Régua de relacionamento são ações estratégicas de comunicação com o consumidor em todos os estágios do Funil de Marketing. Descubra como melhorar o relacionamento com os clientes.
A relação entre marca e lead está entre os fatores de maior peso na decisão de compra. A régua de relacionamento funciona como ferramenta para trabalhar essa relação de forma mais eficiente e automatizada.
Realizar o contato constante com seu público aumenta a autoridade do negócio e a confiança do consumidor.
Para aplicar a régua, sua empresa deve planejar estrategicamente as ações, trabalhar com dados e aplicar técnicas de Marketing Digital.
Neste conteúdo, você encontra mais sobre o que é régua de relacionamento, entende seus benefícios, como criar e algumas ferramentas:
- O que é régua de relacionamento?
- Os benefícios da régua de relacionamento
- Como a sua indústria pode desenvolver uma régua de relacionamento
- Ferramentas para criar régua de relacionamento
- Estreite o relacionamento com o seu cliente
O que é régua de relacionamento?
Régua de relacionamento é um conjunto de ações de comunicação com o objetivo de criar um relacionamento com o público.
Neste contexto, a régua é a sequência estratégica de contatos com o cliente em todas as etapas da sua jornada de compra.
O objetivo dessa régua de comunicação é fazer com que o consumidor avance nas etapas do funil chegando ao momento de compra.
Em outras palavras, são as mensagens e ações automáticas disparadas funil de marketing. Ou seja, desde o clique no site, cadastro de formulário, passando por todas as etapas até o pós-venda.
Dessa forma, o padrão de comunicação pode ser definido, otimizado e replicado automaticamente para toda base de leads.
A régua de relacionamento pode ser usada para diversas finalidades objetivos. Tudo depende da circunstância e objetivo pretendido.
Régua para boas-vindas
Aplicada no primeiro momento de contato do potencial cliente com seu produto ou serviço.
Essa régua tem como função instruir o usuário sobre os primeiros passos e melhor uso do que foi contratado.
Régua para o abandono de carrinho
É ativada quando o usuário coloca seus produtos no carrinho de compra mas não finaliza o negócio.
A régua para carrinho abandonado busca resgatar a venda perdida, muitas vezes trazendo ofertas personalizadas.
Régua para o acompanhamento
O objetivo dessas ações é manter a relação com o cliente no pós-venda, ou seja, mesmo depois de já ter finalizado a compra.
Com isso, essa estratégia acompanha a adaptação e contribui para a experiência do usuário com o produto ou serviço.
Régua para o feedback
Essa régua serve para analisar a satisfação, validar soluções, funcionalidades e percepção dos clientes.
A partir desses feedbacks, sua empresa pode captar dados para realizar melhorias no produto.
Régua para estreitar o relacionamento
Com intuito de atualizar os usuários, essa régua é aplicada junto às estratégias de e-mail marketing.
A ideia é que os conteúdos com novidades da marca estimulem interações e novas compras.
Os benefícios da régua de relacionamento
Aplicar a régua de relacionamento como estratégia de um negócio a aceleração nos resultados da empresa. Tanto na ativação de um cliente, como na retenção, expansão e educação dos usuários.
A régua de relacionamento traz muitos benefícios quando realizada de forma assertiva e constante.
Fidelização de clientes
O bom relacionamento com a marca impacta diretamente nas chances do cliente realizar uma nova compra.
Aqui, o cliente se encanta, se identifica com a linguagem da comunicação e se aproxima da empresa.
Desta maneira, a fidelização acontece por razões além da satisfação com o produto ou serviço.
Maior lembrança da marca
A relação ativa e constante com o público mantém a marca presente na memória.
É assim que a régua de relacionamento também permite que a marca esteja sempre presente na cabeça do consumidor.
Mais que isso, o cliente encantado opera como promotor da marca, falando do produto para mais pessoas em seu ciclo social.
Mostra o que a empresa tem a oferecer
Com a régua de relacionamento, a marca tem mais chances de mostrar ao seu público seus valores e soluções.
Sem focar somente nas vendas, essa estratégia possibilita o compartilhamento da visão da empresa e seu posicionamento social.
Como a sua indústria pode desenvolver uma régua de relacionamento
É preciso seguir uma série de princípios e dominar certas técnicas para criar sua comunicação de forma assertiva.
Veja alguns passos para aplicar na estratégia de régua de relacionamento na sua indústria.
Entenda os usuários
Conhecer o seu usuário é o primeiro passo para qualquer estratégia. Com essa não seria diferente.
O entendimento da persona é fundamental na elaboração de ações de comunicação.
A persona é a representação do público-alvo e funciona como ferramenta para guiar profissionais de marketing. Esse personagem fictício apresenta as principais características e comportamentos do cliente ideal.
A criação é baseada em dados reais como demográficos, sociais, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A partir do entendimento do público fica mais fácil estudar o comportamento do cliente.
Estude o comportamento dos clientes
Por meio do funil de vendas, o time de marketing pode compreender melhor a etapa da experiência em que o consumidor está.
Dessa forma, é possível descobrir cada comportamento do cliente. Se ele sabe ou não a sua necessidade, se ele já está em busca da solução mas não sabe qual é ou se ele já sabe exatamente o que precisa.
Com isso, projetar seus próximos passos e acelerar a decisão de compra.
Modele o planejamento
O planejamento da régua de relacionamento deve conter seu objetivo e como chegar ao resultado esperado.
É aqui que traçamos o caminho:
- Identifique o momento que será realizada a interação com os usuários;
- Avalie os impactos de sucesso e o que pode o impedi-lo;
- Analisar resultados anteriores e considerá-los a mudar o que for preciso;
- Desenhar o processo, ou seja, onde a régua começa e onde termina.
Pense nos conteúdos certos
O conteúdo é o principal passo para construir o relacionamento e conduzir o cliente até a compra.
Mas é necessário que os conteúdos sejam apropriados a cada potencial cliente, sempre de acordo com a sua etapa na jornada do cliente.
O funil de conteúdo é uma excelente técnica.
Para produzir o conteúdo, você também pode pensar da seguinte maneira:
- O que dizer ao público no início da régua?
- Quais argumentos o lead considera a empresa confiável?
- O que o cliente deve saber para fechar o negócio?
Escolha os canais de comunicação
A escolha do canal também é considerado pelo conhecimento do público. Onde o seu potencial cliente está para construir a relação?
Alguns dos mais usados são:
- Blogs, com artigos publicados aplicando o Marketing de Conteúdo;
- E-mails, com estratégias de E-mail Marketing;
- WhatsApp e Telegram.
Ferramentas para criar régua de relacionamento
A régua de relacionamento traz inúmeros benefícios. Além das técnicas de como aplicar essa estratégia, também existem algumas ferramentas que auxiliam na automatização.
Estreite o relacionamento com o seu cliente
Neste conteúdo vimos que a importância da régua de relacionamento está muito além de simples vantagens comerciais.
Por meio dessas ações, a marca demonstra seus valores, entregando conteúdos ricos e relevantes capazes de resolver problemas dos clientes no momento certo.
É preciso estruturar a régua observando o comportamento e características do seu público. Para isso, existem muitas ferramentas de automação de marketing que podem ajudar.
Você não precisa encontrar soluções sozinho para atrair mais clientes. Conte com o Marketing para Indústria e não deixe de acompanhar as novidades e tendências do blog!