Google Analytics 4: saiba tudo sobre as novidades da atualização

Google Analytics 4 é a atualização que chegou para substituir o Universal Analytics a partir de 1º de julho de 2023. Conheça mais sobre o GA4 e como o seu negócio deve realizar a migração.

Em 2019, o Google anunciou a criação da sua quarta ferramenta de análise de dados, o Google Analytics 4. A nova versão veio para atender às demandas do mercado que não trabalha mais somente com métricas web, mas também de aplicativos. 

Depois de anos de adaptação, no dia 1º de julho de 2023, o GA4 substituiu em definitivo o Google Universal Analytics, se tornando a única opção para quem trabalha com o buscador. Deixando o UA oficialmente no passado e muita gente preocupada.

A nova versão traz mudanças significativas de interface, apresentação e coleta de dados, com práticas mais atualizadas para privacidade dos usuários e recursos multiplataforma.

Quer saber mais sobre GA4, mudanças, atualizações e como trabalhar com a nova ferramenta? Reunimos tudo que você precisa saber neste conteúdo.

O que é Google Analytics 4?

O Google Analytics 4, ou GA4, é a versão atualizada da ferramenta de análise de dados que substitui o Universal Analytics (UA), propriedade da geração anterior. 

O recurso é disponibilizado gratuitamente para os sites que trabalham com estratégias Marketing Digital e SEO no buscador. Criadores de conteúdo e desenvolvedores podem recorrer à ferramenta para acessar métricas de tráfego e interação.

A atualização foi divulgada em 2019 e passou por uma implementação gradual para os usuários do Google Analytics. Em 1º de julho de 2023, as propriedades do UA deixaram de processar os dados coletados.

Buscando atender às novas demandas do mercado, o GA4 se torna a propriedade padrão de análise de dados do Google. Para isso, a nova versão trabalha tanto com métricas web como de aplicativos.

O Analytics 4 chega com a promessa de ser uma ferramenta do futuro e foca na personalização da experiência do usuário. Seu sistema de eventos analisa todas as ações que um visitante realiza em um site.

Além disso, o recurso oferece opções detalhadas de relatórios claros e acessíveis para diagnósticos aprofundados sobre o comportamento dos usuários.

Qual a importância de migrar para o Google Analytics 4?

A migração do Universal Analytics para o GA4 é compulsória, no sentido de que a propriedade passa a ser a única em funcionamento.

Portanto, todas as empresas que utilizam o Google Analytics em suas estratégias devem se atentar ao prazo para não perder os dados coletados previamente. 

A adaptação ao Google Analytics 4 é fundamental para assegurar a segurança e privacidade das informações dos usuários. Assim como, para manter a empresa por dentro das evoluções tecnológicas que chegam constantemente ao mercado. 

Vale lembrar que, com a atualização, os empreendimentos são capazes de ter acesso a relatórios mais detalhados sobre a jornada que um usuário tem em seu site. Com isso, se torna mais simples identificar os comportamentos dessas pessoas, suas necessidades e demandas. 

Sendo assim, ao realizar a migração a coleta de dados é aprimorada, oferecendo melhores possibilidades de análise e insights valiosos para o time de marketing.

Mudanças do universal Analytics para o Google Analytics 4

O GA4 representa o futuro do Google Analytics, sendo uma ferramenta poderosa para as empresas e podendo potencializar ações de SEO. 

Para utilizar esse recurso com mais assertividade é preciso entender quais são suas principais mudanças e o que elas significam. Confira:

  • Privacidade: no Google Analytics 4 a proteção de dados dos usuários é aprimorada. Isso porque, a atualização opera com o aprendizado de máquina e não armazena endereços de IP;
  • Análises detalhadas: a atualização do Google Analytics oferece uma visão ampla sobre toda a jornada do cliente e seus comportamentos, não somente no site, mas em todos os canais que o usuário utiliza;
  • Integrações: o GA4 também oferece a possibilidade de integração com o Google Ads, oferecendo uma uma visão ampla também sobre a performance de campanhas pagas;
  • Machine Learning: o aprendizado de máquina, com base em inteligência artificial, é utilizado para modelar dados com segurança e assegurar a privacidade dos usuários. Além disso, a machine learning oferece insights com base no comportamento dos visitantes.

