Conheça o Slow Content e saiba como essa prática pode ajudar a sua marca

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Slow Content é o movimento que busca tornar os processos de produção de conteúdo mais orgânicos e com maior qualidade. Saiba como a sua indústria pode seguir essa prática para criar materiais com mais valor.

Quando se pensa na produção de conteúdo em quantidade, a qualidade pode perder o foco. Diferente de quando se aplica o Slow Content, em que a produção presta mais atenção ao que é escrito. 

A estratégia está ligada ao processo da produção. Ou seja, não tem fórmula, é necessário apenas respeitar a criatividade e focar no desenvolvimento de bons materiais. 

Para entender melhor sobre o Slow Content, continue no artigo. Vamos falar sobre como essa estratégia afeta nos resultados de uma marca, como é em relação ao dinamismo da internet, sua importância, e ainda, como aplicar na prática. 

O que é Slow Content?

Slow Content, na tradução livre significa “conteúdo lento”. A expressão é originada de uma outra: Slow Living, que significa uma maneira mais tranquila de viver. 

A estratégia foi desenvolvida para ‘’desacelerar’’ a criação de conteúdo. Ou seja, o foco em quantidade de publicações de conteúdos em blogs e outros meios é substituído pelo foco na qualidade. 

Aliada ao Marketing de Conteúdo, essa estratégia consiste em:

  • Criar materiais mais completos e profundos;
  • Conquistar a atenção do usuário;
  • Seguir as diretrizes de SEO para garantir o posicionamento nos sites de buscas, como o Google.

Com o Slow Content a atenção do público é conquistada e a chance de criar maior conexão com eles aumenta. 

Aqui, o conflito com a concorrência e a preocupação com calendários editoriais não é tão grande.

Dinamismo da internet e como isso afeta a criação de conteúdo

O alto crescimento das plataformas digitais e sua popularização está levando as marcas a usarem cada vez mais estratégias agressivas para se destacarem da concorrência e alcançar o público desejado. 

No entanto, isso tem interferido diretamente na produção de conteúdo. Isso porque, as pessoas têm buscado cada vez mais materiais para consumir.

Nesse cenário, as marcas sentem que precisam atender a essa demanda com conteúdos em massa.

Em reflexo, essas criações se tornam rasas e muitas vezes não respondem ao que o leitor procura. Tornando ele um conteúdo inútil.

Por que o Slow Content se tornou importante?

Sabemos agora que a alta produção de conteúdos sem cuidado pode afetar negativamente os usuários e as marcas.

Foi pensando nesse cenário que o Slow Content foi desenvolvido e agora faz parte das estratégias de conteúdo de grandes empresas.

Confira alguns benefícios que essa prática trás:

Conteúdos de valor

Criar conteúdo de valor é o princípio dessa estratégia. Aqui é preciso que a marca leve em consideração fatores importantes como: tom de voz, linguagem, abordagem ideal e interesse do usuário.

Ao tornar a qualidade uma peça central na criação de materiais, o assunto abordado se torna mais profundo. Isso conquista a atenção do leitor e o engaja a continuar naquele espaço buscando novos conteúdos.

Maior cuidado e atenção

Em conjunto com o que foi citado acima, a qualidade está interligada ao cuidado e atenção. 

Com o Slow Content, a criação é pensada para o leitor, com o cuidado e atenção que ele busca e precisa receber daquele material.

Menos desperdício de recursos

Produzir conteúdos em massa demanda um tempo e energia que poderia ser direcionado para conteúdos, de fato, bons.

Mesmo que nesse caso a produção focada na qualidade seja mais longa, as chances de ter mais leitores também é bem maior.

Por esse motivo, os recursos usados no Slow Content são de menos desperdício e de mais investimento.

Aumento na autoridade da marca

Materiais produzidos com foco em qualidade geram mais valor para a marca. 

Isso porque, investir mais tempo no desenvolvimento de um único artigo que responda todas as dúvidas do público, por exemplo, é mais viável do que passar menos tempo criando diversos artigos que não se aprofundam em nada. 

Aos poucos, os usuários entendem a relevância que a marca possui e com isso se tornam fiéis à ela.

Mais engajamento 

O aumento da autoridade da marca faz com que o engajamento também cresça.

Ao implementar o Slow Content, o interesse do usuário é conquistado. Com isso, ele volta constantemente para conferir novos conteúdos. 

Com as práticas de copywriting sendo aplicadas corretamente é possível fazer com que esses leitores comentem e compartilhem esses materiais com mais e mais pessoas.

Como aplicar o Slow Content na prática?

Para aplicar essa prática de uma forma que traga bons resultados é preciso seguir alguns caminhos. 

No entanto, é preciso ter em mente que não existe uma fórmula mágica para isso, afinal de contas, o Slow Content é muito mais sobre o processo de criação do que o conteúdo em si.

Sendo assim, alguns pontos precisam ser levados em consideração quando um material como esse é criado. 

O primeiro ponto é o contexto em que ele está inserido, os conteúdos produzidos com Slow Content devem fazer parte de uma rede muito maior que “apenas” um blog post, por exemplo.

Aqui é preciso que um elemento vá para outro e depois outro, criando assim uma teia que prenda a atenção do leitor e que seja profundo o suficiente para responder a todas suas dúvidas. 

Outro ponto importante dentro desse processo de criação é o diálogo entre empresa e o público-alvo.

Por isso, faça testes, troque informações, atualize os dados e experimente novas formas de se comunicar. Tudo isso precisa ser claro, simples e fazer sentido para quem está lendo.

Do mesmo modo, uma produção como essa demanda pesquisa aprofundada para que seja desenvolvida da forma mais certeira possível. 

Usar diferentes canais como referência, procurar inspiração em outros lugares e se envolver em assuntos fora da zona de conforto são dicas essenciais para aplicar o Slow Content com sucesso.

Conteúdo com qualidade sempre!

O Slow Content vem como uma estratégia junto com um alerta aos produtores de conteúdo de que a qualidade deve ser a prioridade

Materiais assim demandam calma na produção, criatividade livre, informações relevantes e soluções plausíveis. 

Por isso, busque entender esse movimento e perceber se faz sentido para a sua cadeia de produção.

O Marketing para a Indústria ajuda a sua marca a se destacar cada vez mais e atrair mais público para a sua indústria. Continue acompanhando!