Com o mercado de criptomoedas sempre em alta, cada vez mais pessoas estão buscando entrar para esse mundo e começar a investir nas mais variadas criptomoedas que estão disponíveis neste vasto mundo.
Porém, o que pode parecer algo simples para muitos, para outros pode se tornar uma tarefa extremamente complicada, principalmente, se nunca houve algum tipo de negociação envolvendo moedas digitais antes. Vale lembrar que esse é um mercado relativamente novo e que muitas pessoas ainda têm receio de investir nas criptomoedas.
Claro que o principal alvo de investimentos no mercado atualmente, são os ativos considerados criptomoeda estável. No caso, moedas como USDT, por exemplo. Mas o bitcoin, com certeza, é a moeda mais valorizada e a que possui maiores chances de trazer lucros interessantes para os investidores iniciantes.
Para saber como funciona a negociação no mercado do bitcoin, é necessário prosseguir a leitura, afinal, como mencionado, a negociação de bitcoin pode ser algo mais complexo do que aparenta ser.
Negociando bitcoin: como fazer?
Existem diversas maneiras de comprar criptomoedas, como bitcoin, ethereum, litecoin e outras, porém a forma mais segura é por meio das exchanges, ou melhor dizendo, as corretoras de criptomoedas, que são órgãos responsáveis por intermediar negociações de ativos de maneira mais segura. É muito importante estar atento a isso para que os seus dados estejam sempre seguros.
Em território nacional, existem diversas corretoras que juntam compradores e vendedores de criptoativos, unindo o útil ao agradável. Geralmente, o preço é determinado pela oferta e demanda, então, não há possibilidades de conseguir vender um ativo por um preço maior do que ele está valendo no mercado. Fica aqui a dica!
Vale ressaltar que para negociar bitcoin através das exchanges brasileiras, algumas taxas de trading acabam sendo cobradas para a plataforma conseguir fazer esse serviço tão fundamental para os investidores.
Qual a melhor exchange?
Saber qual é a melhor exchange brasileira é algo bastante difícil, afinal, para conseguir identificar a melhor, é necessário verificar quais são os benefícios que cada uma oferece.
Existem exchanges que trazem descontos na compra e venda de ativos, enquanto outras podem dar ativos digitais como prêmios de negociações. Mas o que realmente importa são as taxas cobradas, afinal, quanto maiores as taxas, maiores serão as perdas que o investidor terá realizando suas negociações nesse local.
Outro ponto interessante que também deve ser levado em consideração é se a exchange escolhida possui boa reputação ou se já teve advertências dos reguladores. Essa questão é fundamental para não entrar em uma enrascada, como fornecer dados pessoais para uma exchange falsa que está no “mercado” apenas para roubar suas informações e aplicar golpes através do nome de outras pessoas. Fique atento.
Qualquer pessoa pode realizar negociações no mercado de bitcoin?
Uma outra dúvida que assola a muitos que buscam entrar no mundo dos negócios de criptomoedas é se qualquer pessoa pode realizar a compra e a venda de ativos digitais.
A resposta é sim, qualquer pessoa que acessar uma exchange brasileira ou até mesmo internacional, adicionar fundos à sua wallet nesse local e tentar comprar ativos, conseguirá realizar a compra. Mas lembre-se de que, na cotação do real, um bitcoin pode ultrapassar o valor de R$130.000,00. Então, colocando o mínimo de dinheiro e realizando a compra, a pessoa irá adquirir apenas frações de uma moeda completa.
Sabendo como funcionam as negociações de bitcoin no mercado, como aderir a uma exchange confiável e tendo capital para começar a investir, será possível fazer a negociação. Lembrando que você pode começar a investir com um valor menor e ir aumentando aos poucos.
Além da famosa negociação através das exchanges, também existem a negociação p2p, ponto a ponto, porém, essa negociação não é recomendada para iniciantes, pois os riscos são mais altos, já que não envolve intermediários, esse tipo de investimento é recomendado para quem já está no mercado do criptomoedas. Também existem chances das moedas digitais serem enviadas para a wallet errada, o que leva o investidor a perder todo o valor que foi enviado para sempre.
De qualquer maneira, investir nas moedas digitais pode ser uma maneira de entrar no mercado de investimentos, mas é necessário entender que é um mundo que está sempre mudando e se adaptando. As criptomoedas podem representar um futuro, e é preciso analisar muito bem antes de fazer qualquer negócio.