A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E OS IMPACTOS NAS VENDAS

A experiência do cliente é um fator de fundamental importância para que a empresa tenha sucesso em vendas. 

Por isso, é imprescindível garantir a satisfação do consumidor a fim de obter resultados positivos e aumento de faturamento. Afinal, em caso de uma experiência negativa, as vendas do seu negócio tendem a diminuir.

Se deseja saber quais são os impactos da experiência do cliente para o seu negócio, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é experiência do cliente?

Experiência do cliente, ou Customer Experience (CX), como também é conhecido, basicamente está relacionado a percepção que um usuário possui quando busca por serviços ou produtos de uma empresa, por isso, tem alto impacto nas vendas,

Por exemplo: Se um consumidor busca por cartão Full Card na internet, sua experiência será positiva se acessar uma página que atenda suas necessidades, tais como: informações do produto, contato, formas de entrega, entre outras.

De maneira geral, as chances do potencial cliente fazer a compra do item será maior, tendo em vista que em caso de uma percepção negativa, certamente buscaria os serviços da concorrência.

Portando, CX é um conjunto de impressões e percepções que o público-alvo possui sobre a empresa, podendo ser positivas ou negativas. Para entender a importância desse processo nas empresas, confira o próximo tópico!

Por que a experiência do cliente é importante para as empresas?

Se você chegou até aqui, certamente compreendeu que a experiência do cliente é determinante para aumentar as vendas do seu negócio. Investir nesse processo é como  ganhar dinheiro investindo 5 reais, ou seja, é possível obter muitos retornos com baixo investimento.

Isso significa que ao investir em melhorias de processos para garantir a experiência do cliente positiva, maiores serão as oportunidades para vender mais, por exemplo, bem como se destacar no seu mercado.

Uma vez que a empresa compreende a importância do CX a fim de eliminar os impactos negativos como, por exemplo, queda de faturamento, menos visibilidade e dificuldade para se manter ativo, as metas e objetivos são alcançados com mais facilidade.

Como vantagens, a companhia atrai mais consumidores, fideliza clientes, mantém o melhor relacionamento com o público e assim sucessivamente. Abaixo, lista algumas dicas para garantir uma percepção positiva no seu negócio!

3 dicas para promover uma experiência do cliente positiva

A percepção do consumidor com a marca está relacionada a muitos fatores, seja na facilidade para contratar um serviço para codificar o controle remoto do portão, encontrar informações relevantes em um site institucional, e muitas outras. Pensando nisso, você pode promover a satisfação do usuário com 3 passos simples. Confira!

1. Não dificulte o contato com o cliente e forneça informações transparentes

Na atualidade, é quase impossível não notar que os usuários estão cada vez mais exigentes. De modo geral, não basta apenas ter um site e usar as redes sociais e pensar que a sua empresa irá vender mais.

Sendo assim, é preciso investir em diferentes meios de comunicação, bem como fornecer informações relevantes e transparentes para o usuário que busca informação sobre a sua marca e serviço oferecido.

2. Teste seus sites

Como já citado anteriormente neste post, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos serviços ou produtos, além da facilidade para fazer a aquisição e encontrar informações. A tecnologia e a transformação digital foram determinantes para esse processo, visto que hoje é possível fazer compras on-line, em poucos cliques e sem sair de casa.

Logo, é imprescindível testar suas plataformas, tais como site institucional, blog e marketplace. 

Uma dica importante para os gestores: acesse as páginas como se fosse um consumidor e analise como foi a sua experiência. Verifique a velocidade da página, layout, erros de links, entre outros. Isso vai garantir que o seu público tenha  uma experiência positiva ao acessar o seu site.

3. Supere as expectativas do cliente

A percepção do usuário é fundamental para gerar a satisfação do consumidor. Mas superar as expectativas é essencial para influenciar na fidelização do cliente e garantir resultados constantes.

Ao realizar um serviço, aposte em brindes e descontos, por exemplo, para encantar o seu público. Além disso, de atenção ao pós- venda, pois a experiência do cliente não está relacionada somente na pré-venda ao buscar por um serviço ou informação.

Coloque essas dicas em prática e eleve os resultados do seu negócio através da experiência dos seus consumidores!