O e-commerce é um tipo de plataforma digital onde uma empresa pode anunciar seus produtos e serviços por meio da internet. Trata-se de uma excelente alternativa aos empreendedores que querem encontrar consumidores virtuais.
O e-commerce é uma das principais formas de comercializar produtos ou serviços por meio da internet, atuando como uma excelente fonte de renda para diversas empresas.
Ele pode oferecer inúmeras vantagens ao seu negócio, como aumento de visibilidade e facilidade na verificação de métricas.
Além disso, ao aderir ao modelo de vendas pela internet por meio de um e-commerce, sua empresa pode aumentar significativamente seu faturamento.
E aí, está esperando o que para criar uma loja virtual para sua indústria?
Mas antes disso, confira nosso conteúdo e descubra como um e-commerce pode transformar sua forma de fazer negócios!
Confira os tópicos abordados:
- O que é e-commerce?
- Mercado de e-commerce no Brasil
- Quais as vantagens de investir em e-commerce?
- Como montar uma loja virtual
- Aproveite o mercado de e-commerce e venda mais
O que é e-commerce?
O termo e-commerce vem do inglês e significa comércio virtual.
E a tradução explica bem o conceito, pois e-commerce nada mais é do que um modelo de negócio onde uma empresa cria sua própria loja virtual dentro da internet.
Ou seja, em vez de abrir uma loja física, com vitrines e gôndolas, a empresa expôe seus produtos em um ambiente totalmente virtual.
Dessa forma, é possível atrair um grande público, pois o número de pessoas que realizam compras on-line cresce a cada dia.
Mercado de e-commerce no Brasil
De acordo com a pesquisa Webshoppers, promovida pela Elo em parceria com a Ebit, o mercado de e-commerce faturou R$ 47,7 bilhões em 2017.
Esse número mostra a força deste segmento, já que em 2016 o faturamento foi de R$ 44,4 bilhões.
Esse aumento se deve ao elevado número de pedidos feitos em plataformas de e-commerce, que foi de 106,3 milhões para 111,2 milhões.
Além disso, o estudo ainda prevê um crescimento de cerca de 12% até o fim de 2018, chegando a R$ 53,5 bilhões de faturamento.
Quais as vantagens de investir em e-commerce?
Como você já deve ter percebido, investir no segmento de e-commerce pode ser uma solução e tanto para a sua empresa.
Afinal, se o faturamento deste mercado está crescendo tanto, significa que as empresas que investem nele também estão se dando bem.
Mas a que se deve esse sucesso? Quais as vantagens que uma plataforma de e-commerce pode trazer a minha empresa?
Não se preocupe, pois esclarecemos isso agora. Confira:
Baixo custo
Se você tem ou já teve uma loja física em algum lugar, sabe que os custos são muitos, como aluguel, contas de água e luz, funcionários etc.
Isso não ocorre se você optar por criar seu próprio e-commerce.
Afinal, seus custos com estoque, por exemplo, são reduzidos, e você ainda pode trabalhar com uma equipe enxuta para administrar a loja on-line – ou ainda pode cuidar de tudo sozinho.
Além disso, os custos para anunciar produtos, hospedar sua página e realizar ações de marketing digital também são relativamente baixos.
Fácil acesso
Uma das principais vantagens de qualquer plataforma de vendas pela internet é a facilidade que o consumidor tem para encontrar e comprar mercadorias a qualquer hora e em qualquer lugar.
E com a variedade de plataformas existentes, como computadores, celulares e tablets, o consumidor tem ainda mais liberdade na hora de fazer suas compras.
Além disso, você pode alcançar clientes de qualquer lugar do mundo, afinal, a internet não reconhece distâncias físicas
O próprio empreendedor também tem muita facilidade para administrar e supervisionar seu negócio onde e quando quiser.
Variedade de produtos
Em uma loja física, nem sempre é possível vender todos os tipos de mercadoria que um empreendedor deseja, seja por falta de espaço ou por dificuldades logísticas.
Em um e-commerce isso é diferente, afinal você pode oferecer diversos tipos de produtos e fazer parcerias com grandes fornecedores para conseguir distribuí-los.
Além disso, a variedade de públicos na internet te permite trabalhar em diferentes nichos.
Facilidade para mensurar resultados
Em uma plataforma digital é possível ter dados mais precisos sobre os resultados de uma empresa.
Afinal, por meio de ferramentas como o Google Analytics, você consegue ter acesso a informações importantes, como quantas pessoas acessaram seu site e quais páginas receberam mais visitas.
Tudo isso pode ser feito com apenas alguns cliques, permitindo a você fazer relatórios completos sobre os resultados do seu e-commerce.
E aí, curtiu os benefícios que um e-commerce pode proporcionar?
Então descubra agora como criar uma loja virtual!
Como montar uma loja virtual
O primeiro passo para começar a criar sua própria loja online é pensar bem em quais produtos você vai investir.
Para isso, faça uma pesquisa de mercado: veja quais tipos de mercadorias são capazes de atrair um público fiel a sua empresa.
Depois de ter em mente o que você vai vender, trabalhe para descobrir o perfil dos seus potenciais clientes.
Entenda as preferências desse público e realize ações para satisfazê-lo.
Seu plano de marketing, por exemplo, deve ser feito com base nessas informações, para que você consiga atrair os clientes ideais para a sua empresa.
Depois disso, pense na criação da plataforma: chegou a hora de dar uma cara a sua loja virtual.
Para isso, você precisará de uma equipe de profissionais especializados, como programadores, designers e redatores.
Lembre-se que a interface do seu e-commerce será responsável por fazer com que seu cliente fique no site, portanto invista em um layout simples e objetivo, mas que consiga conquistar seus clientes.
Outro ponto importante é fornecer todas as informações possíveis para o seu cliente, tanto sobre seus produtos, quanto sobre sua empresa.
Dessa forma, você diminui as chances deles abandonarem o carrinho de compra por conta de uma dúvida.
E por último, mas não menos importante, invista em estratégias de Marketing Digital, como SEO e Marketing de Conteúdo.
Se quiser saber mais sobre o tema, acesse nosso e-book:
Aproveite o mercado de e-commerce e venda mais
Viu como a internet e o mercado de e-commerce podem gerar muito mais lucro a sua empresa?
Pois é, mas lembre-se sempre de planejar cada ação e estudar seu segmento para não investir errado.
Por isso, use nossas dicas para crescer cada vez mais!
E se quiser saber ainda mais sobre como vender pela internet, leia nosso conteúdo que explica como funciona uma plataforma de marketplace.