Interaction to Next Paint: saiba tudo sobre a nova métrica do Core Web Vitals

O Interaction to Next Paint (INP) é a novidade do Google que veio para substituir uma antiga métrica do Core Web Vitals. A novidade promete mudanças significativas na experiência do usuário na web, acompanhe o conteúdo e fique por dentro.

Em maio de 2023, o Google anunciou oficialmente a novidade que veio para melhorar a experiência do usuário na web. O Interaction to Next Paint (INP) substitui de forma definitiva o First Input Delay (FID) a partir de maio de 2024.

O INP é a métrica que mede a resposta visual de uma ação realizada pelo usuário. Por exemplo, quando um item é adicionado ao carrinho de compra do site é o aparecimento do ícone que informa ao usuário que a ação foi executada.

Para não ficar para trás nos relatórios de Core Web Vitals e na SERP, quem trabalha com SEO deve se adaptar aos novos critérios e priorizar o usuário. 

Confira mais informações sobre Interaction to Next Paint e comece a otimizar seu site para a mudança.

O que é Core Web Vitals?

Antes de conhecer a novidade é preciso refrescar a memória e relembrar o que é Core Web Vitals e qual sua importância. 

O CWV é um conjunto de métricas que avalia a experiência de um usuário no ambiente online. Seu principal objetivo é assegurar o Google de que uma página possui uma boa usabilidade. 

Seus indicadores são:

  • Largest Contentful Paint (LCP): mede o tempo de carregamento da página;
  • First Input Delay (FID): analisa o tempo que leva para que uma pessoa consiga interagir com a página inicialmente;
  • Cumulative Layout Shift (CLS): observa a estabilidade do conteúdo durante o tempo de carregamento da página e a interação do usuário.

Por meio dessas métricas, o buscador é capaz de compreender como está sendo a experiência das pessoas ao acessar diferentes sites. Sendo assim, o CWV é como um guia para que as empresas ofereçam boas interações aos seus usuários. 

Além disso, o Google anunciou, em 2020, que esse sistema seria incorporado ao seu algoritmo. Portanto, otimizar os sites se tornou uma estratégia dentro do SEO.

O que é Interaction to Next Paint (INP)?

Citamos acima que uma das métricas do Core Web Vitals é o First Input Delay (FID), o responsável por verificar quanto tempo leva para uma página carregar assim que o usuário a acessa. 

É exatamente essa métrica que será substituída pelo Interaction to Next Paint, uma vez que o foco agora é se certificar que toda ação tenha uma resposta rápida

Dessa forma, o usuário compreende que o site responde a seus comandos e não precisa recarregar a página ou abandonar o site.

Podemos usar como exemplo um e-commerce. Ao colocar um item em seu carrinho, a pessoa só terá certeza de que sua ação foi realizada com sucesso se ver que aparece algum tipo de ícone no carrinho. 

Pode parecer algo irrelevante, mas isso é um grande passo para o SEO e um maior ainda para a experiência do usuário.

Como o Interaction to Next Paint funciona na prática

Em junho de 2021, o Google relatou algumas limitações do FID e admitiu que uma métrica mais otimizada deveria contar com elementos como: considerar a resposta de todas as ações e não apenas a primeira. 

Além disso, também foi citado que a duração total de cada ação deveria ser medida com maior efetividade. Antes, era contabilizado apenas o tempo de atraso. 

Assim como, a necessidade de criar uma pontuação que agregasse todas as interações que acontecem durante o ciclo de vida de um usuário na página. 

De forma mais simples, com a atualização tudo o que um usuário fizer deve ter um tempo de resposta rápido. Ou seja, ao clicar em um botão de FAQ, por exemplo, a resposta da pergunta deve aparecer no menor tempo possível, veja:

Otimização para INP

Assim como as outras métricas que compõem o Core Web Vitals, o INP também possui um tempo de funcionamento recomendado. Com ele, é possível observar se o site está dentro do esperado ou se precisa melhorar. 

Para que ele esteja de acordo com o algoritmo do Google, a resposta do INP deve ser abaixo ou até 200 milissegundos. Acima desse número e até 500 milissegundos significa que a página precisa melhorar e acima disso significa que a página é insatisfatória. 

É preciso lembrar que essa métrica se integra ao algoritmo, portanto é fundamental que as empresas coloquem em prática as otimizações para não perderem seus pontos com o Google. 

Para isso, é preciso realizar algumas alterações no site com o objetivo de:

  • Diagnosticar interações demoradas;
  • Reduzir os atrasos de entrada
  • Otimizar os retornos de ação;
  • Minimizar os atrasos o máximo possível.

Nesse momento vale realizar testes com o site e identificar os atrasos desde já, sem esquecer que a métrica passa a valer definitivamente a partir de maio de 2024.

Fique de olho no Interaction to Next e não perca pontos

O Interaction to Next (INP) é a novidade do Google que agitou o mundo do SEO nos últimos meses. Mas, não precisa se preocupar que a nova métrica, que veio para substituir o FID, só será implementada em maio de 2024.

A novidade foca em melhorar ainda mais a experiência do usuário ao se certificar de que os sites possuem uma resposta ágil para todas suas ações. 

Portanto, é hora de colocar os testes em ação e começar a identificar atrasos no site da sua empresa. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria!