Product Qualified Lead é um contato que já conhece o produto oferecido pela empresa e que tem grandes chances de conversão. Acompanhe o conteúdo e saiba como esse lead pode se tornar um consumidor.
O Product Qualified Lead se destaca como estratégia de qualificação de leads por sua maior taxa de conversão e novas vendas.
Diferentemente dos MQLs (Marketing Qualified Leads) e SQLs (Sales Qualified Leads), esse modelo trabalha com o lead que já conhece as ferramentas oferecidas pela empresa.
Seja por meio de free trials, versões beta ou teste, o possível cliente ganha a oportunidade de conhecer melhor o produto antes de efetivar a compra. Em outras palavras, o contato é qualificado pelo próprio uso do produto.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o Product Qualified Lead? Acompanhe o conteúdo e aprenda a conquistar o lead como ninguém!
- O que é Product Qualified Lead (PQL)
- Qual a importância do Product Qualified Lead?
- Como o PQL se torna um cliente
- Como desenvolver um processo de qualificação de leads de forma assertiva
- Transforme o Product Qualified Lead em cliente!
O que é Product Qualified Lead (PQL)
O Product Qualified Lead (PQL) é um potencial cliente que já conhece e experimentou o produto oferecido pela empresa.
Esse método de qualificação leva em consideração a experiência primária que uma pessoa já tem com o produto.
Por exemplo, o usuário que se depara com uma versão de teste de um software já pode conhecer, testar e entender o valor que a ferramenta tem.
Sendo assim, a empresa já sabe como pode se comunicar com ele e quais são as possíveis objeções que pode ter no decorrer do processo de compra. Na prática, o PQL atende ao perfil ideal do consumidor.
Com isso, o trabalho de marketing e vendas é facilitado na estratégia PQL. Isso porque, os possíveis clientes são qualificados para compra com o uso do produto.
Em caso de tecnologias, no mercado SaaS, é possível conceder uma teste gratuito, free trial, para demonstrar as funcionalidades do software.
O que é MQL e SQL?
O PQL é um dos métodos de qualificação de leads. Essa estratégia traz inúmeros benefícios, mas não deve ser utilizada sozinha.
Além dela, existem outras duas qualificações que devem ser trabalhadas, são elas:
Marketing Qualified Leads (MQL): os leads qualificados para o marketing são as pessoas que realizaram algum tipo de interação com um conteúdo criado pela marca;
Sales Qualified Leads (SQL): leads qualificados pelas vendas são as pessoas que demonstraram interesse inicial nos produtos ou serviços da empresa.
Em resumo, o MQL possui conhecimento breve sobre o que é oferecido pela empresa. Já o SQL tem uma noção superficial sobre seu problema e sabe o que procura.
Por fim, o PQL sabe que aquele produto é o certo e mostra interesse em seguir com a compra.
Identificar em que momento está o possível cliente é fundamental para que a empresa consiga traçar estratégias assertivas.
Qual a importância do Product Qualified Lead?
As empresas que mais se beneficiam com o PQL são as que vendem Software as a Service (SaaS). Isso porque, elas podem oferecer planos de teste aos potenciais clientes.
A partir disso, é possível monitorar o comportamento desses usuário para encontrar as melhores formas de realizar a venda final.
Com essa estratégia, engajar as pessoas se torna uma tarefa mais simples. Visto que, ao mostrar exatamente o que você oferece, o lead consegue identificar quais são os benefícios do serviço.
Ou seja, isso faz com que ele consiga saber exatamente qual a solução oferecida pela empresa e isso torna sua visão mais clara.
No entanto, é preciso se lembrar que não é apenas de versões de teste que o negócio lucra. Sendo assim, é preciso reunir esforços para transformar esse lead qualificado em cliente.
Esse processo se torna mais simples ao identificar que aquela pessoa já mostrou interesse e atende ao perfil ideal de consumidor.
Em consequência, o ciclo de vendas é mais curto e com taxas de conversão mais altas.
Como o PQL se torna um cliente
Para que um PQL se torne um consumidor é preciso que o responsável pela venda entenda qual a melhor abordagem. Com isso definido, o vendedor garante uma experiência única para o potencial cliente.
A partir de informações coletadas do período de teste que o usuário utilizou, é possível identificar quais suas necessidades e o que ele mais gostou. E assim, o time comercial estrutura como a aproximação para a venda deve ser feita.
Além disso, o lead qualificado pelo produto já deixou suas informações de contato para conseguir acesso ao período de testes.
Isso significa que a empresa pode enviar e-mail marketing com lembretes sobre a assinatura da ferramenta.
Conteúdos sobre as funcionalidades, vantagens e dicas para utilizar o serviço também são uma ótima ideia para nutrir o lead e garantir que ele perceba o valor do que está testando.
Como desenvolver um processo de qualificação de leads de forma assertiva
Após entender o que é o Product Qualified Lead e qual sua importância para as empresas, chegou o momento de criar um processo de qualificação ideal para os potenciais clientes.
Confira as principais dicas:
Conceda uma demonstração do produto
Para que um lead seja qualificado pelo produto é necessário que ele conheça o que a empresa está oferecendo.
Isso pode ocorrer por meio de versões para testes e demonstrações dos itens vendidos. Com isso, o usuário consegue entender os benefícios e vantagens de realizar a compra.
Sendo assim, desenvolva uma versão gratuita que mostre ao usuário tudo que ele tem após adquirir o serviço completo.
Vale lembrar que esse processo ajuda a marca a estabelecer ações personalizadas ao longo do funil de vendas. Isso porque, ela consegue ter acesso aos comportamentos do lead que utilizou a ferramenta.
Defina quem é o consumidor ideal
Identificar o perfil do consumidor ideal auxilia a empresa a encontrar as estratégias mais assertivas para a conversão.
Nesse cenário é válido criar uma persona, um personagem semi-fictício que representa o cliente.
Para desenvolver um perfil claro, considere as seguintes informações:
- Faixa etária;
- Estilo de vida;
- Histórico de compras;
- Gênero;
- Desafios;
- Em qual momento do funil de vendas está.
Determine as intenções de compra
Para que um lead se qualifique pelo produto, ele deve mostrar que possui interesse em seguir com a compra ou assinatura.
Ao se tratar de um software, a empresa deve levar em considerações algumas informações, como:
- Quantas vezes o usuário acessou a ferramenta;
- Quais os recursos mais utilizados;
- Compartilhamento da ferramenta;
- Tempo de uso.
A partir desses dados é possível verificar se o usuário se encaixa no perfil de cliente e quais são os próximos passos para efetivar a venda.
Transforme o Product Qualified Lead em cliente!
O Product Qualified Lead (PQL) é o usuário que já conhece o produto, que se encaixa no perfil de cliente ideal e demonstrou interesse de compra.
Tudo isso ao conhecer uma versão de testes ou assinatura gratuita do produto ou serviço oferecido pela empresa.
Ao praticar esse método de qualificação se torna possível engajar ainda mais os possíveis clientes ao mostrar exatamente o que a marca possui.
Por isso, identifique se esse método de qualificação é o ideal para seu negócio e não perca tempo em transformar o PQL em consumidor.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria e fique por dentro de tudo!