Você sabe como vender mais e melhor? Sabe como aumentar o lucro da sua empresa? Se ainda não, nós temos a solução! Confira nosso guia definitivo com dicas exclusivas para lucrar mais e alcançar o sucesso no mercado!
Como diz Patricia Fripp, coach executiva, “você não fecha uma venda, você abre as portas de um relacionamento, se quer construir um negócio duradouro e de sucesso.”
É focando nesse objetivo que torna-se possível saber como vender mais.
As vendas assertivas de uma empresa estão ligadas à uma série de processos, estratégias, estudos e treinamentos.
Isso porque não adianta tentar vender um produto ou serviço sem estudá-lo, sem analisar seu público-alvo e os objetivos do seu negócio.
Porém, uma vez que você foi capaz de elevar o patamar das vendas da sua empresa, é fundamental mantê-lo e fazer com que elas não sofram declínio.
Sendo assim, é fundamental definir objetivos e estratégias, definir a jornada do seu consumidor, investir em estratégias assertivas e qualificadas.
Além disso, você ainda consegue vender a necessidade do cliente, fidelizá-lo no pós-venda e manter-se sempre à frente da concorrência por meio de inovações e tendências.
É focando em como vender mais que preparamos este artigo para você.
Nele iremos oferecer um guia para te auxiliar em todo o processo e garantir um bom retorno para o seu negócio.
Confira os seguintes tópicos a seguir:
- Defina os objetivos e estratégias do seu negócio
- Invista em estratégias de Marketing Digital
- Fidelize e mantenha seu público
- Inove e se mantenha à frente da concorrência
- Aplique as práticas necessárias para saber como fazer sua empresa vender mais
Defina os objetivos e estratégias do seu negócio
O primeiro passo para ter sucesso nas suas vendas é ter bem claro e definido quais são seus objetivos.
Neste caso, seu intuito é saber como vender mais, então é hora de começar a pensar em quais estratégias trarão mais resultados para sua empresa.
Entenda a necessidade dos seus consumidores
Comece escutando o seu público, entendendo as vontades dele, suas necessidades e possíveis reclamações.
Em paralelo, conheça detalhadamente o produto ou serviço que você está ofertando, saiba falar sobre ele, sanar dúvidas existentes e demonstrar a importância que ele tem na vida do consumidor.
Quando você tem essa compreensão, de forma geral, se torna possível atender a necessidade do cliente, pois você pode focar nos detalhes e personalizar seu atendimento, agregando valor ao seu negócio.
Saiba mapear a jornada do seu cliente
Outro passo fundamental para quem deseja saber como vender mais é compreender em que fase da jornada do consumidor seu cliente está.
Ou seja, ele ainda não conhece sua empresa, porém já conhece ou está por dentro do produto ou serviço ofertado e tem interesse de adquirir.
Dependendo do momento que seu possível consumidor estiver, isso mudará completamente a forma de entrar em contato, de fechar negócio e de cativá-lo.
Porém, tenha claro que todas as fases são fundamentais e de importância igual, afinal estão dentro de um ciclo evolutivo que deve ter sempre algo a agregar na vida do cliente.
Invista em estratégias de Marketing Digital
Atualmente, uma das formas mais assertivas de entender seu consumidor, divulgar seu negócio e obter bons resultados é por meio do ambiente digital.
Afinal, mais de metade da população brasileira acessa a Internet todos os dias, cerca de 58%, e mais de 90% das pessoas usam o meio on-line para fazer pesquisas antes de efetuar uma compra.
As estratégias de Marketing Digital, como o posicionamento em busca orgânica, a divulgação em redes sociais, os links patrocinados e assim por diante, são capazes de gerar credibilidade para o seu negócio.
Com isso, você pode aumentar sua visibilidade e fornecer meios de conquistar novos clientes.
Seus consumidores te encontrarão no ambiente on-line
Quando você investe no Marketing Digital, se desprende do Marketing Tradicional que geralmente é intrusivo, maçante e repetitivo, para poder gerar um maior retorno.
No caso do ambiente digital, se você souber aplicar as técnicas de SEO, por exemplo, usando corretamente as palavras-chave em seu conteúdo, fará com que seu site fique bem posicionado nos mecanismos de busca, como Google e Bing.
Quando você está bem posicionado, ganha maior visibilidade, e no momento que seu consumidor buscar por determinada palavra-chave, você irá aparecer para ele.
Isso fará com que ele chegue até você, conheça o seu negócio e, dessa forma, você não precisa ser intrusivo em sua abordagem.
