Para abrir um e-commerce é preciso planejamento, entendimento do público-alvo e domínio dos canais digitais. Confira o conteúdo e se prepare para o próximo passo do seu negócio rumo ao sucesso.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Octadesk, 61% dos brasileiros preferem realizar compras de forma online.
O preço é fator determinante desse novo hábito de consumo, 73% das pessoas entrevistadas dizem que em lojas online conseguem encontrar preços mais baixos.
No entanto, para que uma empresa consiga atingir seus objetivos no ambiente digital, é necessário ficar atento a diferentes processos que envolvem logística, marketing e vendas.
Para ajudar o seu estabelecimento a abrir um e-commerce de forma eficiente, criamos uma lista com as principais dicas para fazer um bom trabalho, conquistar espaço e aumentar a receita. Confira:
1. Entenda como funciona o ambiente online
Se uma empresa já atua com lojas físicas e deseja fazer uma transição definitiva ou atuar também com o e-commerce, é necessário entender que são dois formatos bem diferentes.
Isso porque, a venda pela internet possui suas particularidades. No ambiente online a empresa deve se preocupar com gastos como: custo de hospedagem do site, prazos de pagamento, envio de produtos e muitas outras coisas.
Portanto, antes de escolher uma plataforma e começar as vendas, separe um tempo para entender o mercado digital e compreender de forma clara como funcionam os hábitos do consumidor digital.
2. Crie um site
Colocar um site no ar tem se tornado cada vez mais simples com a chegada de plataformas intuitivas e simples de usar. Assim como, empresas especializadas no assunto que podem ser contratadas pelos empreendedores que não possuem muito conhecimento sobre a web.
Para começar basta escolher uma plataforma como a Shopify, WIX, Magento ou outras opções. A partir daí é começar a organizar o site com informações sobre os produtos, entrega e atendimento.
Vale lembrar que um e-commerce de sucesso, além de vender, precisa levar em consideração a experiência do usuário. Portanto, desenvolva um site responsivo, que funciona para diferentes telas, com informações claras e fáceis de visualizar.
3. Estude o cliente
Quando falamos sobre vendas pela internet, precisamos entender que os hábitos de compra são diferentes. Sendo assim, o empreendimento precisa se adaptar ao seu público e traçar estratégias especialmente para eles.
Isso significa que é fundamental conhecer o público-alvo, quais são suas necessidades, quais plataformas mais utilizam e compreender aspectos como frequência de compra, métodos de pagamento favoritos e muito mais.
Para compreender melhor todas essas informações a empresa deve criar uma persona, personagem semi-fictício que representa o cliente ideal. Traçar esse perfil é simples, basta recolher os seguintes dados:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Histórico de compras;
- Redes sociais mais usadas;
- Desejos;
- Necessidades.
4. Planeje as estratégias de marketing
Para que um e-commerce obtenha sucesso é necessário que ele seja visto e para isso é fundamental investir em diferentes estratégias de marketing. Dessa forma, a marca alcança seu público e mostra como pode ajudar a resolver suas dores.
Portanto, na hora de atrair compradores, coloque em prática diferentes abordagens como: produção de conteúdo, anúncios pagos, parcerias e muito mais.
Nesse momento, vale testar para saber qual o melhor método para se comunicar com os clientes e conquistar mais vendas.
5. Fique de olho na logística
Imagine só, uma empresa fez uma grande promoção nas redes sociais que foi um sucesso, vários usuários decidiram realizar suas compras no site, mas tiveram problemas com a entrega. Dificilmente essas pessoas darão uma segunda chance ao empreendimento depois dessa experiência ruim.
Para evitar problemas como esse é preciso que o empreendimento esteja preparado para períodos de alta demanda como eventos especiais e datas sazonais. Dessa forma, é possível se antecipar quanto a eventuais problemas.
Além disso, é necessário contar com fornecedores de confiança e entregadores ágeis para evitar problemas na entrega também.
