Análise de concorrência, ou análise de mercado, é o monitoramento e estudo constante das ações dos concorrentes da empresa, avaliando os pontos fortes e fracos. Entenda os benefícios do processo e como fazer.
No mercado concorrido, é preciso se destacar da concorrência para fortalecer a marca e gerar novas oportunidades de negócios. Essa missão é especialmente desafiadora no mundo digital, com a diversidade de estratégias e plataformas de divulgação de produtos.
Por isso, é fundamental que o seu negócio utilize estratégias para entender as ações dos concorrentes. É importante usar a experiência de outras empresas para entender os pontos fortes e fracos, gerar insights e investir no que funciona.
A análise de concorrência é a ação certa para as organizações que querem encontrar espaços em que podem se destacar e desenvolver ações de Marketing e Vendas cada vez mais eficazes.
Confira o artigo e coloque em prática essa estratégia que tem tudo para potencializar o desempenho da sua empresa!
- O que é análise de concorrência?
- Por que é importante fazer uma análise de concorrência?
- Afinal, como fazer uma análise de concorrência?
- Faça análise de concorrência e descubra novas oportunidades!
O que é análise de concorrência?
A análise de concorrência é um estudo aprofundado sobre as empresas que competem com a sua no mercado. Ou seja, negócios que possuem um público-alvo semelhante e/ou tenham um produto ou serviço no mesmo segmento.
Esse monitoramento e análise tem como objetivo apresentar as principais diferenças na gestão, ações de marketing e abordagens de vendas.
Além disso, esse conhecimento é importante para que o seu empreendimento entenda também quais são os pontos de similaridade que tem com os concorrentes.
Por meio dessa coleta de informações é possível encontrar pontos onde o seu negócio pode focar para melhorar. Assim como, entender quais são as demandas dos potenciais clientes e como outras organizações lidam com elas.
Por que é importante fazer uma análise de concorrência?
O principal objetivo da análise de concorrência é certificar que a sua empresa tenha todas as informações necessárias para traçar ações estratégicas para se destacar entre a concorrência.
Por meio dos dados coletados e analisados sobre outros negócios no mercado, a empresa se torna capaz de:
- Encontrar melhores abordagens de vendas;
- Entender as necessidades dos consumidores;
- Definir ações de marketing mais efetivas;
- Potencializar o posicionamento da marca.
Ou seja, com a análise de concorrência é possível encontrar insights que podem ser usados para desenvolver ainda mais um negócio no segmento em que atua.
Afinal, como fazer uma análise de concorrência?
Agora que você já sabe o que é análise de concorrência e as vantagens que essa estratégia traz às empresas, chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a estudar a fundo o mercado.
Vale ressaltar que, os dados coletados tem a função de trazer informações úteis para o início de um planejamento estratégico.
Isso significa que, além desses dados, é importante que a organização conheça bem o próprio público e tenha métricas de desempenho próprias.
Dessa forma, as estratégias desenvolvidas utilizando a análise de concorrência se torna mais eficiente e capaz de, de fato, ajudar e não atrapalhar. Uma vez que elas são embasadas em diferentes fatores.
Confira a seguir as principais dicas para realizar um estudo de concorrência eficaz:
Defina as metas
Antes de colocar em prática qualquer estratégia, seja de venda ou marketing, é fundamental que o seu empreendimento entenda quais são seus objetivos.
Nesse cenário a meta pode parecer óbvia, entender os concorrentes, mas é preciso ter uma visão um pouco mais apurada.
Dessa forma, os esforços do seu time não são desperdiçados em pontas não tão importantes e podem se dedicar ao que realmente importa.
Para isso, é preciso estabelecer quais são os fatores mais importantes sobre a concorrência que devem ser analisados. Esse elemento pode variar de acordo com a empresa, segmento e necessidades da organização.
Sendo assim, tenha claro quais são as principais necessidades de melhora do seu negócio antes de começar a análise dos concorrentes. Isso possibilita uma visão mais acertada do que deve ser estudado.
Liste os concorrentes
Com os objetivos estabelecidos é chegado o momento de dar início a coleta e análise. Para isso, identifique os principais concorrentes do seu negócio, nessa etapa siga os seguintes critérios:
- Produtos similares;
- Líderes de mercado;
- Maior tráfego orgânico;
- Maior tráfego pago;
- Foco em palavras-chave;
- Produção de conteúdo.
Quanto mais segmentado for essa lista, melhor é a coleta de informações. Isso porque, a sua empresa pode focar no que realmente interessa e deixar de lado informações não necessárias no momento.
Além disso, uma lista detalhada ajuda a encontrar os critérios de análise e recursos certos para dar continuidade ao estudo da concorrência.
Determine os critérios
Depois de criar uma lista com os concorrentes e os segmentos, é preciso pensar em quais devem ser os principais critérios de coleta de dados e análise.
Nesse momento é levado em consideração quais são os principais objetivos do seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa deseja entender como a concorrência lida com o atendimento ao cliente, os pontos a serem analisados devem ser:
- Tempo de atendimento;
- Meios de contato;
- Qualidade do atendimento de acordo com os clientes;
- Canais não utilizados.
A partir desses pontos, o seu empreendimento é capaz de entender como o concorrente atua nessa área e se seus esforços têm valido a pena.
Vale lembrar que, os critérios devem seguir os principais objetivos da sua empresa. Sendo assim, não deixe de selecionar os fatores a serem analisados com atenção para conseguir todas as informações que precisa.
Use os recursos certos
Utilizar os recurso ideais ajuda a empresa no momento de colher informações para sua análise de concorrência. Isso porque, por meio delas é possível realizar uma coleta de forma dinâmica e eficiente, além de ser capaz de apresentar os resultados com clareza.
Algumas das ferramentas indicadas para isso, são:
Escolha a ferramenta que mais faz sentido para os seus objetivos e mergulhe nos estudos sobre elas.
Dessa forma, o seu estudo de concorrência será coerente e de fato ajudará o seu empreendimento a crescer.
Analise os dados coletados
Com os dados coletados, chegou o momento de interpretar de forma detalhada as ações e resultados da concorrência. Para isso, é necessário cruzar essas informações com as estratégias da sua empresa.
Para fazer isso, é preciso definir um tempo determinado para a análise, podem ser anos, meses ou até mesmo semanas específicas para cada campanha de marketing ou abordagem de venda.
Crie um plano de ação
A partir dos resultados em que a sua empresa chegou ao realizar a análise de concorrência, é a hora de colocar os insights em ação e traçar planos para melhorar as estratégias de marketing e abordagem de vendas.
Portanto, identifique quais são os pontos de melhoria que o seu empreendimento pode mudar e aplique ações que tem dado certo para a concorrência.
No entanto, não se esqueça de afunilar o que pode ser usado e descarte o que não é urgente para economizar esforços.
Faça análise de concorrência e descubra novas oportunidades!
Destacar o seu negócio em meio a tantas opções é um desafio, mas não é algo impossível se trabalhado de uma forma eficiente com os recursos certos.
A análise de concorrência é o processo ideal para entender como a sua empresa tem performado no seu segmento e quais ações dos concorrentes têm dado resultados positivos e podem ser implementados por você.
Para isso, defina os objetivos, encontre as metodologias que fazem sentido para o seu negócio e comece a estudar os outros empreendimentos.
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