Criar personas é parte fundamental do sucesso de uma empresa! Afinal, saber como identificar o perfil do cliente é uma forma de ir aos lugares certos para divulgar produtos ou serviços. Saiba como fazer isso e se destaque no mercado!
Uma estratégia de marketing de qualidade deve ser inteiramente baseada no público que você deseja atingir.
Afinal, a ideia é que você atraia pessoas com mais probabilidade de se tornarem leads (potenciais clientes) e, posteriormente, clientes efetivos e fidelizados.
Para isso, todas as estratégias, táticas e ferramentas que irão compor seu planejamento precisam ser focadas no interesse do seu comprador ideal, ou seja, em criar personas.
Mas, você consegue entender porque personas são tão importantes para o sucesso do seu negócio?
A buyer persona é uma representação semi-fictícia de um cliente ideal e surgiu como uma forma de segmentar e definir detalhadamente quem é seu potencial consumidor.
A partir de sua criação, o conceito de buyer persona se tornou indispensável para todos os tipos de estratégias de sucesso
Afinal, é extremamente importante que você saiba quem influencia o processo de compras da sua indústria.
Se a sua equipe de marketing não está sabendo criar personas, sua empresa não alcançará resultados promissores.
Sendo assim, continue lendo o artigo que preparamos para você e entenda porque personas são tão importantes e como defini-las:
O que é persona?
Criar personas para o seu negócio tem como objetivos: providenciar informações sobre o seu público-alvo para ser mais assertivo com as suas estratégias e oferecer condições para a produção de conteúdos relevantes e úteis para seus leads.
Isso é feito por meio da seguinte metodologia: pesquisa, identificação de tendências e criação de perfis de personas.
Se, através de uma pesquisa feita, você identificou que o seu público é composto por engenheiros de produção, por exemplo, você deverá identificar tendências que ter permitem se comunicar em termos mais técnicos de forma interessante.
Depois disso, você deverá partir para a criação do perfil da sua buyer persona, ou seja, construir um personagem ou, até mesmo, identificar uma pessoa que seja ícone de parâmetro para guiar suas ações e comunicações futuras.
Isso irá garantir o sucesso da sua estratégia e, consequentemente, da sua empresa.
Entenda como criar personas
Primeiro passo para entender porque personas são tão importantes é saber que o personagem foi criado com base em pessoas reais, ou seja, o resultado indica o perfil exato dos seus clientes em potencial.
Para obter informações sobre seus clientes e criar um alvo certo, a pesquisa de mercado e de dados são essenciais.
Esse perfil possui as características de comportamento, demográficas e até psicológicas dos seus potenciais clientes.
Conheça o perfil do consumidor
Pense sobre o dia de sua persona: onde ela passa a maior parte do tempo? Atua em qual setor?
Qual o cargo profissional dela? Qual o horário de trabalho que fazem? Quais seus maiores desafios? Ela usa a Internet para pesquisar o que?
Pensar nesses detalhes talvez parece besteira, mas é muito importante para criar personas e atingir seu público-alvo.
Saiba quais são as reais dores da sua persona
Se você não está resolvendo problemas do seu cliente, isto pode ser um grande e real problema para a sua empresa.
Sendo assim, na hora de criar personas, você precisa saber exatamente quais são as dores dos seus potenciais clientes.
Atualmente, um telefonema irrelevante, por exemplo, é imediatamente recusado e ignorado pelos clientes e isso ocorre no ambiente on-line da mesma forma.
Caso um usuário seja interrompido por um conteúdo intrusivo, incomodado por um e-mail desnecessário e irrelevante e coisas do gênero, ele descarta a possibilidade de interação imediatamente.
Por isso, é fundamental entender as reais necessidades que a sua persona tem.
Quando você se atenta à esses pontos, você demonstra que realmente se importa com seus clientes e gera valor a sua marca, além da possibilidade de fidelizá-los.
Mas qual a real importância das personas?
Independente da situação, atrair um cliente que não tenha o perfil certo sai caro e gera prejuízos para a sua indústria.
Isso porque você irá investir em quem não está interessado em seu produto/serviço em vez de focar em seus clientes ideias, ou seja, seus leads.
Por esse motivo, é muito importante traçar uma estratégia totalmente focada em criar personas ideais para sua empresa e não correr o risco de desperdiçar seus investimentos.
Sabendo quem é sua buyer persona, suas estratégias de marketing se tornam assertivas e torna-se possível gerar resultados produtivos.
Tenha suas personas como um norteador estratégico
O ideal é saber como se comunicar com a sua persona em todos os estágios do funil de vendas.
Assim, ela verá sua marca mais como uma parceira, do que como uma empresa propriamente dita. Isso gera maiores possibilidades de fidelização.
Atente-se sempre ao mercado, pois algumas mudanças em hábitos de consumo podem ocorrer e com isso o perfil da sua persona precisa ser atualizado.
Lembre-se sempre: sua persona é sua base, ela é quem te ajudará a saber como vender mais!
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