Ter um e-commerce ativo não é uma tarefa nada fácil, mas os empreendedores que estão sob uma excelente gestão conseguem alcançar o objetivo de estar em um e-commerce lucrativo, escalável e sustentável. Uma dúvida que os empreendedores iniciantes possuem é como fazer para escolher a melhor plataforma para Ecommerce da atualidade, ou seja, continue a leitura e descubra como disparar a produtividade do seu e-commerce.
Claro que além de entender o mercado e o cliente para qual o produto é destinado, saber qual é a melhor forma de postar os produtos na Internet e ter aumento na produtividade do e-commerce é realmente importante para alcançar excelentes lucros de curto, médio e longo prazo.
Afinal, ter um negócio online nos dias atuais é bastante comum, o que é realmente difícil é fazer esse negócio decolar e se destacar em meio a tantos concorrentes fortes. E para isso acontecer, o primeiro caminho plausível é otimizar o serviço e, assim, aumentar consideravelmente a produtividade.
Caminhos para aumentar a produtividade do e-commerce
O primeiro passo que todos precisam saber é que para conseguir lucrar com o modelo e-commerce com boa produtividade, muitas etapas devem ser passadas e estratégias ousadas terão que ser colocadas em prática. O e-commerce não pode apenas pensar na venda, afinal, o preparo, envio e entregas rápidas e com baixo custo para os clientes são o diferencial que todo usuário da Internet busca antes de realizar alguma compra em um e-commerce.
Claro que para oferecer todas essas questões, o dono do e-commerce precisa pensar sobre sua margem de lucro e como exercer projetos focados na produtividade, tendo assim uma visão mais ampla e estratégica sobre quando abrir mão de pequenas porcentagens de lucro para aumentar suas vendas. O primeiro passo para aumentar a produtividade pode ser atingido da seguinte forma:
Usando CRM de vendas
Uma das formas de aumentar a produtividade de um e-commerce é colocando um sistema que irá auxiliar o dono a conseguir estabelecer um excelente relacionamento com seus clientes.
Aumentando consideravelmente as probabilidades de uma empresa crescer, quando unimos um excelente CRM com os dados obtidos através da equipe de marketing do negócio e suporte ao cliente e vendas, o software CRM irá fazer seu papel, entregando melhorias para gerenciar as relações e responder às interações da melhor forma possível, dando então um Up no negócio.
Suporte de qualidade e humanizado pode ser uma boa ideia
A maioria das empresas que atuam na Internet atualmente utilizam o suporte robotizado, e isso pode, muitas vezes, atrapalhar o pós-venda de um produto graças aos chatbots. Existem relatos de usuários que deixaram de comprar em determinados e-commerces por causa da dificuldade de conseguir um atendimento humano.
Então, imagine só: o cliente não teve uma boa experiência com determinado produto e ao buscar o suporte e se deparar com robôs dificultando seu atendimento, desiste de expressar sua insatisfação para a empresa e decide levar isso para a internet.
Com certeza essa medida irá gerar medo nos demais consumidores que podiam fazer negócio com essa empresa e, consequentemente, polêmica. E como na internet as notícias se espalham rapidamente, logo os possíveis clientes podem acessar veículos de informações e verem que a classificação da empresa não é satisfatória, fazendo o e-commerce em questão perder vendas.
Investir na marca
Investir na marca é, sem sombra de dúvidas, a melhor dica. Todo e-commerce conhecido possui uma boa equipe de marketing divulgando sua marca, e mostrando que a empresa em questão possui uma boa autoridade.
Ao conseguir atingir esse feito e construir uma imagem sólida da empresa na Internet, as pessoas se sentirão confortáveis em fazer negócio com a empresa em questão e, isso, com certeza aumentará a produtividade e lucros do e-commerce. Seguindo essas dicas, além do aumento de produtividade do e-commerce, muitos outros benefícios serão alcançados, fazendo o negócio crescer.
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe em todas as suas redes sociais e não deixe de acompanhar o nosso blog. Por fim, gostaríamos de agradecer a você por dedicar seu tempo e atenção ao ler o nosso artigo. Esperamos que tenha sido útil e informativo, e estamos ansiosos para compartilhar mais informações valiosas com você em breve. Até a próxima!