Métricas do Google Analytics 4

A atualização do Google Analytics traz novas possibilidades e permite que as empresas tenham uma visão mais detalhada sobre o comportamento dos usuários em um site ou aplicativo. 

Isso significa que, os dados coletados representam cada movimento que um visitante fez, como as páginas que acessou, quanto tempo ficou e quais ações realizou.

A partir dessas informações, as empresas conseguem entender os hábitos de seus leads e clientes, possibilitando a implementação de ações pensadas especificamente para cada passo. Confira as novidades que o GA4 traz:

Sessões engajadas

A sessão engajada é uma métrica que começa a contar se um usuário ficar com o site ou app aberto em primeiro plano por 10 segundos.

O objetivo dessa análise é entender a taxa de rejeição, uma vez que se o visitante sair da página antes do tempo estabelecido será computadorizado como rejeição. 

É importante entender que a página deve estar aberta para que seja contada como sessão engajada. Sendo assim, se o usuário estiver com diversas abas abertas ela não será contabilizada pois essa pessoa não está ativamente no seu site. 

Sessões engajadas por usuário

A sessão engajada por usuário aponta o número de vezes que o mesmo ID de usuário retornou ao site ou aplicativo.

Essa métrica é importante para saber se uma pessoa tem voltado a página, quantas vezes ela realizou essa ação e seu tempo de permanência. Por meio desses dados, a empresa consegue entender quais são as páginas que fazem mais sucesso entre os visitantes.

Tempo médio de engajamento

O tempo médio de engajamento é o responsável por analisar o tempo que um usuário permaneceu em um site ou app. 

Assim como as métricas anteriores, essa também só é contabilizada se a página ficar aberta em primeiro plano no navegador.

Taxa de engajamento

Cada ação que um usuário realiza no site ou aplicativo se torna uma sessão no GA4, portanto a empresa é capaz de identificar o comportamento do usuário assim como os principais gatilhos que o fizeram interagir com algo na página. 

A taxa de engajamento é a responsável por identificar esses estímulos em sessões que ficaram abertas por mais de 10 segundos em páginas em primeiro plano. Para isso, as sessões com interação são divididas pelo total de sessões. 

Passo a passo para configurar o GA4

Agora que você conhece um pouco mais da atualização do Google Analytics, chegou o momento de fazer a migração. Para isso, siga o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site analytics.google.br;
  2. Faça o login no Google Analytics;
  3. Acesse a aba “Administrados” e a acesse a aba “Propriedade”;
  4. Clique em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”;
  5. Vá até a propriedade do GA4 e siga as configurações sugeridas pelo assistente.

Além de seguir os passos anteriores, não deixe de conferir a página do Google com as principais orientações de migração para o Google Analytics 4.

Não esqueça de migrar para o Google Analytics 4!

O Google Analytics se atualizou e a partir do dia 1º de julho de 2023 o Universal Analytics deixará de operar dando espaço para o Google Analytics 4.

A nova versão promete trazer inovação e acessibilidade para os times de marketing com relatórios claros e novas possibilidades. No entanto, para não ficar para trás, é necessário realizar a migração do UA para o GA4 e não perder os dados já coletados. 

Essa novidade oferece uma visão ampla sobre cada ação de um usuário no site ou aplicativo, uma vez que cada passo vira uma sessão. 

Por meio disso, a empresa consegue saber mais sobre o comportamento dos visitantes e trabalhar com ações mais efetivas em sua jornada de compra. Sendo assim, não deixe de realizar a migração para o Google Analytics 4 e não fique de fora.

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