O analista de mídias sociais ou social media se tornou um profissional essencial para empresas que investem na estratégia de marketing digital.
Esse profissional tem como responsabilidade promover a marca na internet, conquistar engajamento, produzir conteúdos, monitorar resultados, entre outras ações.
Para obter reconhecimento na profissão e executar um bom trabalho, é importante que um analista de mídias sociais tenha algumas habilidades básicas.
O que faz um analista de mídias sociais?
O trabalho de um analista de mídias sociais vai muito além de apenas criar postagens para algumas redes sociais. O primeiro passo é analisar o perfil da empresa para saber em quais redes sociais faz sentido ela atuar.
Somente depois de entender o cenário das redes sociais, o analista começa a exercer as suas principais atividades em uma empresa de bomba dosadora de cloro.
Planejamento das ações
Para construir um plano de marketing que seja eficiente nas redes sociais, o primeiro passo é a definição dos objetivos e do prazo de execução.
Então, em conjunto com o cliente, esse profissional saberá quais metas e KPIs deverá acompanhar visando garantir o resultado de suas ações, sabendo que está no caminho certo.
Também é importante definir uma brand persona e uma buyer persona. De acordo com elas é possível traçar a linguagem e o tom de voz a ser seguido nas publicações.
Produção de conteúdo para as redes sociais
Esse é o momento de sua empresa de impressão de pastas personalizadas produzir conteúdo e ganhar o coração do seu público.
Aqui surge a necessidade de criar um calendário editorial para organizar todos os conteúdos que serão postados, quando e onde.
Em algumas empresas, o analistas de redes sociais não é o responsável por todo o processo, de forma que ele delega tarefas para outros colaboradores.
Ele deve passar a ideia inicial ao redator, depois deve gerenciar a criação da arte com o designer, enviar para aprovação dos clientes, entre outras funções.
É importante ter um fluxo de trabalho bem definido e uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, que ajudam a diminuir falhas de comunicação e evitar problemas.
Gerenciamento das redes sociais
Após executar ou delegar tarefas de produção de conteúdo, o analista de mídias sociais passa a fazer sua atividade principal, que é o gerenciamento de redes sociais.
Isso envolve o agendamento de postagens em múltiplas plataformas, a checagem e o ajuste dos posts, quando solicitado pelo cliente. É preciso responder às dúvidas e reclamações dos usuários e garantir a interação com o público pelos comentários do feed.
Também deve-se fazer o monitoramento dos concorrentes, avaliação de menções da marca, analisar os resultados e checar se as estratégias estão funcionando.
Caso as ações de sua empresa de tubo de papel não estejam performando com o esperado, o analista deve reelaborar o plano conforme os insights adquiridos para apresentar os relatórios de resultado para o cliente.
Quanto ganha um analista de mídias sociais?
Esse profissional começa ganhando R$ 1.388, e pode chegar até R$ 2.612, com uma média em torno de R$ 1.951.
É preciso avaliar antes o cenário de sua região. Também é possível trabalhar como freelancer, atendendo seus próprios clientes e definindo sua renda de acordo com os trabalhos realizados.
Quais as habilidades do analista de mídias sociais?
Quem quer se tornar um analista de mídias sociais precisa ter algumas habilidades fundamentais, como:
- Formação em comunicação;
- Entendimento do negócio;
- Raciocínio rápido;
- Disposição para leitura;
- Conhecimento de ferramentas de marketing digital;
- Espírito empreendedor;
- Organização e planejamento;
- Criatividade e inovação;
- Habilidade para interpretação de dados;
- Capacidade de ser multitarefas;
- Perfil de resolvedor de problemas.
Se sua empresa de projeto de academia encontrar um profissional com esse perfil, vale a pena investir em sua contratação para alavancar a imagem de sua marca.
Uma marca deve ter um analista de mídias sociais
De acordo com uma pesquisa de 2019, 42% da população mundial utiliza alguma rede social, o que equivale a cerca de 3,2 bilhões de pessoas.
Os brasileiros são um dos povos que passam mais tempo online. De acordo com dados da Global Web Index, perdemos apenas para as Filipinas, passando em média 212 minutos por dia online.
Com tantos acessos nas redes sociais, você já deve estar pensando sobre as possibilidades que isso pode gerar para sua empresa.
Dessa forma, é fundamental contar com um analista de mídias sociais realmente qualificado e preparado para lidar com todos os desafios dessa profissão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.