A inovação nas empresas é essencial para o crescimento não só da indústria, mas como da economia brasileira como um todo. Isso porque investir no novo é a melhor forma de como destacar sua empresa no mercado. Saiba como fazer e mire o topo!
Numa época em que as coisas estão mudando constantemente, as indústrias têm se desdobrado para tentar vender, no mínimo, o mesmo volume de produtos/serviços de antigamente.
Isso porque, muitas vezes, é difícil saber reconhecer as verdadeiras oportunidades do mercado e, principalmente, criá-las.
As oportunidades de inovação nas empresas podem se manifestar na forma de novas tendências, como as tecnológicas, por exemplo.
Além disso, vale entender que, assim como você, seus clientes estão buscando saídas em meio aos obstáculos da atual situação econômica.
Portanto, busque alternativas viáveis de custos e desempenho, para assim oferecer um produto de alta qualidade à um baixo custo.
Para se atualizar e ter ideias de inovação nas empresas, navegue na web e, veja o que os concorrentes estão fazendo.
Além disso, procure por sites de feiras do seu setor e assim por diante.
Você pode se surpreender com a quantidade de oportunidades de conquistar mais clientes que surgem no exterior e até se basear nelas como modelos para a sua empresa.
Confira abaixo algumas dicas de como a inovação nas empresas pode ser útil ao seu negócio!
- Sustentabilidade: uma inovação nas empresas!
- Desapegue-se dos materiais que geram prejuízos
- Analise os processos da sua indústria
- Melhore seus produtos e gere clientes
- Invista na divulgação do seu negócio
- O segredo é a inovação na empresas
Sustentabilidade: uma inovação nas empresas!
A exigência por produtos e processos sustentáveis está crescendo cada vez mais, isso porque os consumidores estão mais atentos às políticas sócio-ambientais das empresas.
Atualmente existe uma crescente consciência coletiva que preza pela proteção ao meio ambiente.
A preocupação com o aquecimento global, por exemplo, resultou na criação de uma série de produtos alternativos e menos poluentes.
Isto ocorre tanto no processo de produção quanto no momento de descarte.
Sendo assim, apostar nesse mercado em ascensão é fundamental para quem busca inovação nas empresas e, com isso, novos clientes
Isso porque investir em sustentabilidade fortalece a imagem da sua marca.
Afinal, isto é visto como um diferencial em relação a concorrência, pois nem todas as empresas se preocupam com essa responsabilidade ambiental.
Se você ainda tiver a felicidade de descobrir ou criar algo inédito, poderá lançar produtos por antecipação, ou até registrar patentes, e capitalizar a empresa pelo licenciamento.
Desapegue-se dos materiais que geram prejuízos
Pelo menos em duas ocasiões, materiais usados no setor secundário acabaram condenados a remoção, descontinuação e descarte:
- O amianto, por exemplo, foi identificado como fator causador de tumores;
- Já os gases CFCs, R12 e R13 estão sendo substituídos por similares que não degradem a camada de Ozônio.
O mesmo vem ocorrendo com agrotóxicos e o Chumbo Tetraetila, por exemplo.
Quando casos como estes surgem, aparecem também oportunidades novas de estudar como atrair clientes novos.
Substituir ou descontinuar produtos prejudiciais à saúde é uma forma de demonstrar ao consumidor que a empresa também se preocupa com a saúde dele.
Assim como no caso da sustentabilidade, essa atitude agrega valor à marca, gerando mais credibilidade.
Por isso, este tipo de medida é uma inovação nas empresas interessadas em alcançar destaque no mercado.
Isso naturalmente te fornecerá vantagem competitiva e, possivelmente, um trunfo a mais na hora de investir em inovação e criatividade.
Além dessas vantagens citadas, quando você substitui um produto por outro mais “sustentável”, você também economiza com gastos desnecessários.
Analise os processos da sua indústria
Avaliar os próprios processos exige paciência, atenção e pensamento crítico.
É necessário conhecer o processo como um todo: desde a escolha e supervisão de matérias-primas, por exemplo, para produção, até o pós-venda.
Além disso, existem sempre observações interessantes a notar:
Procedimentos inexplicáveis ou redundantes, tarefas e controles repetitivos e paradigmas que se incorporaram à cultura do produto.
Isso auxilia no investimento em melhoria de processos, fazendo com que a sua qualidade de produto/serviço se eleve também.
Quando esta inovação nas empresas acontece, naturalmente os clientes ficam mais satisfeitos com sua entrega, gerando retornos positivos à empresa.
Vale investir também na análise de procedimentos contábeis e/ou administrativos.
O resultado pode ser uma grande redução de custos que o leve a superar a concorrência.
Melhore seus produtos e encontre novos clientes
Se você domina as funcionalidades do seu produto a ponto de vislumbrar melhorias, tente implementá-las.
Mesmo que você não disponha das tecnologias necessárias, busque sugestões na web e, eventualmente, troque informações com outras indústrias sobre possíveis formas de aplicar tais melhorias.
Você pode também pensar em terceirizar essa pesquisa, se julgar necessário.
O resultado pode levá-lo à liderança do seu segmento, fazendo com que você consiga
conquistar mais clientes
Além disso, é possível levar o seu produto aprimorado para teste com seus clientes e ver o retorno passado por eles.
Caso obtenha um retorno positivo, divulgue o produto e use isso para a captação de clientes.
Caso a resposta seja negativa, analise quais foram as reclamações e utilize isso como guia para uma próxima atualização.
Esta inovação nas empresas é responsável por fazer com que a competitividade no mercado também aumente.
Por isso, busque ter ideias inovadoras na hora de entender como atrair clientes.
Invista na divulgação do seu negócio
O mercado é vasto e, por isso, cabe às indústrias buscarem visibilidade por meio de um trabalho de marketing e divulgação.
Com isso, a tarefa de conquistar mais clientes através de marketing necessita de dedicação.
Entre as opções para fazer isso se destacam a terceirização ou a contratação de uma equipe focada neste trabalho.
Isso porque o público de hoje tem interesse em conteúdos relevantes, não invasivos e diretos, principalmente no ambiente digital.
Esta inovação nas empresas é uma tendência crescente de investimento.
Além disso, criar ou atualizar o site da sua empresa também é uma forma muito efetiva de se comunicar com seu público-alvo.
Assim como investir nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e outros.
Isso faz com que você estreite o relacionamento com seus clientes, gerando vantagens na prospecção de mercado.
Além disso, vale analisar em quais redes sociais o seu público está, para assim investir em conteúdo de qualidade e gerar clientes em potencial.
Isso te ajudará na busca e obtenção de novos clientes!
O segredo é a inovação na empresas
A sociedade se modifica com o passar do tempo e, com ela, a forma de consumo também.
Para estar dentro das novas exigências do público é preciso sempre se atualizar e inovar.
Lembre que o mercado está saturado e, com isso, assim como você, empreendedor, está em busca de novas ferramentas, seus clientes procuram produtos e serviços diferenciados.
Isso porque investir em inovação nas empresas é apostar no sucesso da sua marca!
Por isso, se você deseja encontrar novos consumidores e se especializar na prospecção de clientes qualificados, comece a mudança por você, ou melhor, pela sua indústria!