O ciclo de vida do cliente é a representação de todas as etapas que uma pessoa passa com uma empresa. Entenda a importância de analisar esses passos e como essas informações podem ajudar o seu negócio.
A partir do momento que uma pessoa descobre uma empresa, sua história começa. Por esse motivo, é preciso acompanhar esse lead durante toda a sua jornada.
Isso porque, a todo momento, esse potencial consumidor pode realizar uma compra ou escolher um concorrente. Portanto, toda a sua experiência deve ser positiva para uma relação duradoura.
Para isso, a marca deve levar em consideração as etapas presentes no ciclo de vida do cliente. Essa representação dos passos que uma pessoa realiza é a peça chave para entender seus hábitos de consumo e como se comunicar de forma assertiva com ela.
Com esse conhecimento, o empreendimento consegue traçar boas estratégias de Marketing e Vendas. Além de conquistar possibilidades de fidelização.
Quer saber quais são as etapas do ciclo de vida do cliente e como lidar com cada uma delas? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.
- O que é ciclo de vida do cliente?
- Como fazer uma boa gestão do ciclo de vida do cliente?
- Fique de olho no ciclo de vida do cliente!
O que é ciclo de vida do cliente?
O ciclo de vida do cliente é a representação das etapas que uma pessoa percorre por meio de sua experiência com uma empresa. Ou seja, uma jornada que se inicia no primeiro contato e que vai até o pós-venda.
Estar atento a esses passos é importante para que o empreendimento foque seus esforços em diferentes momentos e não apenas na prospecção de leads.
Com ele, é possível entender melhor o perfil do seu consumidor e seus hábitos de consumo. A partir disso, a empresa consegue compreender melhor quais as abordagens ideais para se trabalhar.
Estágios do ciclo de vida do cliente
Compreender cada momento que o consumidor se encontra durante uma compra é essencial para a empresa desenvolver ações assertivas.
Para isso, é necessário conhecer a fundo cada etapa e saber como trabalhar cada uma delas. Confira:
Segmentação
A primeira etapa do ciclo é o momento em que a empresa começa a entender qual o perfil ideal do cliente.
Nesse momento, é preciso conhecer os comportamentos, desejos, necessidades e objeções da persona.
Além disso, é nesse ponto que um bom plano de marketing deve ser estruturado. Para isso, as informações dos clientes devem ser claras e objetivas.
Aquisição
Depois de conhecer bem a persona e qual suas necessidades, chegou a hora de unir esforços para atrair leads e convertê-los em consumidores.
Para isso, utilize as informações coletadas na etapa de segmentação. Com elas, torna-se mais fácil identificar quais ações resultam em melhores resultados.
Sendo assim, utilize estratégias de Marketing de Conteúdo para chamar a atenção dessas pessoas. Além disso, não se esqueça que toda a experiência conta para convertê-los em um clientes.
Rentabilização
Com os clientes já conquistados é o momento de começar a investir para receber um retorno deles.
Nessa etapa, a empresa deve realizar esforços de vendas que não se prendam a apenas uma aquisição. Para isso, estratégias de Upsell e Cross sell são as ideais.
Dessa forma, a rentabilização dessas conversões se torna mais proveitosa. Além disso, com abordagens como essas, o ROI (Retorno Sobre o Investimento) recebe um aumento relevante.
Retenção
Manter um cliente é muito mais fácil do que conquistar um novo. Por esse motivo, a empresa deve realizar esforços para a retenção das pessoas que já conhecem e aprovam seu trabalho.
Para isso, é preciso atenção aos detalhes e conceder uma experiência positiva e diferenciada para todos que passam pela jornada de compra.
Dessa forma, é necessário escutar com cuidado os feedbacks dos consumidores e buscar sempre por pontos de melhoria. Essa constante evolução é essencial para uma taxa de retenção alta.
Recuperação
Nem as melhores estratégias de retenção são completamente eficazes. Por isso, a empresa deve levar em consideração outra etapa fundamental do ciclo de vida do cliente: a recuperação.
Nesse momento, o empreendimento deve entrar em contato com as pessoas que realizaram suas compras e entender em que momento a experiência deixou de ser proveitosa.
A partir dessa coleta de informações é possível encontrar pontos de melhoria para a evolução do seu negócio.
Como fazer uma boa gestão do ciclo de vida do cliente?
Agora que você sabe quais são as etapas do ciclo de vida do cliente, chegou a hora de colocar a mão na massa e traçar estratégias assertivas para cada uma delas.
Para isso, tenha em mente que conhecer o seu público-alvo é fundamental para o sucesso de todas essas dicas. Confira:
Chame e mantenha a atenção do cliente
Com tanta informação fácil na mão das pessoas e tantas opções de escolha no mercado, estar presente na mente dos seus consumidores é essencial.
Para isso, invista em estratégias de Marketing de Conteúdo e produza materiais de valor para atrair a atenção do público.
Dessa forma, a sua marca conquista engajamento e se torna autoridade no assunto. Além disso, boas ações tornam a taxa de conversão muito mais alta.
Desenvolva um programa de fidelidade
Programas de fidelidade são ideias para empresas que querem manter uma relação duradoura com seus consumidores.
Sendo assim, conceda condições e vantagens especiais para os clientes que realizaram algumas ações. Para isso, defina os critérios e divulgue nas redes sociais para engajar o público.
Simplifique o processo de compras
Quanto mais simples for o processo de compras de um consumidor, mais rápido é sua jornada. Com isso em mente, utilize canais de venda variados e deixe diferentes locais de atendimento à disposição.
Dessa forma, a empresa fica mais próxima de seus clientes. Além de estar preparada para qualquer eventualidade.
Faça um bom pós-venda
Um pós-venda eficiente abre possibilidades para fidelização e ajuda a transformar os clientes em promotores da marca.
Para isso, é preciso conhecer a fundo toda a jornada que o consumidor teve durante sua compra e estar presente até depois que ela é efetivada.
Escute os feedbacks
O ciclo de vida do cliente é algo que se repete a todo o momento. Por esse motivo, a empresa deve sempre se reinventar e buscar ações cada vez mais assertivas.
Sendo assim, recolha e escute os feedbacks que essas pessoas possuem sobre o atendimento, formas de pagamento e todas as outras pontas do seu serviço.
Isso pode ser feito por meio de:
- Comentários nas redes sociais;
- Pesquisas de satisfação;
- Contato por telefone;
- Reviews no site.
Fique de olho no ciclo de vida do cliente!
O ciclo de vida do cliente representa todas as etapas que uma pessoa passa durante sua jornada de compra. Com ela, a empresa consegue entender quais seus hábitos de consumo, necessidades e objeções.
Além disso, por meio desses passos, se torna possível desenvolver ações cada vez mais assertivas para converter leads em clientes e até conquistar a fidelização.
Para isso, é necessário conhecer bem o seu público-alvo e conceder uma experiência positiva para criar uma relação duradoura.
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