O app corporativo pode ser uma grande vantagem competitiva para o seu negócio. Com o crescimento do número de smartphones e acesso à internet, marcar presença digital é fundamental para que a sua empresa se destaque.
No entanto, mais do que estar presente no meio digital, é importante que a sua marca tenha um bom planejamento para usar a tecnologia estrategicamente ao seu favor. Não basta se colocar no mundo digital, mas entender as necessidades do seu público-alvo, o comportamento do consumidor, como está o mercado, a concorrência, entre outros.
Para entender melhor sobre o assunto, confira o post a seguir e descubra por que vale a pena desenvolver um app corporativo!
O que é um app corporativo?
O principal objetivo dos aplicativos corporativos é promover a integração entre um usuário e a empresa. A principal diferença de um app comum é que esse usuário pode abranger o cliente, como também pode ser desenvolvido para atender os colaboradores ou fornecedores.
Isso significa que o app corporativo pode ser para:
Comunicação interna: um canal personalizado para atender as demandas internas, podendo ser trabalhado tanto como um intranet informativo, como um canal de gestão de agendamentos, entre outros.
Controle financeiro: pode ser válido tanto para a gestão do seu negócio como também pode ser desenvolvido junto aos fornecedores para facilitar a inclusão e alterações de informações e agilizar a consulta.
Gestão de vendas: o app corporativo pode reunir as informações do seu cliente, assim como o histórico com a sua empresa. Ele ainda pode facilitar a organização e liberação do pedido.
Relacionamento com o cliente: por fim, o aplicativo da sua empresa pode servir como um canal de vendas e atendimento para o seu cliente final, facilitando a relação com a sua empresa e oferecendo benefícios exclusivos.
Vale a pena desenvolver o app corporativo?
Conheça alguns benefícios que a sua empresa pode usufruir com o desenvolvimento de um app corporativo.
Retenção de clientes
Um aplicativo corporativo permite levar produtos e serviços de forma personalizada, rápida e intuitiva para o seu cliente, o que ajuda na fidelização e, claro, gera ótimos insights para oferecer melhorias.
Além disso, um app bem estruturado oferece funcionalidades mais fáceis e interessantes para o usuário, o que também pode ser um benefício para sua marca.
Funcionamento offline
Alguns aplicativos podem funcionar offline, ou seja, sem a necessidade de conexão com a internet. Isso facilita o uso do app e permite que o usuário acesse-o a qualquer momento.
É um excelente canal de marketing
O app corporativo pode funcionar com um excelente canal de marketing para contatar o seu cliente. Por meio do app ele poderá receber notificações com novidades e promoções, por exemplo. Isso sem contar que pode ser um canal de comunicação direto mais rápido e fácil.
Retenção de talentos
Além de atender os seus clientes, o app corporativo também pode ser desenvolvido para os colaboradores da sua empresa. Ou seja, pode ser um canal que facilite processos e que não cause ruídos na comunicação.
Ter essa tecnologia pode ser uma grande aliada para a diminuição do turnover e uma forma de promover uma integração eficaz entre seus colaboradores. Tudo isso depende de para qual objetivo você pretende usar o seu app corporativo.
É melhor usar um App Creator ou um desenvolvedor?
Tudo depende do que você pensa em desenvolver para a sua empresa. Hoje existem algumas opções de app creators no mercado que atendem funções simples que uma pessoa sem muito conhecimento técnico consegue elaborar.
No entanto, dependendo da complexidade do seu aplicativo, do volume de dados que será necessário, o ideal é sempre contar com uma equipe técnica e especialista de desenvolvedores para criá-lo.
Afinal, mais do que criar um aplicativo e deixá-lo bonito, ele precisa funcionar com precisão e qualidade esperados pelos usuários. Caso contrário, os erros dentro dos seus aplicativos podem fazer com que ele seja desinstalado rapidamente.
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