Seu website como vendedor on-line
No momento em que seu consumidor vai até você, ele busca por informações que sejam de seu interesse e tenham relevância.
Por isso, você deve investir no seu cartão de visitas on-line, ou seja, a porta de entrada entre seu cliente e o seu negócio: seu website.
Quando você oferece boa navegabilidade, layout agradável e que atenda o seu público-alvo, você consegue ter a atenção do consumidor e gerar interesse nele.
Esse é um dos segredos de como vender mais.
Isto feito, começam as outras fases da jornada do consumidor, afinal você já conseguiu plantar a curiosidade e, possivelmente, oferecer uma oportunidade de sanar determinado problema.
Sendo assim, os próximos passos serão focados em mantê-lo presente, fechar negócio e ter constantemente uma relação positiva com o cliente.
Utilize as redes sociais a favor do seu negócio
As redes sociais são essenciais para entender como vender mais pela internet.
Isso porque, além de possibilitar a divulgação do produto ou serviço, elas permitem a interação entre cliente e empresa, assim como a disseminação do conteúdo entre os usuários.
É por conta disso que é fundamental se atentar à criação e manutenção das suas redes sociais, pois quando o seu cliente tem uma boa experiência, eles divulgam o seu negócio positivamente.
Além disso, eles ainda fazem comentários e se engajam, o que traz credibilidade à sua marca.
Porém, quando a experiência for negativa, ele pode ter essas mesmas ações e acabar por disseminar uma imagem ruim da marca.
Por isso, procure manter saudável a visão da sua marca para os consumidores dentro das redes sociais.
Divulgue informações relevantes e de qualidade, nutra suas redes sociais constantemente e estabeleça contato com seus clientes, ou seja, responda comentários, tire dúvidas e tente ser sempre ágil.
Assim, as margens para uma má experiência não crescem e seus pontos positivos aumentam.
Quando você tem um bom relacionamento com seu cliente, a probabilidade de você mantê-lo e conseguir, inclusive, aumentar as vendas do seu negócio é bastante grande.
Fidelize e mantenha seu público
Uma das estratégias mais importantes para quem quer saber como vender mais é não focar no cliente apenas enquanto você tem interesse que ele feche negócio ou compre determinado produto.
É fundamental fidelizá-lo, afinal todas as experiências contam e interferem na sua credibilidade e posicionamento frente à concorrência.
Por isso, é fundamental que todo e qualquer colaborador de sua empresa seja treinado e esteja alinhado com as expectativas do negócio.
Assim será possível que seu cliente tenha um bom atendimento e fique satisfeito em qualquer situação.
Inove constantemente e se mantenha à frente da concorrência
A inovação é a arma fundamental do negócio.
Imagine sair na frente da concorrência ou então encontrar uma forma inovadora de fazer o que todos fazem?
Por exemplo, atualmente muitas empresas já investem em e-commerces, independente do nicho, seja do ramo da saúde ou uma loja de tênis.
Isso porque no ambiente on-line você tem várias formas de trabalhar com seu cliente e metrificar suas ações.
Porém, essa já é uma prática que está ficando cada vez menos usual.
Foi assim, de forma a inovar nesse mercado, que surgiram os Marketplaces.
Os Marketplaces, diferente dos e-commerces, são plataformas de compra e venda, na qual vários fornecedores ofertam seus serviços ou produtos e uma série de clientes entram em contato.
Quando você anuncia em uma plataforma de Marketplace de qualidade, encontra pessoas especializadas trabalhando pelo seu negócio.
Isso porque muitas dessas plataformas anunciam diariamente nas redes sociais a sua marca e seu produto/serviço, buscando por um conteúdo de qualidade e fazendo ponte entre o contato com sua empresa e seu cliente.
Ao investir em um Marketplace, você está dando um passo a mais na frente da concorrência.
Aplique as práticas necessárias para saber como vender mais
Neste artigo focamos em te guiar através de formas de como vender mais.
Agora é necessário aplicar cada estratégia e tática da forma correta.
Após conhecer seus objetivos, as necessidades do seu cliente e investir nas estratégias de marketing digital para o seu negócio, que tal pensar na última dica que te demos no texto e buscar investir em uma nova tendência on-line, os Marketplaces?
Sempre é tempo de inovar e conquistar novos patamares de sucesso com sua empresa.
Só assim é possível aumentar suas vendas de forma saudável.
Não perca tempo! Vá em busca do diferencial para o seu negócio e alavanque sua indústria agora mesmo.
E se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, leia nosso conteúdo sobre como vender mais pela internet!