Supply Chain é um termo bastante conhecido para definir a gestão de logística do ciclo de vida de um produto. Ou seja, com ele, você pode monitorar todas as etapas até a satisfação completa do cliente. Descubra como funciona e como adotar essa abordagem.
Imagine o seguinte cenário: um cliente entra na sua loja, pergunta por um produto e você precisa avisá-lo que está esgotado. Naturalmente, o cliente se vira e decide procurar em outra loja.
Essa situação poderia ser facilmente resolvida se existisse uma gestão de Supply Chain. É essa abordagem que garante a continuidade dos produtos para não falhar com os clientes. E isso não se limita apenas à empresa em si, mas aos colaboradores externos também.
É preciso saber se adaptar ao cenário econômico do país para se manter sempre em alta e com uma boa reputação.
Por isso, se você não sabe como utilizar essa abordagem no seu negócio, acompanhe o artigo a seguir e saiba mais.
- O que é Supply Chain?
- Como o Supply Chain funciona?
- Funções do Supply Chain dentro da empresa
- Benefícios do Supply Chain
- Desafios do Supply Chain
- Dicas para otimizar o Supply Chain
- Supply Chain em prática!
O que é Supply Chain?
Supply Chain significa, em tradução livre, Cadeia de suprimentos. O termo compõe todos os processos da criação de um produto até sua comercialização. Ou seja, fabricação, logística e distribuição.
Mais do que isso, podemos acrescentar nessa lista de processos, a criação de novos produtos, atendimento ao cliente, financeiro e campanhas de marketing.
Dessa forma, as áreas impactadas pelo Supply Chain incluem os produtores, os fornecedores, distribuidores, lojistas e todo o pessoal internamente envolvido nesses processos.
É devido a falta de gestão de Supply Chain que o cenário mencionado no primeiro parágrafo deste texto acontece com frequência em algumas empresas. Por isso, é tão importante saber administrar cada etapa de trabalho.
Como o Supply Chain funciona?
A Cadeia de Suprimentos precisa ser gerenciada e esse termo é o que chamamos de Supply Chain Management.
O Supply Chain funciona para identificar as necessidades e os processos de um segmento. Para isso, é preciso de uma análise profunda de mercado e demandas.
Dessa forma, ele permite que a empresa tenha um planejamento detalhado da sua capacidade logística, além de prever possíveis ausências de recursos de matéria-prima ou baixa oferta em épocas específicas.
Outro ponto relevante é que a Cadeia de Suprimentos é potencializada com o uso da tecnologia ao seu favor. Por isso, é aconselhável a modernização dos recursos e técnicas da empresa para automatizar as tarefas.
Existem diversas plataformas de logística integrada que podem te auxiliar para a inserção dessa nova abordagem. Além de otimizar os processos e controlar as operações, sua empresa reduz custos e toda a empresa acaba se alinhando.
Funções do Supply Chain dentro da empresa
De forma prática, entender o funcionamento de cada elo dessa corrente é fundamental para evitar os problemas causados pela falta de planejamento.
Tomamos como exemplo um lojista, para ele não é suficiente colocar um produto na estante e esperar que alguém se interesse. Na verdade, seu trabalho vai desde entender o ciclo de vida do produto, passando pelos fornecedores e por fim, descobrindo qual época do ano o produto sofre mais demanda.
Entenda que cada setor da abordagem de Supply Chain conta com um trabalho detalhado sobre o produto. É essa gestão que cuida da compra, armazenamento, controle de pedidos, entrega e, se necessário, trocas e devoluções.
Para estabelecer um bom planejamento de Supply Chain, atente-se aos seguintes itens:
- Análise de oferta e demanda;
- Planejamento de compras;
- Cotação de fornecedores;
- Fabricação do produto;
- Armazenamento;
- Venda e entrega do produto;
- Possibilidades de troca ou devoluções;
- Canais de comunicação e coleta de feedbacks.
Lembre-se de que a estratégia de Supply Chain só esta completa quando abrange processos internos e relações externas entre empresas. A abordagem não começa nas vitrines e nem termina quando o cliente o adquire.
Benefícios do Supply Chain
Com a implementação do Supply Chain os impactos tendem a ser positivos para toda a empresa. Alguns deles são:
Reduz custos operacionais
Quando falamos de Cadeia de Suprimentos, naturalmente um dos primeiros benefícios notáveis é a redução de custos. Afinal, o bom armazenamento ocupa apenas os espaços necessários evitando desperdícios ou situações de capital parado.
