Embaixadores da marca são pessoas que representam a empresa em campanhas publicitárias e ações de marketing. Entenda como essa estratégia pode impulsionar o alcance da marca e trazer novos negócios.
Estabelecer uma conexão mais próxima com o público e transmitir valores é fundamental em qualquer estratégia de Marketing. Isso porque, os consumidores optam por realizar suas compras em empresas de confiança.
Os embaixadores da marca são pessoas de grande relevância no ambiente digital, que atuam como representantes da empresa. Na prática, esses perfis ampliam o alcance das ações de marketing usando suas redes para divulgação de produtos.
Dessa forma, a comunicação é humanizada, estreitando as relações e gerando identificação com a audiência.
Quer saber mais sobre os embaixadores da marca? Quem são eles? Como escolher os melhores para seu negócio? Continue acompanhando o artigo e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
- O que são embaixadores da marca?
- Vantagens de ter embaixadores da marca
- Como escolher o embaixador da marca ideal
- Invista nos embaixadores da marca para conquistar o público!
O que são embaixadores da marca?
O embaixador da marca tem como principal atuação ser o porta voz de uma marca. Ou seja, é uma pessoa que apoia, promove e difunde os valores e visões de uma empresa.
Ele pode ser um funcionário, influenciador digital ou até mesmo um cliente que se destacou. O que deve ser levado em consideração é o alinhamento que essa pessoa tem com os princípios da marca.
O embaixador atua principalmente nas redes sociais, possibilitando uma relação mais próxima com o público. Isso porque, dar “rosto” à instituição humaniza as ações de marketing.
Com isso, as campanhas de marketing e esforços de vendas se tornam mais profundas e atendem às complexas demandas do público.
Vale ressaltar que o embaixador não é o garoto propaganda da empresa, mas sim aquele que empresta sua imagem para que as ações sejam mais assertivas.
Embaixador X promotor
Apesar de parecerem conceitos iguais, o embaixador e o promotor exercem funções diferentes.
O embaixador atua como porta-voz e deve conhecer a fundo a missão e a visão da marca. Além disso, ele deve compactuar com seus princípios e ser uma ponte entre consumidor e empresa.
A pessoa escolhida para isso faz parte de inúmeras campanhas de marketing e está sempre em conjunto com a instituição que representa.
Já o promotor não possui uma relação tão profunda e próxima com a marca. Isso porque ele atua em publicidades pontuais.
Com ele, não é necessário se preocupar tanto com o alinhamento aos ideais da empresa. Aqui o fator que é considerado na escolha do promotor é o seu alcance e engajamento com o público-alvo.
Vantagens de ter embaixadores da marca
Os embaixadores da marca têm o trabalho de conectar a empresa com o cliente. Essa abordagem traz inúmeros benefícios quando implementada da forma certa.
Uma pesquisa realizada pela InPress Porter Novelli mostra que 90% dos consumidores confiam mais em uma empresa com propósito. Para que esses consumidores saibam quais são eles e se a marca de fato os segue é preciso que eles tenham uma conversa mais direta.
Essa demanda por uma proximidade mais bem estabelecida é o que torna o embaixador tão importante.
Além disso, o embaixador escolhido faz com que a marca alcance novos públicos. Tornando um lançamento, por exemplo, mais visto.
Com isso, a instituição ganha exposição e leads que tem um alto potencial de compra. Uma vez que, eles conhecem e confiam na pessoa que está realizando a indicação.
Para o sucesso dessa estratégia não é necessário investir em um grande influenciador ou uma celebridade já consolidada. Uma opção é a empresa criar um programa de embaixadores para desenvolver essa personalidade internamente.
Isso garante total controle da estratégia e a certeza de que a pessoa escolhida está alinhada com os princípios da empresa.
Como escolher o embaixador da marca ideal
Escolher os embaixadores da marca é uma tarefa que demanda cuidado e atenção. É preciso lembrar que as pessoas escolhidas são o rosto e a voz da empresa.
Sendo assim, a seleção deve ser precisa e levar em consideração alguns pontos importantes. Confira a seguir como escolher o embaixador certo para sua marca:
Conheça seu público
Para saber se comunicar com o público da forma correta, a empresa precisa entender quem são eles.
Mapear seus hábitos, necessidades e desejos é uma forma assertiva de desenvolver campanhas de marketing e ações de vendas que façam sentido.
Dessa forma, os esforços da instituição atingem o alvo certo. Isso reduz o desperdício de tempo e investimento, além de aumentar as taxas de conversão.
Monitore as mídias sociais
Grande parte do trabalho dos embaixadores da marca está nas redes sociais. Sendo assim, é essencial que exista um monitoramento constante das plataformas.
Isso permite que a empresa tenha uma visão ampla sobre a percepção que os usuários têm da marca. Além de facilitar na identificação de pontos de melhoria.
É importante lembrar que é nesses espaços que os influenciadores atuam. Sendo assim, ao ficar de olho nas redes, a empresa tem uma maior facilidade na hora de encontrar os embaixadores certos.
Fique de olho nos potenciais embaixadores
Para representar a marca da forma certa, os embaixadores precisam estar alinhados com os valores da empresa.
É apenas assim que o público sente confiança no que está sendo falado e se aproxima da instituição.
Encontrar essas pessoas que partilham da mesma visão demanda uma pesquisa aprofundada. Além disso, é preciso levar em consideração alguns pontos como:
- Número de seguidores;
- Taxas de engajamento;
- Nicho;
- Público-alvo;
- Reputação online.
Invista nos embaixadores da marca para conquistar o público!
Embaixadores da marca são pessoas responsáveis por serem o rosto e a voz de uma empresa em campanhas de marketing.
Com eles, o público desenvolve uma conexão mais forte e passa a confiar mais na instituição.
Para utilizar essa estratégia com sucesso, é preciso conhecer bem a pessoa escolhida e se certificar que ela está alinhada com os valores da marca.
Sendo assim, invista nessa abordagem e veja as taxas de conversão aumentarem.
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