No marketing digital, possuir uma base de leads é fundamental para que as campanhas sejam executadas de maneira a garantir bons resultados. Entenda como essa ação pode ajudar a sua indústria.
É super importante criar estratégias com o objetivo de alimentar uma base de contatos e, posteriormente, conquistar o público certo e qualificar leads.
Esse trabalho ajuda e muito a manter um relacionamento positivo entre empresa e clientes.
Principalmente aqueles captados de alguma das ações propostas pela equipe de marketing, pois gerenciar estes leads é uma tarefa importante.
Inclusive, pode definir os caminhos das estratégias de Inbound Marketing de uma agência.
Fique por aqui e saiba como criar a sua base de leads e destacar as ações de marketing do seu negócio!
- O que são Leads Qualificados?
- Como funciona a Base de Leads Qualificados
- Importância e benefícios de uma base de leads qualificados
- Como construir uma base de leads qualificados
- Como gerenciar a base de leads
- Banco de leads: tenha o seu
O que são Leads Qualificados?
Os leads qualificados são aqueles que apresentam uma maior identificação em relação aos outros usuários. E que, possivelmente, tem mais interesse na compra do produto ou serviço oferecido pela marca.
Estes leads podem ser classificados em três etapas diferentes, porém buscam o mesmo propósito: a qualificação de um contato.
No entanto, cada uma dessas nomenclaturas são atribuídas a equipes diferentes. Entenda:
Lead Qualificado pelo Marketing – MQL
Este lead é qualificado pela equipe de marketing através dos interesses que demonstra ao longo da jornada do cliente.
Provavelmente, é um lead que disponibilizou o e-mail em troca de algum material, que continua acessando as páginas da empresa e consumindo conteúdo relevante.
Este MQL é classificado e direcionado para a equipe de vendas.
Lead Aceito por Vendas – SAL
Este passo é uma confirmação referente ao contato anterior.
Um profissional de vendas avalia o lead qualificado pelo marketing para verificar se as informações estão corretas e se é um potencial cliente.
Algumas falhas ocorrem durante o processo de qualificação de um lead. Esta etapa visa filtrar melhor para que a equipe de vendas seja mais assertiva.
Lead Qualificado por Vendas – SQL
Finalmente o lead chega à equipe comercial e essa avalia novamente se todas as informações estão corretas para elaborarem planos de ação personalizados.
Neste momento, os vendedores entram em contato com o possível consumidor para realizar a venda.
Dessa maneira, é evitada uma perda de tempo com leads que não demonstraram tanto interesse anteriormente. Ou ainda, não estão prontos para a abordagem do pessoal de vendas.
Como funciona a base de leads qualificados
A base de leads qualificados funciona nutrindo esses leads com marketing de conteúdo.
Além de outras estratégias de Inbound Marketing para ter acesso à informações importantes desses usuários.
Esses dados coletados não são descartados, pelo contrário, eles são armazenados e utilizados para criar uma base.
Neste momento, não há uma identificação ou qualificação exata, além de escalar aqueles que demonstram algum interesse – mas não o suficiente.
A partir disso, são criadas personas e estudos para as campanhas e ações de marketing voltadas para esses leads.
Com essas informações, é possível realizar as seguintes ações:
- Atrair e reter potenciais clientes;
- Diminuir o atrito no funil, garantindo mais oportunidades;
- Diminuir o ciclo de vendas pelo incentivos aos leads;
- Aumentar a produtividade das equipes comerciais e, consequentemente, os resultados.
Importância e benefícios de uma base de leads qualificados
A base de leads é muito importante e ajuda a influenciar nos resultados da empresa.
Isso porque eles servem como ativos que podem ser trabalhados e utilizados de forma recorrente.
Principalmente se é trabalhado o pós-venda com os consumidores.
Também auxilia a alavancar ações do funil de vendas, uma vez que são oportunidades mais suscetíveis a abordagens do time comercial.
