Normalmente pensamos em inteligência em termos de conhecimento ou capacidade de raciocínio cognitivo, mas há outro tipo de inteligência que é tão importante – se não mais – em um ambiente de negócios.
A inteligência emocional, também conhecida como quociente emocional ou QE, é a capacidade de entender, usar e gerenciar suas próprias emoções de maneira positiva para aliviar o estresse, comunicar-se de maneira eficaz, ter empatia com os outros, superar desafios e neutralizar conflitos.
Em resumo, a inteligência emocional refere-se à capacidade de alguém de perceber, entender e responder às suas emoções e as dos outros.
Isso pode parecer uma qualidade fenomenal para gerenciar relacionamentos pessoais, mas a inteligência emocional também pode afetar sua produtividade.
Princípios da inteligência emocional no local de trabalho
A inteligência emocional ajuda você a construir relacionamentos mais fortes, ter sucesso na escola e no trabalho e alcançar sua carreira e objetivos pessoais.
Ela se manifesta em três dimensões principais:
Conscientização e regulamentação
Primeiro, há o lado introspectivo da inteligência emocional.
Esta dimensão diz respeito à sua capacidade de reconhecer, analisar e responder às suas emoções internas.
Por exemplo, se um grupo de pessoas ri de alguma ideia sua, a inteligência emocional permitirá que você reconheça a frustração ou a humilhação que sente e lhe dê algum nível de controle sobre essa emoção.
Empatia
A empatia permite que você sinta internamente o que as outras pessoas estão sentindo.
Isso possibilita que você se relacione com os outros em um nível mais profundo e reflexivo, compreendendo suas motivações e quem eles são como pessoas.
Habilidades sociais
A inteligência emocional oferece melhores habilidades sociais, pois você pode usar sua compreensão emocional para regular sua resposta, ajustar seu tom para diferentes públicos-alvo e descobrir a melhor atitude a tomar em quase todas as situações.
Benefícios de desenvolver a inteligência emocional
Todas as características citadas acima são importantes, mas a inteligência emocional lhe permite muitos outros benefícios pessoais e profissionais, como por exemplo:
Compreender e controlar as respostas emocionais
Quando você entende e tem a capacidade de controlar suas próprias respostas emocionais, torna-se menos suscetível a mudanças de humor ou reações contraproducentes a situações frustrantes.
Permitir que sua raiva ou pânico tome conta de você leva-o a agir de maneira automática e impulsiva, impedindo-o de pensar racionalmente ou de se concentrar em objetivos.
Isso desperdiça tempo e compromete instantaneamente sua produtividade.
Em vez disso, é melhor reconhecer de onde vêm essas emoções, controlá-las e proceder com a maior calma possível.
Colaborar com outras pessoas
Como você pode imaginar, líderes emocionalmente inteligentes são muito melhores em colaborar com outras pessoas – e a colaboração é vital em um ambiente acelerado.
Essas pessoas podem ler facilmente as emoções dos outros, reconhecendo seus pontos fortes, fracos e reações.
Também são adaptáveis, empáticas e estão mais dispostas a fazer sacrifícios pelo bem da equipe.
Aceitar e incorporar feedback
Pessoas com QE mais desenvolvido coletam feedback, mesmo que inclua críticas, sem levá-lo para o lado pessoal.
Elas também são capazes de dar feedback de forma mais produtiva, pois podem fornecê-lo com mais sensibilidade e maior foco nas necessidades individuais.
Sinais de inteligência emocional
Os estudiosos podem ter cunhado o termo “inteligência emocional” no início dos anos 90, mas os líderes empresariais rapidamente adotaram o conceito.
De acordo com a inteligência emocional, ou QE, o sucesso é fortemente influenciado por qualidades pessoais como perseverança, autocontrole e habilidade em se relacionar com os outros.
Muito já foi escrito sobre como melhorar o QE dos funcionários, mas é provável que os gerentes de contratação tomem melhores decisões quando procuram pessoas que já possuam altas pontuações de QE.
Algumas pessoas são naturalmente inclinadas a serem mais inteligentes emocionalmente, mas é uma habilidade e consciência que pode ser desenvolvida com o tempo.
Então, como você pode saber se você mesmo é emocionalmente inteligente? Procure estes sinais:
Você é capaz de articular experiências emocionais
Aprendemos o básico do vocabulário emocional quando crianças, com palavras como feliz, triste, bravo e louco.
Mas quão articulado você é ao descrever suas experiências emocionais mais complexas?
Um vocabulário expressivo e preciso é um sinal de que você é introspectivo o suficiente para entender suas próprias emoções e como as emoções funcionam em geral.
Por exemplo, você pode descrever algo como “nostálgico” em vez de “um pouco triste” ou sentir “irritabilidade relacionada ao estresse” em vez de “raiva”.
Você pode identificar facilmente pontos fortes e fracos
Líderes emocionalmente inteligentes são capazes de descobrir rapidamente os pontos fortes e fracos de seus funcionários – e não têm medo de admitir os seus.
Todo mundo é bom em coisas diferentes e todo mundo tem deficiências pessoais.
Descobrir isso é um sinal de que você presta muita atenção em como as pessoas interagem, consegue identificar pontos positivos e onde há necessidade de melhorias.
Você é um bom juiz de caráter
Pense nas outras pessoas com quem você interagiu no passado, sejam ex-membros da equipe ou amigos.
Quando você teve um “bom pressentimento” sobre alguém, como foi seu relacionamento com essa pessoa?
As primeiras impressões podem ser enganosas, mas se você tem um forte histórico de escolher pessoas confiáveis e positivas para se cercar, provavelmente tem uma forte capacidade de julgar o caráter das pessoas.
Você é um bom conselheiro
Com que frequência as pessoas em sua vida procuram você para pedir conselhos ou apoio quando estão enfrentando um problema difícil?
Se muitas pessoas o fazem, isso significa que elas confiam em você para não julgá-las, e você provavelmente lhes dá uma perspectiva emocional valiosa.
Em outras palavras, é um sinal de que você é uma pessoa emocionalmente inteligente e que os outros conseguem perceber isso.
Você pode deixar as coisas acontecerem
Todos os líderes passam por momentos de frustração, irritação e raiva, mas com que rapidez você consegue superar os seus?
Você é o tipo de pessoa que guarda rancor ou o tipo que perdoa e esquece? Seus erros o perseguem ou você tenta superá-los o mais rápido possível?
Pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de controlar suas reações e deixar as coisas acontecerem com relativa facilidade.
Imagine que você comece a gravar vídeos no Youtube para ganhar dinheiro. No começo, as pessoas podem te chamar de blogueirinho, mas você deve seguir no seu objetivo e não parar.
Você geralmente sabe como os outros estão se sentindo
Você consegue perceber quando alguém está estressado, mesmo quando a pessoa não demonstra externamente?
Você percebe quando seus amigos estão agindo de forma estranha, mesmo que essa atitude seja apenas um pouco diferente do comportamento normal deles?
Somente pessoas emocionalmente inteligentes percebem essas diferenças de forma consistente.
Você aceita outras crenças, estilos de trabalho e perspectivas
Não existe um tipo “certo” de profissional. Existem dezenas, senão centenas de crenças, estilos de trabalho e perspectivas aceitáveis.
Você é o tipo de pessoa que aceita e abraça as diferenças? Ou você tenta converter todos ao seu estilo específico?
Este artigo foi escrito por Rodrigo Dias Ávila, criador de conteúdo em rodrigodiasavila.com.br.