Brand Voice é a definição do tom de voz de uma marca. Ou seja, a forma com que todos os seus materiais devem ser desenvolvidos para que sejam coesos. Aprenda a encontrar a melhor forma de se comunicar e se relacionar com os seus clientes.
Uma marca precisa definir muito mais que um simples nome. Quando se cria uma empresa é necessário criar também uma nova identidade e é aqui que a Brand Voice entra.
Uma pesquisa realizada pela Accenture Strategy em 2019, a Global Consumer Pulse, concluiu que 83% dos brasileiros preferem consumir de marcas que defendem os mesmos propósitos ou que estejam alinhados aos seus valores de vida.
Portanto, apostar em uma identidade clara e demonstrar os interesses, propósitos e valores é fundamental para atrair e fidelizar clientes. Neste caso, o produto ou sua qualidade ficam em segundo plano, muitas vezes.
Leia o texto até o final se deseja conhecer melhor sobre a Brand Voice e desenvolver uma voz inesquecível para a sua empresa!
- O que é Brand Voice?
- Quais as vantagens de desenvolver uma Brand Voice certeira?
- Como criar uma Brand Voice
- Use a Brand Voice como estratégia de marketing
O que é Brand Voice?
A Brand Voice é o estilo de comunicação de uma empresa ou marca, incluindo o tom e o vocabulário utilizados nas suas mensagens.
É como a marca se comunica com o seu público-alvo, essa estratégia ajuda a estabelecer a sua identidade para construir a lealdade do cliente.
Vale lembrar que essa voz precisa ser consistente em todas as plataformas em que estiver presente. Isso inclui site, redes sociais, anúncios e publicações também.
Ou seja, essa estratégia deve ser seguida em diversos formatos, de acordo com o cenário em que estiver inserida.
As características mais relevantes da Brand Voice são:
- Tonalidade: o tom pode ser descontraído, sério, humorístico ou outro, dependendo da personalidade da marca;
- Linguagem: a linguagem usada na comunicação da empresa deve ser apropriada para a persona e consistente com a personalidade da marca;
- Estilo: o estilo inclui elementos como a escolha de palavras, ritmo e sintaxe;
- Consistência: essa estratégia deve ser consistente em todas as interações com o público, independentemente do canal ou plataforma usada;
- Autenticidade: a Brand Voice deve ser autêntica e refletir a verdadeira personalidade da marca;
- Flexibilidade: é preciso que seja flexível o suficiente para se adaptar a diferentes contextos e situações, mas ainda deve ser reconhecível e consistente.
Quais as vantagens de desenvolver uma Brand Voice certeira?
Uma Brand Voice bem desenvolvida pode realizar milagres. Isso porque, criar uma voz que traduz as intenções da marca perante seus clientes é fundamental para se concretizar no mercado.
Conheça outras vantagens:
Mais destaque no mercado
A voz da marca ajuda a estabelecer a identidade da empresa no mercado e a diferenciar da concorrência. Isso porque, implementar um tom de voz consistente e memorável ajuda os clientes a reconhecer e se lembrar da marca.
Algumas vezes, pode até despertar no consumidor um sentimento de familiaridade, com a possibilidade do reconhecimento em qualquer lugar, seja físico ou online.
Maior precisão nas estratégias de marketing
O uso consistente da Brand Voice nas estratégias de marketing melhora a relação entre cliente e empresa. Isso ajuda a fortalecer a identidade da marca e a se conectar com o público-alvo.
A voz da marca não deve ser uma ação isolada, mas administrada com as demais estratégias de marketing para obter resultados melhores e consistentes.
Facilidade na fidelização dos consumidores
Essa estratégia permite que a empresa se conecte com o público-alvo de uma forma autêntica e memorável.
Sendo assim, possibilita a construção de uma relação entre cliente e empresa e ajuda a fortalecer lealdade e conexão emocional com a marca.
Como criar uma Brand Voice
A Brand Voice reforça a necessidade de uma voz criativa para atrair e fidelizar clientes.
Esta estratégia é importante para todos os tipos de segmentos, inclusive para grandes empresas industriais.
Dentro do ramo, se pode notar diversas empresas que, muitas vezes, oferecem o mesmo produto ou serviço.
Este recurso atua nessa dor: na necessidade de um negócio se conectar com seu público de maneira eficaz.
Aprenda como desenvolver a Brand Voice para a sua empresa e conquistar muitos clientes e parceiros:
Entenda o seu público-alvo
Entender o público-alvo é fundamental para definir uma Brand Voice eficaz e coerente, além de nortear as demais estratégias de marketing.
O estudo da audiência ajuda no direcionamento eficaz, na elaboração de mensagens personalizadas, na melhor experiência do cliente tanto no site quanto na loja e a melhor utilização dos recursos disponíveis.
Defina os canais de comunicação
A Brand Voice deve estar de acordo com a identidade da marca, com o que ela acredita, com a função que desempenha na sociedade e, claro, com os canais de comunicação que está inserida.
A mensagem da empresa com o público deve sofrer alterações de acordo com o canal em que se encontra. Por exemplo, no Instagram, os usuários esperam uma linguagem mais despojada e autêntica – sem que isso interfira na voz da empresa em outros canais.
Foque em humanização da marca
A humanização é o processo de tornar a marca mais acessível e relacionável para o público, criando uma conexão emocional entre ela e os seus clientes.
Isso é alcançado por meio de uma personalidade autêntica, conversas e interações quase “íntimas” que ocorrem, majoritariamente, nas redes sociais.
Produza conteúdo
O conteúdo é a parte fundamental para a idealização de um planejamento adequado e consistente.
É por meio do conteúdo que os usuários podem se conectar com a marca no primeiro momento e identificar se os propósitos e valores são os mesmos.
Portanto, na hora de criar uma Brand Voice eficiente, pense primeiro em que tipo de conteúdo será gerado para conquistar o público na internet.
Use a Brand Voice como estratégia de marketing
A Brand Voice é a personalidade da marca que expressa por meio do tom, linguagem e estilo de comunicação.
Por este motivo, é uma parte fundamental da identidade da empresa e deve ser consistente em todas as interações com o público.
Usar a Brand Voice de maneira coerente nas estratégias de marketing ajuda a conectar com o público-alvo de uma maneira autêntica e memorável, fortalecendo a identidade da marca.
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