Psicologia de vendas: aprenda a entender seus consumidores e vender mais

psicologia de vendas

Psicologia de vendas é a estratégia que utiliza informações sobre o comportamento das pessoas para desenvolver métodos de vendas mais eficazes. Entenda como esse recurso pode auxiliar no processo comercial da sua indústria.

Atualmente, para conquistar o cliente é necessário muito mais do que um produto de qualidade e uma marca renomada. A psicologia de vendas surge da necessidade de se entender melhor esses consumidores.

Dessa forma, criar campanhas e ações efetivas se torna mais fácil e as vendas melhoram de maneira exponencial. 

Afinal, vender bem e melhor é o objetivo de toda a empresa, mesmo as que atuam no segmento industrial.

Fique com a gente e saiba tudo o que precisa sobre psicologia de vendas e como aplicar na sua indústria.

O que é psicologia de vendas?

A psicologia de vendas é uma área que se concentra em entender como as pessoas tomam decisões de compra e como os vendedores podem influenciar essas decisões. 

Dessa forma, ela se torna uma ferramenta valiosa para os profissionais de vendas, pois ajuda a entender as motivações, desejos e necessidades dos clientes.

Se trata de uma área da psicologia que busca compreender como as pessoas tomam decisões de compra. E como os vendedores podem influenciar essas decisões por meio de estratégias sutis durante o atendimento.

Benefícios de investir em psicologia de vendas

Atuar com uma psicologia de vendas eficaz pode garantir vários benefícios para uma empresa, tais como:

  • Entendimento do comportamento do consumidor: a psicologia de vendas aumenta a compreensão dos motivos por trás das decisões de compra, o que pode ajudar a segmentar melhor o público-alvo e adaptar a estratégia de vendas;
  • Melhora da comunicação com os clientes: essa técnica também pode ajudar a aperfeiçoar a comunicação com os clientes, tornando-a mais eficaz e persuasiva;
  • Aumento das vendas: ao entender melhor o comportamento do consumidor e melhorar a comunicação com os clientes, a psicologia de vendas pode aumentar significativamente as taxas de conversão;
  • Melhoria da retenção de clientes: essa é uma abordagem que também pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes com os clientes, o que leva a uma melhor retenção de clientes e aumento da lealdade.

Conceitos importantes da psicologia de vendas

O comportamento do consumidor é estudado por diversos autores ao longo dos anos. Não é de hoje que os conceitos da psicologia são levados em consideração para vender mais e melhor.

Com isso, se descobriu que para se realizar uma compra o cliente lida com algumas emoções como veremos a seguir:

  • As pessoas têm memória curta: levando este conceito em consideração, reforça a ideia de que as campanhas de ações afirmativas da marca precisam ocorrer com muita frequência para que sejam lembradas;
  • As pessoas buscam o sentimento de pertencimento: alguns produtos vendem pelo seu valor social. As pessoas desejam ter coisas que as façam sentir pertencentes à determinados grupos;

Pessoas compram por emoção: se trabalharmos as emoções dos consumidores, veremos reações muito positivas para as compras, pois o ser humano costuma agir por impulso em diversas situações, inclusive na hora de consumir.

Como aplicar a psicologia de vendas da forma correta na sua indústria

Agora que já se sabe o que é a psicologia de vendas e seus conceitos, aplicar na indústria para melhorar o desempenho e as vendas fica mais fácil. 

Selecionamos os pontos mais importantes para serem desenvolvidos para uma atuação eficiente. Confira:

Crie experiências memoráveis

Para que a marca ou fornecedor seja lembrado é necessário que ele realize serviços marcantes. 

A persuasão é um ótimo instrumento para se utilizar a psicologia de vendas na indústria, principalmente quando se trata do modelo de negócio B2B.

Apesar da relação de compra e venda ser entre empresas, são pessoas que estão mediando tais negociações. Por este motivo, criar experiências memoráveis é fundamental para garantir mais clientes na carteira.

Use Storytelling

O storytelling é uma técnica que consiste em contar histórias para comunicar uma mensagem ou vender um produto ou serviço. Para usar essa abordagem, você deve:

  • Escolher uma história relevante para o seu público-alvo;
  • Identificar a mensagem ou o objetivo que você deseja comunicar por meio da história;
  • Criar personagens interessantes e relacionáveis, e estabelecer um conflito para prender a atenção do público;
  • Utilizar recursos como descrições, diálogos e ação para criar suspense e emoção;
  • Concluir a história de maneira satisfatória, deixando uma lição ou uma chamada à ação.

É importante lembrar que o storytelling é uma técnica poderosa, mas deve ser utilizada de forma estratégica e ética. Deve ser verdadeiro e relevante para o seu público-alvo.

Entenda os valores emocionais dos consumidores

De acordo com o autor de “A lógica do consumo”, Martin Lindstrom, os valores emocionais influenciam muito na escolha do cliente. 

Sendo assim, o vendedor precisa reunir informações sobre o que ele mais valoriza, o que busca para sua empresa e o que repudia dentro de uma compra.

A partir destas questões, atribuir os valores corretos nos produtos ou serviços comercializados para melhorar o desempenho das vendas.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos que ativam automaticamente determinadas respostas emocionais ou comportamentais em um indivíduo. Eles podem ser utilizados em publicidade, marketing e psicologia de vendas para influenciar a decisão de compra do consumidor. 

Conheça alguns dos gatilhos mentais mais utilizados para persuadir o cliente mediante a oportunidade de uma compra:

  • Prova social: mostrar que outras pessoas estão comprando ou usando um produto ou serviço, aumenta a probabilidade de outras pessoas quererem fazer o mesmo;
  • Escassez: mostrar que há pouca oferta de um produto ou serviço, ou que ele está disponível por tempo limitado, aumenta a necessidade de compra;
  • Autoridade: associar um produto ou serviço a uma pessoa ou marca de autoridade, amplia a confiança do consumidor na sua qualidade;
  • Reciprocidade: oferecer algo gratuito ou em troca de uma ação, cria uma sensação de obrigação de retribuir;
  • Urgência: criar uma sensação de pressa para tomar uma decisão de compra, eleva a probabilidade de uma compra ser realizada.

Seja criativo e persuasivo

Para conquistar o público por meio da psicologia de vendas é importante combinar a criatividade com a compreensão das necessidades e desejos do público-alvo, assim como as técnicas de persuasão.

Invista no uso de dados

O uso de dados é uma realidade e não é mais possível trabalhar com marketing e campanhas digitais sem eles.

Isso porque, para tomar decisões assertivas é fundamental entender o mercado por meio das informações relevantes que os usuários fornecem nas redes.

Ou seja, analisar os resquícios que as pessoas deixam na internet e usá-los a favor da marca.

Seja o vendedor que você gostaria de ter

A verdade é que todos desejam ser bem atendidos por pessoas atenciosas e com propriedade do que estão falando. 

Para isso, a empresa precisa orientar seus colaboradores e fornecer treinamento especializado para cada atendimento. Inteligência para vender mais e melhor

A metodologia da psicologia de vendas se baseia em psicologia, neurociência e comportamento do consumidor para ajudar a entender o que motiva as pessoas a comprar e como criar estratégias de marketing e vendas mais eficazes. 

Continue acompanhando as novidades do Marketing para Indústria e fique por dentro das técnicas de vendas ideais para o seu negócio!