Conheça mais sobre automação de marketing

Se você já ouviu falar sobre Marketing Digital, certamente também já ouviu falar sobre automação de marketing, e isso não é à toa. O fato é que o público disponível na internet é imenso e as estratégias de marketing que podem te ajudar a atraí-los são várias.

Mas realizar essas estratégias com primazia é um grande desafio tanto para pequenos empreendedores quanto para as grandes organizações.

É nesse ponto que entra a automação de marketing, ajudando as empresas a atingirem clientes em potencial em grande escala, mas de forma personalizada.

O que é Automação de Marketing?

Trata-se do uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar tanto a eficiência quanto a escalabilidade do marketing, ao mesmo tempo que se mantém um relacionamento personalizado com os leads.

Em sua empresa que faça serviços de topografia, o termo “automação de marketing” pode se referir a qualquer ação automatizada com tecnologia. Alguns exemplos são disparos de e-mails, agendamentos de postagens nas redes sociais e o uso de chatbots.

Ressaltamos aqui que nos referimos a ações globais, envolvendo a automação de todo processo de marketing por meio de workflows, que ativam uma tarefa após a outra, de forma automática.

Ainda que possa ser usada em qualquer estratégia, geralmente a automação de alinha mais ao Inbound Marketing. Dessa forma é automatizada a gestão de leads no funil de vendas para que eles evoluam até a compra com intervenções mínimas da equipe.

Ao longo desse processo, a automação de marketing serve para gerar leads, nutri-los até o momento da compra e conquistar novos clientes.

Mesmo depois da compra, a automação também pode ser usada para ativar clientes, estimular sua retenção e gerar recomendações.

O que é uma ferramenta de Automação de Marketing?

Atendendo uma empresa de consultoria em segurança do trabalho e todos os mais diversos segmentos, a automação de marketing ganha espaço no mercado.

Uma ferramenta de automação de marketing é o software (geralmente SaaS) que centraliza as rotinas automatizadas do processo de vendas e as informações, ou seja, é o ambiente em que a estratégia de automação se consolida.

Utilizando a ferramenta é possível definir as regras da automação, integrar profissionais e equipes envolvidas no processo, reunir dados e informações de leads e analisar as métricas do funil de vendas.

Essas ferramentas podem englobar também recursos para a criação de materiais, como landing pages e posts em redes sociais, além da possibilidade de integração com outras ferramentas.

Vale ressaltar aqui que, embora o software de automação seja essencial, ele não faz nada sozinho. É essencial o papel da inteligência humana para planejar os fluxos e as regras que a ferramenta deve seguir, além de otimizar os processos para obter mais resultados.

Quais os benefícios da Automação de Marketing?

De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas usam alguma ferramenta de automação de marketing na América Latina, mostrando como a adoção da automação é expressiva.

Vivemos em um cenário de cada vez mais competitividade, agilidade e busca por resultados, explicando o porquê as empresas estão preocupadas em automatizar tarefas, afinal elas precisam ganhar tempo e eficiência para serem mais competitivas.

São diversos os benefícios e vantagens que a automação de marketing pode trazer para sua empresa, como:

  • Escalabilidade para o negócio;
  • Mais eficiência no funil;
  • Mais produtividade para a equipe;
  • Integração entre os times;
  • Menos chances de falhas;
  • Redução do CAC;
  • Aumento do ticket médio;
  • Redução do ciclo de vendas;
  • Mais satisfação e retenção de clientes;
  • Monitoramento de todo o funil.

Como pode ver, sua empresa distribuidora de álcool pode se beneficiar muito da automação de marketing em suas estratégias digitais.

Quais as funções de uma ferramenta de automação?

Pontuamos a seguir as principais funcionalidades de uma ferramenta de automação de marketing, que são:

  • Fluxos de automação;
  • Atribuição de leads;
  • E-mail marketing;
  • Segmentação da base;
  • Geração de leads;
  • Monitoramento de leads;
  • Testes A/B;
  • Integração com CRM;
  • Relatórios.

Certamente essas diversas funcionalidades vão ajudar em seus desafios rotineiros em sua empresa de venda de lavadora de alta pressão.

Conclusão

Contar com uma estratégia de automação de marketing é uma ótima alternativa para encontrar clientes ideais e vender mais.

As equipes se tornam mais produtivas e as vendas se tornam mais escaláveis quando a tecnologia é aliada aos processos operacionais de marketing.

E o uso da tecnologia segue adiante. Com uma ferramenta de automação aliada a um CRM, é possível armazenar e organizar dados e informações relevantes sobre seus clientes, gerando novas oportunidades de negócios.

Ao combinar essas duas ferramentas, as etapas de atração, nutrição e conversão dos leads podem ser consultadas e analisadas a qualquer momento, o que ajuda a potencializar o relacionamento entre empresa e leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.