Ou seja, a base se torna um diferencial para as empresas e até garante melhores resultados financeiros e produtivos.
Com a utilização de ferramentas de anúncios do Google e do Facebook, por exemplo. É possível usar a base de leads como um indicador do público ideal para o planejamento das campanhas.
Como construir uma base de leads qualificados
Para se criar uma base sólida de leads é necessário que a sua empresa comece a aplicar algumas estratégias de marketing digital.
Tudo isso com a finalidade de atrair o público e conseguir informações relevantes desses usuários. Veja quais:
Marketing de Conteúdo
Presente em todos os processo da jornada do cliente, o conteúdo é fundamental para educar e qualificar leads.
É pelo conteúdo que este usuário, muitas vezes, chega até a empresa e a torna fonte de consultoria sobre determinado assunto.
Para isso, os materiais precisam ser relevantes e estarem de acordo com as preferências do perfil de consumidor. Além de acompanhar as necessidades dos clientes durante o funil de vendas.
Gatilhos mentais de autoridade
Os gatilhos mentais de autoridade são ótimas estratégias para a qualificação de leads.
Publicar cases de sucesso e depoimentos de clientes que estão satisfeitos com seus produtos e serviços incentiva muitos usuários a desejarem também.
Além disso, tende a desenvolver confiança em pessoas que sequer consumiram da empresa.
Landing Pages e formulários
Se a sua empresa for trabalhar com landing pages, busque sempre oferecer algo e pedir resposta em formulários com dados importantes.
Porém, evite solicitar muitas informações de uma única vez.
O ideal é disponibilizar de tempos em tempos alguma novidade em troca de alguma informação.
Alinhamentos entre as equipes
Para que a base de leads funcione bem é necessário um alinhamento entre as equipes de marketing e a de vendas.
Uma vai complementar a outra neste processo. Ou seja, o trabalho de uma depende do trabalho da outra.
Conversas e diálogos sobre o que funciona e o que não deve ser mais utilizado é muito válido para o sucesso das ações.
Como gerenciar a base de leads
Com as equipes alinhadas e os planejamentos criados de acordo com o perfil do público-alvo, gerenciar a base de leads se torna uma tarefa fácil e corriqueira.
Tenha em mente que os contatos da base não podem ser esquecidos pela equipe.
Portanto, para que o gerenciamento seja efetivo, é importante trabalhar com este lead e os novos de maneira recorrente.
Enviando materiais, publicando conteúdos nos sites e outras ações que listamos abaixo para você, veja:
Tenha uma base saudável
Avalie se todos os contatos da base ainda estão aptos para receberem conteúdos.
Alguns solicitam o descadastramento dos bancos de dados e enviam os e-mails recebidos para o spam.
Delete os que se enquadram neste ponto e trabalhe apenas os que se mostram ativos e operando.
Valide os e-mails antes dos envios
Se a sua empresa utiliza uma plataforma de envios de e-mails, verifique a situação do seu banco de leads antes de importar para esses sistemas.
Alguns e-mails não existem mais ou já solicitaram o não recebimento de conteúdo.
Segmente seu bando de leads
Definir os interesses de cada lead é importante para gerar e enviar conteúdos relevantes para eles.
Invista na automação de Marketing
Sistemas de automação de marketing são muito úteis para garantir o sucesso das ações, do armazenamento de dados e da análise deles.
Além de disparar e-mails, verificar leads que ainda demonstram interesse e a realização de processos demorados.
O custo-benefício é muito vantajoso e ainda garante maior sucesso nas vendas.
Banco de leads: tenha o seu
Agora que você já sabe como trabalhar com um banco de leads, vale a pena montar o seu e trabalhar com ações de marketing muito mais personalizadas.
Possuir uma rede de contatos qualificados auxilia no sucesso das campanhas e ações de marketing.
Com isso em mente, busque manter sua base sempre atualizada e aberta para novos contatos.
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