Dicas de inteligência emocional para ser um líder melhor

Os técnicos são espertos com as máquinas. Os líderes são inteligentes com as pessoas. Existem muitos tipos de inteligência e a inteligência emocional, embora seja muito discutida nos dias de hoje, muitas vezes não é muito reconhecida no ambiente de trabalho. 

Ser capaz de identificar e gerenciar emoções, suas e dos outros, é o que ajuda você a gerenciar melhor os relacionamentos com cada perfil de colaborador. Pode ser um processo rigoroso cultivar a abertura para observar suas próprias emoções, mas esse trabalho levará a uma vida mais feliz e bem-sucedida.

Para ser emocionalmente inteligente, você precisa ser autoconsciente. Por exemplo, alguns líderes fingem sua autoconfiança e podem nem perceber. Há uma grande diferença entre a verdadeira autoconfiança e fingir. As pessoas com quem você trabalha podem subconscientemente sentir a diferença. 

Você trabalha com mais competência quando tem autoconfiança realista. Isso ocorre porque você entende seus sentimentos e pode dizer quando uma emoção forte está prestes a ocorrer, então você se ajusta. Entender seus sentimentos parece bem básico, mas na verdade é algo que leva muito tempo para as pessoas aprenderem.

Inteligência emocional e liderança

Alguém que é emocionalmente inteligente é resiliente e capaz de permanecer calmo sob pressão. Quando você fica chateado, você supera rapidamente e não insiste nisso. Você é a pessoa certa em uma crise, o que é um traço óbvio de liderança. Você também é emocionalmente equilibrado, mantém a angústia sob controle e não deixa que ela se espalhe para os outros ao seu redor. 

Líderes como esse tendem a ficar de olho em metas de longo prazo, não importa quais obstáculos possam ocorrer ao longo do caminho. A inteligência emocional também requer empatia, tanto emocional quanto cognitiva. Você realmente entende os sentimentos e perspectivas dos outros. 

Isso permite que você veja as coisas de muitos ângulos e as pessoas percebem isso. Ver como alguém se sente permite que você se comunique melhor. Pessoas assim também tendem a ser boas ouvintes, prestam mais atenção e ficam esperando a sua vez de falar.

A inteligência emocional é uma característica inata e uma habilidade aprendida. Analise as áreas abaixo e descubra onde você precisa se esforçar para melhorar diariamente. Se você é propenso a estar em sua própria bolha e gosta de trabalhar sozinho, pode precisar se trabalhar para alcançar mais inteligência emocional. Experimente estas dicas para começar:

Cerque-se de “QIs” emocionais mais elevados do que você

Faça um esforço para estar com pessoas que você admira e que têm qualidades, incluindo inteligência emocional, que você deseja imitar.

Leia mais

É realmente tão simples. Ler livros com estratégias de marketing, livros para melhorar seus hábitos, e também livros projetados para aumentar sua inteligência emocional. 

Pratique a escuta ativa

Você precisa parar de falar enquanto alguém está falando e perceber se está realmente formulando sua resposta em vez de ouvir. Isso leva tempo para aprender, mas as recompensas são boas. A escuta ativa aumenta a compaixão e a empatia – pilares da inteligência emocional.

Aprenda com seus erros

Ouvimos com tanta frequência que devemos aprender com nossos erros. Uma maneira de desenvolver essa habilidade é anotar erros ou falhas do passado e, em seguida, identificar o que deu errado e o que você pode aprender. Se você não dedicar tempo para observar essas coisas, você continuará repetindo-as.

Estratégias para melhorar o Quociente Emocional – QE no local de trabalho

Alto QI e experiência profissional são importantes, mas para crescer e evoluir em seu campo, você também precisa ser capaz de colaborar e se comunicar com colegas de trabalho, sem mencionar gerenciar suas reações diante de conflitos.

Na verdade, a inteligência emocional é quatro vezes mais confiável do que o QI para determinar o sucesso em seu campo. Existem várias competências-chave que você pode praticar para desenvolver a inteligência emocional no trabalho. Algumas delas, são:

Desenvolva a autoconsciência

O primeiro passo para melhorar sua inteligência emocional no trabalho é conhecer a si mesmo. Uma grande parte do QE é reconhecer e entender suas emoções e a influência que essas emoções têm em seu entorno. Mas antes que você possa reconhecer o impacto, você precisa identificar a fonte de suas emoções e possíveis gatilhos. Há uma variedade de técnicas para construir a autoconsciência, incluindo:

  • Escrever em um blog;
  • Identificando seus valores e princípios de condução;
  • Definindo sua motivação e propósito;
  • Fazer um teste de inteligência emocional ou avaliação de personalidade.

No local de trabalho, a melhor maneira de desenvolver a autoconsciência é conectar seu trabalho diário a uma equipe maior ou aos objetivos da empresa. Ter esse nível de compreensão ajuda a identificar por que você está fazendo o que está fazendo. 

Quando você tiver que tomar uma decisão, já terá a consciência de por que seu trabalho é importante e poderá tomar a decisão mais informada como resultado.

Aprimore sua empatia

A empatia é a sua capacidade de entender as necessidades dos outros por estar ciente de seus pensamentos e sentimentos. 

Essa habilidade é uma competência vital de liderança. Pesquisas mostram que gerentes classificados como empáticos por seus subordinados também são classificados como de alto desempenho por seus superiores. 

Demonstrar empatia no local de trabalho pode ajudar a melhorar suas interações com seus colegas de trabalho e levar a uma comunicação e colaboração mais eficazes. Para construir empatia, pratique: 

Entendendo os outros

Empatia é sobre se conectar com as emoções de outras pessoas. Para começar, concentre-se em desenvolver sua compreensão das outras pessoas. 

Se eles tomarem uma decisão que você não tomaria, analise como os valores subjacentes deles podem estar influenciando a decisão. 

Não julgamento

Todos nós temos uma pequena voz em nossa cabeça que faz suposições e julgamentos imediatos. 

Praticar o não julgamento não é tanto não ter essas suposições imediatas, mas sim aprender a ignorá-las em favor de um pensamento de longo prazo. 

Colocando-se no lugar do outro

Como a empatia tem a ver com conexão, uma ótima maneira de criar uma conexão é imaginar que você está no lugar da outra pessoa. 

Às vezes, eles tomarão uma decisão da qual você não gosta ou discorda, mas antes de reagir, tente imaginar a situação do ponto de vista deles.

Use a escuta ativa

A escuta ativa é a prática de ouvir para entender. Em vez de pensar no que você vai dizer em seguida, concentre toda a sua atenção no que a outra parte está dizendo. 

Faça um esforço consciente para ouvir não apenas as palavras que estão sendo ditas, mas também a mensagem completa por trás delas. Ao praticar a escuta ativa, você deve:

  • Dar toda a sua atenção ao orador;
  • Usar linguagem corporal e expressões faciais, como contato visual e um aceno ocasional, para mostrar que você está ouvindo;
  • Fornecer feedback, fazer perguntas e parafrasear o que o orador está dizendo para mostrar que você entendeu;
  • Evitar interromper o orador e permitir que ele termine cada ponto antes de responder; 
  • Responder respeitosamente sendo sincero, aberto e honesto. 

A escuta ativa é uma parte essencial do seu conjunto de habilidades de comunicação. Quando você faz um esforço para mostrar ao seu parceiro de conversa que suas palavras estão sendo ouvidas, você está construindo empatia, conexão e confiança entre você e seus colegas.