Offline Conversion Tracking: aprenda a monitorar conversões offline

Offline Conversion Tracking

O Offline Conversion Tracking (OCT) é uma ferramenta que importa as conversões realizadas em outros sistemas e as unifica. Saiba como essa prática pode ajudar as vendas da sua indústria.

Sabemos que uma campanha de marketing digital se inicia por meios virtuais. Entretanto, nem sempre o final dela ocorre no mesmo meio. Pensando nisso, foi desenvolvido o conceito de Offline Conversion Tracking.

Isso porque, a interação entre físico e digital está entre os principais debates atualmente. E com isso, a cada dia que passa vemos a necessidade de se trabalhar novas metodologias que unifiquem os dois modelos.

Agora, é possível realizar compras online e retirar no offline, verificar a disponibilidade de um produto no aplicativo entrando na loja física e vice-versa. Porém, essa interatividade no mundo físico precisa ser analisada da mesma forma.

Como monitorar ou acompanhar as interações que se iniciam no digital e continuam no offline? É isso que iremos entender neste artigo, por este motivo continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto.

O que é Offline Conversion Tracking (OCT)?

O Offline Conversion Tracking é um recurso que permite acompanhar as conversões que ocorrem fora da internet. Essas conversões são as vendas em lojas físicas ou ligações telefônicas.

Ou seja, o objetivo deste método é entender como o Marketing Digital está impactando o negócio como um todo. 

Isso é feito por meio da integração de dados offline com dados online, permitindo assim atribuir as conversões offline a campanhas específicas.

Há diversas formas de rastrear conversões offline, veja quais:

  • Disponibilizar números de telefone ou códigos de cupom exclusivos para cada campanha;
  • Rastrear qual número de telefone ou código de cupom foi usado pelo cliente;
  • Distribuir links de rastreamento, que podem ser adicionados a anúncios impressos, outdoors ou outros materiais de marketing offline que direcionam os clientes para uma página de destino específica;
  • Pesquisas com clientes ou dados de compras em loja.

Qual a importância de mapear conversões offline?

O  Offline Conversion Tracking é importante para a empresa pois auxilia em diversos aspectos, como por exemplo a jornada de compra do cliente

Com o mapeamento, é possível identificar problemas durante a jornada e qual deles está atrapalhando as conversões. Para isso, é preciso ter ideia de toda a cadeia e não só as campanhas digitais.

Além disso, algumas conversões são mais valiosas do que outras, e podem ocorrer no offline. Por esse motivo a empresa precisa ter esses dados para melhorar a produtividade das equipes e criar planejamentos coesos.

Cada organização trabalha de forma diferente, segmentos distintos e produtos e serviços diversos. 

Ou seja, o funil de vendas utilizado por essas organizações precisam ser personalizados e mapear as conversões offline ajudam nesse processo de padronização.

Vantagens do Offline Conversion Tracking

Acompanhar as conversões desde o início da campanha no mundo virtual e seguir até a compra, seja ela onde for, é excelente para a lucratividade.

Além disso, existem algumas outras vantagens de se aplicar o Offline Conversion Tracking na sua indústria, confira:

  • Medição precisa: o rastreamento de conversões offline permite uma medição precisa das conversões, pois os dados são coletados diretamente dos registros de vendas;
  • Sem dependência de cookies: essa prática não depende de cookies, o que significa que ele não é afetado pelas configurações do usuário ou pela limpeza de cookies;
  • Dados completos: ele permite a coleta de dados completos sobre as transações, incluindo informações como o valor da transação, o número de itens vendidos e a localização do cliente;
  • Integração com outras fontes de dados: os dados coletados por meio de rastreamento de conversões offline podem ser facilmente integrados com outras fontes de dados, como dados de CRM e de e-commerce, permitindo uma análise mais completa;
  • Ampla variedade de fontes de conversão: o rastreamento de conversões offline permite rastrear conversões em uma ampla variedade de fontes, incluindo vendas em lojas físicas e televendas.

Tipos de conversões offline

Há diversos tipos de conversões offline que podem ser mapeadas para melhorar o desempenho das equipes de vendas e marketing. 

Sabendo disso, fica mais fácil para as empresas definirem os indicadores certos para cada tipo de conversão. Conheça as mais utilizadas atualmente e como acompanhá-las:

Conversões de cliques

As conversões de cliques precisam ser registradas em um sistema integrado ou CRM no qual todas as informações devem estar disponíveis para os usuários que acessarem a plataforma.

No caso das conversões de cliques é utilizado um CRM integrado ao Google Click Identifier. Uma ferramenta do Google que gera um ID para cada usuário que chega ao site por meio de anúncios no mecanismo de busca.

Após essa venda se converter em uma compra em loja offline, a empresa pode notificar o Google através do ID. Dessa forma, é criado um padrão no qual o mapeamento é feito pela ferramenta.

Conversões de chamadas

Com a possibilidade de importar os números para chamadas do Google Ads é possível mapear as chamadas recebidas e convertidas por anúncios pagos do próprio Google.

O site já unifica os dados para análise, mas é sempre bom manter um sistema CRM ativo e integrado.

Vendas por telefone

Por meio de um software integrado, este tipo de conversão rastreia as vendas efetuadas por meio de chamadas telefônicas, geralmente por registros de chamadas ou relatórios de vendas.

Neste ponto, é importante que os vendedores sejam treinados e orientados para o apontamento de todas as vendas realizadas por telefone.

Vendas de eventos

Se a sua empresa participou de uma feira industrial ou de empreendedorismo e realizou a campanha para vendas de algum serviço ou produto, esta venda que ocorrer no evento pode entrar para a contabilidade.

Nestes casos, o mapeamento pode ser feito por meio de registros de vendas ou recibos de compra

Vendas por representante

Muito parecido com o caso anterior, as campanhas de marketing que ocorrem pela internet podem resultar em vendas por meio de um representante.

É imprescindível para o mapeamento que o representante anote os ID das vendas e reporte para um sistema integrado também.

Outros tipos de conversões

Há vários tipos de conversões offline que são consideradas menos populares, mas que ocorrem diariamente como como reservas de viagens, inscrições em eventos, entre outros. 

Não perca nenhuma oportunidade

Trabalhar com o Offline Conversion Tracking resulta em muitas oportunidades de negócios fantásticas. Isso porque acompanhar e avaliar conversões dentro e fora do mundo digital é essencial para continuar crescendo.

Por isso, invista em métricas que analisam as taxas de conversão que ocorrem também fora do ambiente digital.

Com essas informações a sua empresa consegue traçar estratégias de vendas cada vez mais assertivas e conquistar os resultados esperados.

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