O SSI LinkedIn, ou Social Selling Index, é a métrica que analisa o poder de venda do usuário na rede social. Saiba como é calculado e como trabalhar o seu perfil para atrair mais conexões.
Estar presente nas redes sociais é importante para quem deseja aumentar seu alcance e seu nível de conexão com as pessoas. Ainda mais quando falamos sobre relações profissionais.
Isso porque, ao conhecer as pessoas certas e identificar os recursos ideais, o seu crescimento pessoal e profissional são potencializados.
Para isso, é fundamental utilizar boas práticas para aumentar o SSI Linkedin. Essa métrica calcula o alcance do seu perfil e a capacidade de atrair novas oportunidades de negócio.
Quer saber mais sobre o SSI Linkedin e como aumentar a sua pontuação? Continue acompanhando o artigo e fique por dentro de tudo.
- O que é Social Selling?
- O que é o SSI do LinkedIn e qual sua importância?
- Como melhorar o seu SSI LinkedIn
- Use o SSI LinkedIn para potencializar sua vida profissional!
O que é Social Selling?
Antes de partir para o SSI LinkedIn, precisamos entender o que é Social Selling e como esse conceito é aplicado nas plataformas digitais.
O Social Selling, ou Venda Social, é uma forma inovadora de realizar negócios por meio das redes sociais. Ou seja, é uma abordagem que utiliza as interações sociais nas mídias para encontrar parcerias.
Dessa forma, a empresa constrói uma relação de confiança com seus potenciais clientes e aumenta sua credibilidade.
É importante ressaltar que no Social Selling é preciso trabalhar essa relação com o lead de uma forma mais paciente. Dessa forma, essa conexão se torna mais sólida e duradoura.
A forma mais comum de praticar a Venda Social é por meio de grupos relacionados ao produto ou serviço que sua marca vende. Assim como, produzindo conteúdos de valor.
O que é o SSI do LinkedIn e qual sua importância?
O SSI, ou Social Selling Index, é uma estratégia criada pelo Linkedin, rede social profissional, para medir a capacidade dos usuários de “se promover”.
Para isso, a plataforma utiliza um indicador com variação entre 0 a 100. Essa pontuação é referente ao quanto você consegue promover o seu perfil na plataforma.
A avaliação leva em conta a eficácia da sua atividade na rede. A partir deste número é possível identificar pontos de melhoria e estratégias para alcançar um nível maior.
De acordo com o LinkedIn, os líderes de Social Selling Index criam 45% mais oportunidades que pessoas com o SSI baixo.
Outros dados mostram que 51% têm mais chances de alcançar seus objetivos e 78% ultrapassam a concorrência que não utiliza a plataforma.
Identificar a sua pontuação é simples, basta acessar o LinkedIn e analisar os dados do seu perfil profissional.
Como melhorar o seu SSI LinkedIn
O bom currículo é fundamental para se destacar profissionalmente na vida profissional. No entanto, com o aumento da tecnologia, é necessário estar presente também nas redes sociais.
Apenas criar um perfil não é o suficiente, você precisa construir uma imagem de sucesso e encontrar as conexões certas.
Confira a seguir as principais dicas para potencializar as suas ações de SSI:
Desenvolva um perfil completo
É importante lembrar que o SSI é uma pontuação criada dentro da rede social LinkedIn. Por esse motivo, é necessário seguir alguns direcionamentos na hora de criar o seu perfil.
Para isso, tenha em mente que o perfil é o primeiro contato que outra pessoa tem com você. Ou seja, é o seu cartão profissional no mundo online.
Sendo assim, leve em consideração pontos como:
- Foto profissional: escolha uma imagem que transmita o que você quer passar, como: credibilidade e criatividade. Para um ambiente profissional, fotos em momentos de lazer não são recomendadas;
- Foto de capa: o Linkedin possui a opção de escolher uma foto de capa. Nela, foque em transmitir algo que reflita o seu lado profissional e não pessoal;
- Palavras-chave: para encontrar recrutadores e conexões que façam sentido para os seus objetivos, coloque palavras-chave que envolvam o seu nicho;
- Descrição: esse é o espaço onde você deve colocar um breve resumo sobre quem você é e quais são seus objetivos na rede. Seja conciso e criativo para chamar a atenção dos usuários;
- Experiência profissional: adicione em seu perfil todas as experiências que já teve, sejam elas CLT ou voluntários. Se quiser, coloque também breves descrições sobre suas atividades nesses locais;
- Habilidades: a melhor forma de mostrar para as pessoas o que você sabe fazer é colocando suas principais habilidades no seu perfil. Sendo assim, liste as principais relacionadas ao seu trabalho;
- Recomendações: colocar o relato de outras pessoas no seu perfil é uma forma de aumentar a sua credibilidade.
Encontre boas conexões
O principal objetivo do LinkedIn é proporcionar um ambiente para interações entre os usuários.
Sendo assim, é essencial que você busque por conexões que façam sentido com o que você busca.
Para isso, procure por palavras-chave que envolvam o seu trabalho e fique de olho nas publicações que aparecem na timeline.
Além de potencializar o SSI, essas ações fazem com que você fique por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado.
Não se esqueça de que quanto mais conexões, maiores são as chances das pessoas também se conectarem a você.
Crie conteúdo de qualidade
Para atingir uma pontuação alta de SSI LinkedIn é preciso mais do que criar um perfil de sucesso. Manter as conexões demanda algo em troca e, nesse caso, a moeda principal é a produção de conteúdo de valor.
Isso acontece porque, ao criar material de qualidade e que ajude outras pessoas, as chances de alcançar novos usuários é bem maior.
Além disso, mostra o seu potencial profissional e potencializa sua autoridade naquele assunto.
Sendo assim, produza conteúdos que mostrem como é o seu dia de trabalho, dê dicas ou informações sobre a sua área e proponha reflexões.
Interaja e engaje
Com uma rede de conexões bem estruturada e conteúdos de valor, o seu perfil já tem grandes chances de alcançar novos usuários e conquistar uma pontuação mais alta.
No entanto, não podemos deixar de lado a interação e o engajamento. Esses são os pilares principais quando se trata de redes sociais.
Isso porque, é por meio de engajamento que o seu perfil chega a novos lugares e com a interação uma relação mais profunda é criada.
Para isso, responda os comentários das suas publicações e crie copys que inspirem seus seguidores a realizar compartilhamentos.
Use o SSI LinkedIn para potencializar sua vida profissional!
O SSI LinkedIn é uma métrica que analisa o quanto uma pessoa consegue se promover na rede social.
Ela utiliza princípios do Social Selling, ou Venda Social, para que uma pessoa consiga desenvolver estratégias para potencializar sua vida profissional.
Isso ocorre por meio da criação de conteúdos de valor e um perfil bem feito. Além de utilizar métodos de interação e engajamento.
Com ela, você é capaz de potencializar sua rede e criar conexões com outras pessoas e conquistar novas oportunidades.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria!