quais são os seus benefícios, chegou a hora de tomar o próximo para saber como fazer cadastro de clientes.
Antes de mais nada, é preciso que você faça uma decisão a respeito do formato do cadastro, que pode ser digital ou impresso.
Depois, chegou o momento de decidir quais informações devem constar nesta ficha.
No caso de pessoa física, os dados são:
- Nome;
- E-mail;
- Telefone;
- Data de nascimento;
- Sexo;
- CPF.
Caso queira deixar essa ficha cadastro cliente bem mais completa, é possível incluir informações do histórico de compra do mesmo.
Fora isso, dados mais pessoais também podem levar você a se dar bem com este consumidor, como a profissão dele e quais são os seus hobbies.
Para pessoa jurídica, as informações que precisam conter na ficha de cadastro para imprimir são:
- Razão Social;
- Nome Fantasia;
- CNPJ;
- Data de fundação;
- Endereço;
- Contato (telefone, e-mail etc.);
- Atividade econômica;
- Total de funcionários.
Na hora de pedir esses dados para os clientes do tipo pessoa jurídica, é preciso ter muito cuidado no momento de solicitá-los.
Pois há o risco de pensarem que você está invadindo a privacidade deles, impedindo que a ficha cadastro cliente não surta nenhum efeito no seu empreendimento.
Como gerenciar os dados do cadastro de clientes?
Para que você saiba realmente como fazer cadastro, é preciso que todas as informações se encontrem organizadas.
A partir disso, todos os dados anotados irão batalhar a favor do seu empreendimento, que deve seguir alguns métodos de cadastramento para isso.
A melhor opção para realizar o cadastro de cliente é:
Cadastramento 3.0
Atualmente, os leads (potenciais clientes do seu negócio) recebem contato por meio online, algo que é conhecido como SAC 2.0.
Graças a isso, é possível valorizar muito mais o contato com os potenciais compradores dos seus produtos ou serviços em diferentes canais de comunicação.
Mas como tudo evolui, hoje já é possível reconhecer o SAC 3.0, que garante vendas muito mais qualificadas e que possui um conceito extremamente simples.
Isso porque, ao utilizar o cadastramento do tipo 3.0, o comportamento dos clientes são avaliados ao invés de ter somente os dados.
Assim, pela internet, você consegue também replicar as suas atividades para o atendimento presencial.
Afinal, esse atendimento se baseia completamente na produção de conteúdo útil e relevante do seu mercado, que tem como metodologia principal o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.
Desse modo, as suas ações são muito mais intensificadas, causando o impacto necessário para vender mais.
Reconhece a importância do cadastro dos seus clientes? Então coloque tudo o que aprendeu em prática!
Neste conteúdo você viu que fazer o cadastramento dos seus clientes é extremamente fundamental para fidelizar essas pessoas.
Afinal, quanto mais informações úteis você tiver sobre esses compradores, maiores serão as chances de implantar ações para satisfazê-los todos os dias.
Sendo assim, não perca a oportunidade de facilitar todo o seu processo de vendas e invista agora mesmo no cadastramento de clientes!