6. Encontre o nicho de atuação
O nicho de atuação é basicamente o mercado em que a empresa concentra seus esforços. É importante definir bem qual será para evitar investimentos desnecessários.
A partir disso, o empreendimento se torna capaz de encontrar os fornecedores certos, entender melhor seu público-alvo e encontrar as estratégias de marketing que fazem mais sentido.
Para isso, basta realizar uma pesquisa de mercado para encontrar o segmento ideal. Além disso, o empreendimento pode investir em Social Listening para analisar de forma ainda mais precisa seu mercado alvo.
7. Ofereça boas opções de pagamento
Quanto mais simples for a experiência de compra do consumidor, melhor é para a empresa. Isso porque, as pessoas tendem a confiar mais em organizações que oferecem opções variadas de pagamento e cumprem com o prometido.
Por esse motivo, é importante oferecer um leque variado de opções ao consumidor para que ele decida o que melhor se encaixa para ele. Dessa forma, sua jornada de compra acontece de forma fluida e sem grandes distrações.
8. Organize o financeiro
Ao abrir um e-commerce, muitos empreendedores se concentram em alguns detalhes e outros passam despercebidos. Por exemplo, um empreendimento possui grandes investimentos de produção, mas quase nenhum valor voltado para o marketing.
Esse desequilíbrio pode acarretar diversos problemas, como um estoque cheio e poucas vendas de fato. Além disso, é preciso separar um valor para os gastos que um site traz.
Sendo assim, vale criar um plano de negócios detalhado com todas as informações referentes aos gastos da empresa. Outro recurso muito importante é utilizar o cálculo Markup para encontrar o preço ideal dos produtos da loja.
9. Invista em atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um ponto fundamental para o sucesso de um e-commerce. Isso porque, é um hábito cada vez mais comum, principalmente na internet, os consumidores compartilharem suas experiências com outras pessoas, ainda mais suas frustrações.
Ainda que aconteça algum problema durante a compra, se uma pessoa não consegue resolver de forma simples, ela desiste de retornar a comprar com aquela empresa.
Portanto, é de extrema importância que o empreendimento invista em atendimento e seja um verdadeiro suporte aos seus consumidores. Dessa forma, eventuais contratempos são solucionados e clientes insatisfeitos podem ser revertidos.
10. Produza conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um grande aliado na hora de abrir um e-commerce. Com ele a empresa consegue produzir materiais de valor para seus clientes e trabalhar com estratégias de atração e conversão sem precisar investir em mídia paga.
Sendo assim, é uma mão na roda para quem está começando agora e deseja criar autoridade para marca e conquistar seu espaço na internet. Isso pode ser feito por meio de:
- Publicações nas redes sociais;
- Envio de e-mail marketing;
- Produção de materiais ricos e muito mais.
Vale ressaltar que, para que essa abordagem dê bons resultados é preciso criar conteúdos que respondam às dores da persona e de fato seja útil para ela.
11. Divulgue!
Estratégias para conseguir tráfego orgânico são eficientes, no entanto podem, e devem, ser trabalhados juntamente com mídia paga. Isso porque, essa é uma abordagem que atinge um público maior e traz resultados mais rápidos.
Portanto, vale adicionar essa estratégia no plano de ação da marca e trabalhar com anúncios criativos para atrair ainda mais consumidores.
Siga as dicas para abrir um e-commerce de sucesso!
Atuar na internet tem se tornado cada vez mais uma tarefa obrigatória para empresas que querem ver sua receita crescer. Por isso, é importante levar em conta todas as particularidades que o investimento online possui.
Dessa forma, o empreendedor consegue ter uma visão ampla sobre os hábitos de consumo do consumidor, identificar o segmento certo e identificar quais são as estratégias de marketing e vendas que valem a pena.
Com isso, o empreendimento consegue conquistar seu lugar no mercado, construir autoridade e aumentar suas vendas com eficiência e assertividade.
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