Essas “pequenas” garantias evitam custos futuros ou não planejados.
Controle de logística
Outro benefício quase imediato é o controle de logística. Obviamente, quando o gerenciamento é feito por profissionais capacitados as etapas são registradas, verificadas e aprovadas pelo controle de qualidade da empresa.
Isso desencadeia uma série de boas práticas nos setores seguintes. Quando um trabalho é bem feito, o melhor material chega para que a equipe seguinte também possa brilhar.
Integração de setores
Como o próprio nome indica, a Cadeia de Suprimentos é composta por um conjunto de elos, ou seja, de diferentes setores. Com isso, o objetivo passa a ser alinhar todas as equipes participantes (internas ou externas), a fim de aprimorar a operação e a produtividade.
Os setores envolvidos costumam ser:
- Vendas;
- Contabilidade;
- Compras;
- Produção;
- Marketing;
- RH;
- Estoque.
Dessa forma, os departamentos se complementam e realizam uma estratégia plural, tornando o Supply Chain realmente eficiente.
Potencializa as vendas
Por último, essa série de benefícios leva ao objetivo de potencializar as vendas. Uma abordagem eficiente consegue parcerias com fornecedores e transportadoras competentes.
Logo, mais produtos de qualidade chegam para serem comercializados e consequentemente mais vendas acontecem. Dessa forma, o cliente não vai sair da sua loja de mãos abanando da próxima vez.
É por isso que ressaltamos a importância da estratégia de Supply Chain. Os benefícios são inúmeros e ela alcança um papel estratégico no seu planejamento. Além de otimizar os setores e alavancar suas vendas.
Desafios do Supply Chain
Como você deve imaginar, o Supply Chain não é um processo tão simples de se implementar. Por isso, é possível que você esbarre com alguns desafios pelo caminho, entre eles:
Desafios Operacionais: são aqueles que dizem respeito às demandas e satisfação do consumidor. Abrangem a produtividade e organização dos processos e principalmente o transporte de carga problemático no país.
Desafios Estratégicos: trata-se da integração das várias equipes que compõem essa corrente. Para que os procedimentos ocorram da melhor maneira, é preciso inteligência de negócios e de ferramentas úteis para otimização.
Dicas para otimizar o Supply Chain
Agora que você já sabe o que é a cadeia de suprimentos e qual a sua importância para gerar resultados positivos dentro da empresa, chegou a hora de anotar algumas dicas para o uso dessa estratégia.
Para isso, é preciso estar de olho na execução das tarefas e na manutenção do sistema.
Escolha um sistema de gestão
Para um bom sistema, tenha boas ferramentas. Invista em plataformas confiáveis e qualificadas para te auxiliar com a gestão do Supply Chain.
Se possível, opte pela mais completa do mercado, com sistemas de overview e relatórios.
Envolva toda a equipe
Grandes mudanças são feitas por um conjunto de pessoas trabalhando em harmonia. Sendo assim, garanta que não só os setores estejam alinhados, mas também os colaboradores em si.
É importante que cada um entenda o papel que desempenha em prol de um benefício maior e como o sucesso dos processos depende delas. Elas são a alma da sua operação!
Fique de olho nos indicadores
Não basta implementar uma abordagem sem que haja um monitoramento.
Por isso, não se esqueça dos indicadores. São eles que mostram um cenário geral ou específico de como está indo o uso dessa estratégia. As métricas podem indicar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Esses recursos são valiosos para o planejamento de ações futuras. Busque mantê-lo atualizado e utilize os dados disponíveis. É com eles que se evita erros e repete acertos.
Observe as demandas da empresa
Analise as demandas da empresa. Observe a visão geral da empresa e entenda onde estão as falhas e os sucessos da estratégia. Assim, você aprimora o trabalho, otimiza os procedimentos e reduz os custos desnecessários.
Supply Chain em prática!
Não dá mais para subestimar o papel do gerenciamento de negócios dentro e fora da empresa. A implementação da estratégia de Cadeia de Suprimentos é essencial para um bom funcionamento das atividades logísticas.
O Supply Chain é a sua oportunidade de priorizar todas as etapas do processo do produto. Desde a matéria-prima até a comercialização dele. Uma boa gestão dessa corrente garante que suas vendas aumentem e sua empresa cresça em boa reputação.
Se chegou até aqui, com certeza já está pronto para integrar as estratégias do Supply Chain no seu negócio. E se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de acompanhar as postagens do Marketing para Indústria para saber tudo sobre o marketing digital e industrial!