Benchmarking é um processo de estudo utilizado para identificar boas práticas realizadas pelos concorrentes de uma empresa. Por meio dela é possível saber quais estratégias são eficientes para atrair cada vez mais resultados. Saiba mais no conteúdo a seguir.
Não importa se são concorrentes diretos ou indiretos. Uma empresa precisa estar atenta ao que acontece ao seu redor para então construir estratégias eficientes.
O Benchmarking tem como objetivo estudar e entender quais são os passos seguidos por outros negócios.
Com essas informações, a empresa traça caminhos para uma melhor comunicação com o público e criação de seus produtos.
Implementar esse processo é fundamental para encontrar caminhos para se destacar em meio a tantas opções que os clientes possuem.
Continue com a gente neste conteúdo para saber mais sobre essa estratégia muito usada pelas empresas atualmente.
- O que é Benchmarking
- Benefícios do Benchmarking
- Tipos de Benchmarking
- Como fazer Benchmarking?
- Quais são os Pilares do Benchmarking
- Quais as fases do Benchmarking
- Invista na inovação e veja os resultados!
O que é Benchmarking
O objetivo principal do Benchmarking é buscar melhorias por meio de uma análise de mercado.
Esse processo é feito ao observar quais são as práticas realizadas no mercado e fazendo um comparativo com o desempenho atual da sua empresa.
A princípio parece que estamos te orientando a copiar as estratégias de seus concorrentes. Não se preocupe, a ideia do Benchmarking é aprender por meio dessa observação.
O Benchmarking parte do princípio que nenhuma empresa é melhor em tudo. E assim, nos obriga a buscar no mercado as marcas que são melhores que a nossa.
Ao identificar esses negócios é realizada uma análise de quais métodos estão sendo utilizados e quais resultados estão surgindo a partir deles.
Benefícios do Benchmarking
O Benchmarking vem ganhando muito destaque nas operações, principalmente quando o tema é estratégia.
Separamos alguns benefícios que ele pode trazer para sua empresa, quando bem executado, confira:
Mitigar os riscos
Um dos maiores benefícios do Benchmarking é reduzir os riscos da sua operação.
Por meio do estudo realizado em campo, sobre os concorrentes do seu negócio, você consegue identificar processos difíceis e estratégias falhas.
A partir disso é possível traçar planos para que os mesmos erros não aconteçam na sua empresa.
Alguns pontos que podem ser observados na concorrência, são:
- Eficiência do atendimento;
- Implementação de novas tecnologias;
- Tempo de entrega.
Melhoria nas tomadas de decisão com foco estratégico
Se as tomadas de decisão são feitas sem um estudo prévio, e não possuem referências externas, elas estão fadadas ao fracasso.
Sendo assim, quanto mais informações de mercado sua equipe tiver, melhor para os resultados.
Redução de custos
Entender como o gerenciamento é feito em outras empresas do seu segmento é uma boa oportunidade de melhorias internas para ter mais eficiência operacional.
Maior adaptabilidade do mercado
Como o mercado muda a todo momento é indispensável que sua equipe se mantenha sempre atualizada e de olho nas inovações que surgem.
Tipos de Benchmarking
Dentro do conceito de Benchmarking existem 4 ramificações.
É importante lembrar que, para que a estratégia funcione de forma assertiva é importante saber qual a melhor abordagem para seu negócio.
Confira a seguir:
Benchmarking competitivo
Aqui o objetivo é utilizar os produtos desenvolvidos pelos concorrentes como parâmetro para saber se o que sua empresa desenvolve está no caminho certo.
Os pontos principais de análise são as qualidades e defeitos do que foi desenvolvido pelos concorrentes.
Por meio desse tipo de Benchmarking seu negócio consegue saber o que está funcionando ou não dentro do mercado.
Benchmarking interno
Esse Benchmarking serve para ser usado como comparativo entre setores da sua empresa.
É verificado se dentro da sua organização alguma área adquiriu uma boa prática que as demais também podem aproveitar e implementar.
Ou seja, o Benchmarking interno é quando um setor se destaca por uma atividade específica com a possibilidade de ser aplicada a qualquer área.
Benchmarking genérico
Nesse tipo de Benchmarking é realizada a coleta de informação com o objetivo de comparar com os materiais desenvolvidos pela sua empresa.
Aqui, dados quantitativos e qualitativos são analisados tendo em vista os processos, tecnologias e demais estratégias adotadas pelo concorrente.
Com ele, você consegue ter uma ampla visão do que está dando certo e o que pode ser implementado no seu negócio.
Benchmarking cooperativo
Diferente das outras vertentes, no Benchmarking cooperativo as empresas trabalham juntas.
