Investir mais no atendimento ao cliente vai muito além de ter vendedores simpáticos ou contar com um serviço de assistência técnica especializado. Atender bem significa se preocupar em resolver os problemas do seu público, estando sempre um passo à frente.
Segundo o ditado, “o cliente sempre tem razão”. Mas será que você deve aplicar esse conceito na sua empresa?
A resposta é sim! Afinal, seu sucesso depende da satisfação de cada um de seus consumidores.
Por isso, antes de pensar no lucro, verifique se sua empresa está fazendo todo o possível para resolver os problemas do seu cliente.
Com isso, as vendas e o maior faturamento serão apenas uma consequência da qualidade no atendimento ao cliente.
E para te ajudar a transformar seus consumidores em verdadeiros admiradores da sua marca, preparamos esse conteúdo especial!
Confira os tópicos abordados e invista em qualidade no atendimento!
- 1. Conheça seu público e melhore o atendimento
- 2. Comunique-se com seus clientes
- 3. Antecipe-se aos problemas do seu cliente!
- 4. Procure o sucesso do consumidor, e não o lucro
- 5. Treine e capacite sua equipe
- Aumente suas vendas investindo em atendimento qualificado!
1. Conheça seu público e melhore o atendimento
Quanto mais você conhece uma pessoa, mais entende seus problemas, preferências e objetivos.
Com seu público é a mesma coisa. Por isso, o primeiro passo para ter um bom atendimento ao cliente é estudar as características de cada um deles.
Isso inclui fazer um estudo detalhado da sua persona, ou seja, definir um perfil semi-fictício do consumidor ideal da sua empresa.
Para isso, você precisará fazer uma pesquisa com seus clientes atuais (ou potenciais clientes) com perguntas que busquem entender suas reais necessidades.
Por meio da análise da sua persona, você pode descobrir, por exemplo, qual tipo de linguagem deve utilizar no atendimento em vendas.
Além disso, é possível identificar, antes mesmo do primeiro contato, quais são os problemas mais comuns enfrentados por seu público.
Esse estudo deve ser completo, abordando, inclusive, características pessoais, como idade, nível de ensino e nome da persona.
Com esses dados nas mãos, sua equipe estará pronta para prestar um ótimo serviço de atendimento ao cliente.
2. Comunique-se com seus clientes
Além de entender os problemas dos consumidores, uma boa empresa deve estar sempre em contato com eles, oferecendo atendimento mesmo após uma venda.
Isso significa estabelecer uma relação entre empresa e cliente que não seja focada apenas na compra e venda de produtos.
Para manter esse vínculo, uma boa estratégia é apostar em canais de divulgação on-line, como redes sociais, blog e e-mail marketing.
Por meio deles, você deve oferecer dicas e conteúdos de qualidade, mostrando ao público que está interessado em ajudá-lo.
Esse contato faz com que sua marca seja vista como uma parceira, e não como mais uma empresa disposta apenas a obter lucro.
E lembre-se, sua empresa precisa ter um bom sistema de CRM que apoie o relacionamento com os clientes.
3. Antecipe-se aos problemas do seu cliente!
Um bom atendimento ao cliente deve ser, antes de tudo, proativo, e não reativo.
Isso significa que sua preocupação em resolver os problemas do consumidor deve começar antes mesmo dele entrar em contato com você.
Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa especializada em reformar sofás.
Depois de entregar um de seus serviços, espere alguns dias e entre em contato com o cliente para saber se o sofá está em bom estado e se a reforma foi bem feita.
Isso mostrará a qualidade no atendimento da sua empresa, deixando clara sua preocupação com a eficiência dos seus serviços.
Além disso, ao agir dessa forma, você previne reclamações e até possíveis trocas, devoluções ou pedidos de reembolso.
Por isso, busque se antecipar aos problemas e não espere seus clientes trazê-los até você.
4. Procure o sucesso do consumidor, e não o lucro
Ao longo deste conteúdo, já batemos bastante na tecla de que, para oferecer um bom atendimento ao cliente, é necessário pensar no sucesso dele.
E esse é realmente um fator fundamental para o seu sucesso, pois quando um consumidor se sente realizado e satisfeito, ele se torna um promotor da marca, indicando-a para amigos e familiares.
Mais do que oferecer serviços ou produtos de qualidade, pensar no sucesso do cliente significa entender seus problemas e objetivos.
E a preocupação com esse fator é tão grande atualmente, que muitas empresas contam com uma área especializada para lidar com ele.
Trata-se do Customer Success – ou CS – , um profissional cujo o objetivo principal é buscar o sucesso do cliente.
Para isso, além de um excelente serviço de atendimento ao cliente, eles estudam o perfil de cada um deles e planejam estratégias efetivas para resolvê-los.
Diferente de uma equipe de suporte ao cliente, a área de CS entra em contato com os consumidores antes mesmo dos problemas acontecerem, exercendo a proatividade citada no tópico anterior.
5. Treine e capacite sua equipe
Nossa última dica veio para te lembrar a importância de treinar e capacitar os responsáveis por garantir a qualidade no atendimento ao cliente: seus colaboradores.
Afinal, eles precisam entender os problemas dos seus clientes e, mais do que isso, saber como resolvê-los.
Para isso, você deve incentivá-los a estudar o perfil da sua persona e a analisar cada caso de forma única.
Além disso, a empresa deve promover, com frequência, treinamentos, workshops e palestras sobre o assunto.
O importante é deixar claro a sua equipe que o objetivo principal da empresa é buscar, a todo custo, o sucesso e a satisfação de cada cliente.
Todos os colaboradores devem ter seus discursos alinhados, buscando entender e tratar os problemas dos consumidores como se fossem seus.
Aumente suas vendas investindo em atendimento qualificado!
Além de deixar os consumidores atuais satisfeitos, um atendimento qualificado também pode te ajudar a conquistar novos.
Para isso, você deve contar com uma equipe que, além de motivada e engajada, consiga contornar as principais objeções de vendas.
Dessa forma, é possível mostrar ao seu público-alvo que sua empresa está pronta para resolver seus problemas.
Além disso, ao investir no atendimento em vendas, você consegue aumentar, cada vez mais, o seu faturamento.
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