Mobile friendly é a otimização de site exclusiva para desempenho e experiência em aparelhos móveis. Entenda como funciona, para que serve e como aplicar em seu site.
Você já reparou como as pessoas passam cada vez mais tempo no celular? Nos transportes públicos, na rua ou em qualquer estabelecimento é comum ver muita gente em frente a uma telinha.
Imagine que essa realidade também se aplica ao site da sua empresa. Para oferecer a melhor experiência e desempenho para esses usuários é bom verificar e garantir que o seu site já seja mobile friendly.
Em média, 80% do tráfego hoje vem de dispositivos móveis, isso significa que ter um site apropriado para mobile é fundamental para o seu negócio. Essa otimização é benéfica para estratégias de SEO e Marketing Digital.
Neste conteúdo você entende o que é um site mobile friendly, qual a sua importância, vantagens e como otimizar o seu site.
- O que é mobile friendly?
- Mobile friendly x Site responsivo
- O que é ser mobile friendly?
- Por que é importante aderir ao mobile friendly?
- Dicas para deixar seu site mobile friendly
- Hora de pôr em prática!
O que é mobile friendly?
Primeiro, vamos nos familiarizar com o termo. Um site mobile friendly é aquele que tem uma versão de layout exclusiva para os dispositivos móveis e que funcione tão bem quanto a versão para desktop.
O objetivo é fazer com que a experiência do usuário seja completa em ambas as versões. A ideia veio se popularizando e ganhando força nos últimos cinco anos. Tudo isso graças ao número cada vez maior de aparelhos móveis.
Dessa forma, ter uma página pensada apenas para um tipo de dispositivo, não é mais suficiente.
Existem algumas diferenças entre esses suportes, mas o mais óbvio e importante é o tamanho da tela.
Enquanto um computador possui a tela maior e em formato horizontal, um celular é praticamente o oposto. O display é menor e as telas são, em sua maioria, verticais.
Por isso, a maneira como pensamos e programamos nosso site, precisa levar em consideração os diferentes meios. Ter uma página mobile friendly é garantir que o seu usuário tenha uma melhor usabilidade, independentemente do formato.
Mobile friendly x Site responsivo
Mas, isso não é o mesmo que ter um site responsivo? Na verdade, não.
Um site responsivo é aquele otimizado para se adaptar aos diferentes formatos. Isso significa que o layout é o mesmo em qualquer versão, mas os códigos utilizados são próprios para a adaptação de tamanho.
O problema desse recurso, é que nem sempre ele é bem planejado. Dessa forma, alguns elementos da página podem não conseguir se adaptar tão bem a outros tamanhos. Isso interfere na experiência do usuário que não chega a ser 100% fiel ao modelo desktop.
Por outro lado, um site mobile friendly é construído com códigos que permitem esse outro layout. Ainda que as imagens e elementos sejam os mesmos, os comandos permitem uma disposição totalmente exclusiva para a versão mobile.
Lembrando que um recurso não anula o outro. Eles devem ser utilizados de maneira complementar a fim de garantir a melhor experiência possível para quem usa.
O que é ser mobile friendly?
Agora que você já sabe o que é e para que serve o mobile friendly, vamos ver quais critérios ele deve seguir.
Simples de utilizar
O site precisa ser o mais direto possível. É importante que o layout siga um design simples e de fácil navegação. Seu usuário deve achar o que ele procura do jeito mais intuitivo.
Rápido Carregamento
A velocidade de carregamento de um site mobile friendly tem que ser rápida. Do contrário, seu usuário pode desistir de esperar e ir embora. Cada segundo conta!
Se adapta a diferentes telas
Seja grande ou pequena, é importante que os elementos do seu site funcionem em diversos tamanhos. Ninguém quer que alguma informação importante seja perdida porque não coube na tela, não é?
Otimizados para comandos em toque
Em computadores, seu usuário tem à disposição um teclado maior e um mouse para clicar e explorar. Já pelo celular, o teclado é estreito e a navegação é feita pelo toque na tela.
Por isso, vale a pena verificar se comandos como a rolagem da tela e os botões funcionam em ambas as versões.
Sem elementos intrusivos
Elementos que aparecem de repente, como os pop-ups, podem ser desativados para essa versão. Isso porque, normalmente eles interrompem o fluxo de navegação, atrapalham a visualização da página e não se adequam ao formato do dispositivo.
Boa escaneabilidade
Essa técnica permite que um texto criado para o computador possa ser lido de forma legível em celulares e tablets. Mais do que diminuir o texto, a escolha da fonte impacta diretamente na sua legibilidade em tamanhos menores.
Outra dica importante é separar o texto de forma clara, deixando em negrito as informações importantes e fazendo bom uso das linkagens.
Por que é importante aderir ao mobile friendly?
Esse recurso altera a forma como o seu conteúdo é consumido.
Impacta o ranqueamento
Como mencionado no começo deste texto, o celular é a principal fonte de tráfego digital atualmente. Até mesmo os buscadores sabem disso e passaram a dar mais destaque para sites que são mobile friendly.
Melhora a experiência do usuário
Quando você investe em recursos que priorizam a experiência do usuário, ele tende a voltar sempre. Otimizar o layout e carregamento é essencial.
Diminui a taxa de rejeição
Imagine visitar uma casa toda bagunçada e descuidada. Aposto que você sairia o quanto antes. É assim que o usuário se sente ao entrar em um site não otimizado e cheio de elementos que o “expulsam” dali.
Dicas para deixar seu site mobile friendly
Decorou tudo? Então, pega papel e caneta e anota essas dicas para transformar seu site em mobile friendly:
- Invista em layout responsivo: ambos os recursos devem ser utilizados juntos;
- Foque no carregamento das páginas: seja rápido. Não deixe o usuário pensar que seu tempo está sendo desperdiçado;
- Formate o conteúdo: tenha um cuidado especial com as fontes, parágrafos e links;
- Estruture bem o site: usando os códigos certos, é possível criar um layout útil e funcional;
- Faça testes: experimente abrir o site em outros dispositivos e faça o teste do próprio Google.
Hora de pôr em prática
Agora você já sabe a importância do mobile friendly e como transformar o seu site. É hora de alcançar cada vez mais pessoas e aproveitar os resultados desse investimento.
A otimização de sites para dispositivos móveis contribui para melhor experiência dos usuários e é bastante importante para posicionamento em mecanismos de busca.
Para isso, basta que o canal da empresa seja simples de usar, apresenta rápido carregamento, boas escaneabilidade, adaptação para diferentes formatos de tela e elimine elementos intrusivos.
Gostou do conteúdo? Então, não pare por aqui! Acompanhe o Marketing para Indústria e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital.