Quando trata-se de design para mídias digitais (desktops, tablets, smartphones e smartwatches), as pessoas rapidamente pensam em belos layouts com muita estética, mas ele em si tem muito mais significado e definição do que apenas telas e fluxos, como é o caso do design inclusivo.
Quando se trata de atender as pessoas com qualidade e proporcionar acessibilidade, o design tem grande importância e relevância no ambiente digital.
Consequentemente, o design inclusivo é de fato um pré-requisito para o desenvolvimento de aplicativos que atendam às reais necessidades dos usuários.
Gostamos de dizer que entender e usar o design geral é essencial ao criar um produto ou serviço como, de acessórios para laboratório, pois eles tendem a tornar os produtos muito mais acessíveis, tornando as experiências cada vez melhores.
Por isso, conhecer e aplicar o design inclusivo em sua empresa é uma ação totalmente necessária, justamente para que o seu negócio estabeleça para o público a solução e experiências cada vez mais positivas.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o design inclusivo, evidenciando o seu significado. Então, veja algumas dicas de design inclusivo para social media e algumas empresas que tiveram sucesso através dessa estratégia. Confira!
O que é o design inclusivo?
O design inclusivo, através da sua aplicação, visa desenvolver produtos e serviços que atendam às diferentes necessidades de pessoas com deficiência permanente ou temporária.
Ou seja, diante da aplicação e utilização do design inclusivo ele tem como seu principalmente objetivo a experiência de uso de um produto ou serviço igual à de pessoas sem deficiência.
Considerando as condições específicas de cada caso, soluções baseadas em princípios gerais de design aumentam a praticidade e a funcionalidade das pessoas. Promovendo a independência, a segurança e potencializando a convivência social.
Por isso, ao considerar uma empresa de tecnologia ou até mesmo uma empresa de construção civil recife o design inclusivo tem se tornado cada vez mais necessário e um dos elementos principais diante das estratégias das empresas.
Dicas de design inclusivo para social media
Caso trabalhe com redes sociais e acha que design responsivo não tem nada a ver com o seu trabalho, é hora de repensar!
O design inclusivo para mídias sociais é um conceito baseado em fatos no qual os designers de UX e desenvolvedores da Web estão trabalhando.
Design inclusivo, também conhecido como design universal ou design para todos. Supõe que todos tenham oportunidades iguais de participar em todos os aspectos da sociedade, levando em consideração suas diferenças.
Transferir essa ideia para as redes sociais pode, por exemplo, mudar a comunicação e a interação entre marcas e pessoas com deficiência gerando melhorias até mesmo na gestão operacional e logística empresarial do seu negócio.
Sendo assim, confira algumas dicas de design inclusivo para social media e tenha muito mais direcionamento ao se tratar desse ramo tão importante.
1 – Faça textos acessíveis
Você sabia que pessoas com deficiência visual utilizam leitores de tela para acessar o conteúdo da internet.
O problema é que a leitura muitas vezes se limita aos métodos que costumamos usar nas redes sociais, como o uso de emojis, hashtags e arrobas.
Dessa forma, para evitar esses problemas e deixar seus textos mais claros e acessíveis, confira alguns pontos a serem considerados.
- Coloque menções e hashtags no final;
- Limite o uso de emojis;
- Evite usar arrobas ou como recurso de linguagem neutra;
- Escreva com uma linguagem clara.
Logo, ao se atentar a essas questões, os seus textos tendem a se tornar cada vez mais acessíveis, gerando muito mais clareza e objetividade através de toda a sua estrutura. Não se esqueça também de criar conteúdos de datas importantes, como férias de final de ano, entre outras.
2 – Descreva as imagens no texto alternativo
As principais plataformas de mídia social como Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook oferecem texto alternativo para suas postagens. Este recurso usa um leitor de tela para descrever imagens para deficientes visuais.
Através deste recurso, poderá promover uma melhor experiência do usuário e a inclusão de pessoas com deficiência visual.
Ou seja, ao estar noticiando sobre um carregamento e descarregamento de cargas ou até mesmo sobre algum evento em questão, descrever as imagens no texto alternativo tendem a ser exatamente o ponto-chave para o conteúdo ser muito mais acessível.
3 – Inclua legendas nos vídeos
Os vídeos estão se tornando cada vez mais populares nas redes sociais. Mas já pensou que muitas pessoas não ouvem o som dos seus vídeos? Os deficientes auditivos precisam de um recurso que os ajude a compreender o conteúdo dos vídeos: as legendas.
As plataformas de mídia social já estão trabalhando nisso. Por exemplo, o Instagram lançou em 2020 um recurso que gera legendas de vídeos automaticamente usando ferramentas de inteligência artificial.
Porém, se não quiser contar com legendas automáticas, que podem conter enganos, insira-as você mesmo!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.