Aqui a proposta é compartilhar informações. Essa parceria é ideal para que ambos os empreendimentos consigam inovar dentro do mercado e implementar melhorias.
Como fazer Benchmarking?
Fazer Benchmarking não é apenas observar de longe as práticas de uma outra empresa, as coisas são um pouco mais complexas do que isso.
Para utilizar essa estratégia de uma forma eficiente, sem perder tempo e recursos, é essencial seguir alguns passos, confira:
Faça um estudo de seu negócio
Identificar as práticas que sua empresa precisa para melhorar é uma parte muito importante.
Portanto, faça uma análise do que pode e precisa ser mudado internamente.
Afinal, não adianta saber tudo sobre a concorrência e nada sobre sua própria empresa.
Seleção de concorrentes para monitorar
Escolha poucos concorrentes para observar, dessa forma o foco não é perdido e é possível realizar um estudo certeiro.
É importante selecionar empreendimentos que façam sentido para a empresa.
Assim, os processos e tecnologias ideais para sua área são encontrados com maior facilidade.
Estabeleça indicadores de análise
Indicadores de análise são essenciais para mensurar as informações coletadas no momento da pesquisa de mercado.
É por meio deles que a empresa consegue saber quais dados podem ser de fato utilizados e quais são descartáveis.
Alguns indicadores recomendados são:
- Melhorias do processo de vendas;
- Soluções para o engajamento com o público-alvo;
- Novas tecnologias;
- Atendimento ao público;
- Canais de comunicação mais utilizados.
Obtenção de dados para análise
Esse é o momento de buscar dados para dar fundamentos a sua análise de Benchmarking.
Busque por ferramentas que te ajudem nesse processo. Caso ache necessário, ou tenha preferência por um serviço mais manual, pode ser feito também.
Dessa maneira você consegue testar todos os processos das empresas que estão sendo estudadas.
Isso também pode ser feito com pesquisas de mercado, buscando uma execução planejada e profunda.
Comparação de análise informações coletadas
Com todos os dados já coletados, chegou a hora de juntar as informações e partir para uma análise minuciosa.
Faça comparações, entenda as relações que pode criar com seu negócio e veja o que pode ser absorvido a partir do que foi feito.
Só então faça uma reflexão e tire as suas conclusões do que pode ser melhorado em seu negócio.
Plano de ação
Com todos os dados coletados e devidamente analisados, chegou a hora de partir para a ação.
Nesse ponto é criado um planejamento de como as ações aprendidas devem ser aplicadas.
Copiar e colar processos de outras empresas certamente não funciona. Por isso, pense em como adaptar os métodos que trazem resultados positivos para sua empresa.
Faça isso levando em consideração as equipes, recursos e demais individualidades do seu negócio.
Quais são os pilares do Benchmarking?
Todas as lições que foram aprendidas até o momento, se bem aplicadas, podem trazer ótimos ganhos em áreas estratégicas da sua empresa.
Porém, antes de colocar em prática é importante conhecer um pouco mais sobre os pilares do Benchmarking, que são:
- Legalidade: os dados coletados devem concordar com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- Reciprocidade: transparência e honestidade são pontos essenciais para uma boa prática de Benchmarking. Por isso, compartilhe dados para que outras empresas evoluam, visando o crescimento e não o prejuízo aos concorrentes;
- Comparação: o ideal é fazer uma comparação com os dados extraídos de outras empresas. Comparando o que leva uma marca a ter sucesso em algo que sua não tem;
- Adaptação: devem ser considerados os aspectos particulares de cada negócio. Cada organização, mesmo que do mesmo nicho, possui suas particularidades.
Quais as fases do Benchmarking
Para que funcione, o Benchmarking possui uma série de fases que tem como objetivo guiar a empresa nesse processo.
Fique atento a esses passos e identifique a melhor forma de aplicá-los na prática. Confira:
- Planejamento: destaque os pontos de referência e defina quais dados devem ser coletados no momento de observação;
- Extração de dados: escolha as técnicas que devem ser utilizadas para extrair as informações necessárias;
- Análise: após a coleta de dados faça o mapeamento de todos os processos e estratégias das outras empresas;
- Adaptação: veja o que pode te ajudar a melhorar, adaptando o que foi coletado para a realidade do seu empreendimento;
- Implementação: após a realização de todas as etapas acima, esse é o momento de colocar a mão na massa.
Invista na inovação e veja os resultados!
Conseguimos perceber que o Benchmarking é uma peça chave para o crescimento de toda organização.
Essa é uma estratégia que concede oportunidades de melhoria para o seu empreendimento. Além de ser uma ótima forma de criar uma relação com seus concorrentes.
Busque se manter atento e atualizado nas inovações do mercado.
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