O sucesso do e-commerce no Brasil é uma realidade. Por este motivo, uma gestão de e-commerce eficaz faz toda a diferença nos resultados financeiros e produtivos de uma empresa. Acompanhe o conteúdo e aprenda a desenvolver uma gestão ideal.
Segundo pesquisa dos Setores do E-commerce no Brasil, durante a pandemia, 86% dos brasileiros na internet realizaram compras online.
Isso indica que investir em uma boa gestão de e-commerce é fundamental para o sucesso da marca.
Para se manter a competitividade do mercado e não depender apenas da qualidade do produto comercializado, vale a pena seguir algumas lições sobre como fazer uma gestão eficaz do seu site de vendas online.
Se você quer melhorar seus resultados neste novo ano, fique com a gente e aprenda tudo sobre e-commerce. Confira!
- O que é gestão de e-commerce
- Qual a importância de uma boa gestão de e-commerce?
- E-commerce x Marketplace
- Marketing Digital na gestão de e-commerce
- Como fazer gestão de e-commerce?
- Gestão inteligente, retorno abundante!
O que é gestão de e-commerce
Assim como o lojista que precisa se preocupar com o ponto de venda, contas de água, luz e internet, o empreendedor online também precisa gerenciar seu e-commerce de forma parecida.
Estamos falando sobre a plataforma certa para as vendas, as formas de pagamento que serão aceitas e a divulgação dos produtos ou serviços comercializados.
Também é preciso levar em consideração como será realizada toda a logística, se a marca estará ou não presente em Marketplaces e assim por diante.
Por este motivo, fica impossível pensar na administração de um e-commerce de sucesso sem uma gestão eficiente e objetiva.
Qual a importância de uma boa gestão de e-commerce?
Ao se preocupar em garantir uma gestão de e-commerce eficaz, o empreendedor consegue manter um negócio consistente e recorrente.
Isso porque, ao seguir uma série de ações estratégicas é possível obter resultados muito positivos.
A experiência do cliente dentro da plataforma é um dos fatores determinantes para a finalização de uma compra online.
Usuários tendem a abandonar “carrinhos” de e-commerce por se depararem com alguma etapa que apresente dificuldades.
Um exemplo: se você está comprando camisetas em uma loja online e durante a finalização não encontrou uma forma de pagamento atraente é muito provável que desista da compra.
A gestão de e-commerce trabalha para melhorar estes e diversos pontos fundamentais para o funcionamento e sucesso de um site de vendas online.
E-commerce x Marketplace
Apesar de ambos os serviços serem no âmbito virtual, os conceitos e funcionalidades são bem diferentes.
O e-commerce é um site que uma marca possui para vender seus produtos online.
Neste modelo de negócio, a própria empresa é responsável por quase tudo, ainda que alguns serviços possam ser terceirizados. Pedido, pagamento e logística são trabalhados de maneira interna.
Além de a marca comercializar apenas produtos próprios, que estejam no seu catálogo e estoque.
Já o Marketplace pode ser considerado um serviço. A plataforma se responsabiliza pela divulgação, logística, pagamento e entrega. Isso permite aos lojistas maior conforto em relação às vendas.
Apesar de cobrar algumas taxas sobre o valor dos produtos, é bem conveniente optar por um Marketplace que também apresenta a vantagem da visibilidade na internet.
Neste modelo, é possível adquirir produtos de outros negócios, possibilitando, inclusive, a comparação de preços e características de cada item comercializado.
Soluções Industriais
O Soluções Industriais é um Marketplace focado no segmento industrial, realizando uma unificação de diversas marcas especializadas em diversos canais de comunicação.
A vantagem que o Soluções apresenta, atualmente, é a carteira de clientes que conseguiu ao longo dos anos com seus anúncios estratégicos, garantindo grande visibilidade das marcas parceiras em sua plataforma.
Marketing Digital na gestão de e-commerce
O Marketing Digital é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce.
Isso porque a divulgação é o principal pilar do negócio e buscar estratégias para conseguir atrair clientes é imprescindível.
Não é de hoje que um anda lado a lado com o outro, é difícil imaginar uma loja virtual que não realize nenhum tipo de anúncio ou publicidade digital.
Com isso, temos uma concorrência disputando a atenção dos usuários no mar da internet.
Nem precisamos dizer que o mais criativo e inovador sempre está à frente, apesar de ter lugar para todo mundo online.
Como fazer gestão de e-commerce?
Agora que você sabe o que é gestão de e-commerce, vamos analisar uma lista em que se estrutura uma administração eficaz e objetiva.
Ela é composta por diversos fatores que, juntos, compõem toda maneira de se coordenar.
Veja quais são:
Tenha organização
Gerir um e-commerce é trabalhoso. Há detalhes e etapas que precisam ser realizadas e conferidas a todo momento.
Portanto, ter organização é essencial, até por uma questão de quantidade de tarefas que surgem durante o dia a dia.
A gestão tem que lidar de maneira organizada com as responsabilidades da loja online para não ter prejuízos.
Acompanhe os resultados
A quantidade de vendas é o resultado mais evidente. Entretanto, analisar outros dados também ajuda a melhorar a divulgação ou alguma etapa da compra do usuário.
Como dissemos, o número de vendas é um excelente indicador, mas não o único. Conheça outros resultados possíveis:
- Ações de e-mail marketing;
- Quantidade de acessos ao e-commerce;
- Quantidade de acessos em itens específicos;
- KPIs de desempenho;
- Métricas para o contato com o cliente.
Fique atento com a gestão de finanças
Na gestão de e-commerce também é incluída questões financeiras. Apesar de não haver uma loja física, com aluguel e contas de água e luz, o empreendedor digital também tem gastos.
Sabendo disso, administrar o dinheiro é tão importante quanto investir em um marketing excelente.
Para isso, monitore o fluxo de caixa de perto, defina um orçamento para o negócio, seu capital de giro e a sazonalidade de seu nicho.
Gerencie fornecedores confiáveis
Fornecedores são super importantes para muitos comerciantes. Entretanto, o preço deve ser analisado com muita cautela. Afinal, não arrisque seu negócio em um fornecedor barato mas que não cumpre com os prazos.
Faça parcerias responsáveis e que garantam suporte e qualidade. A sua rentabilidade está diretamente ligada às ações dos fornecedores.
Busque uma prevenção para a hora da entrega
A entrega é um ponto crucial para o sucesso da venda, portanto, todas as medidas de organização e segurança devem ser tomadas.
A contratação das equipes de transporte e as opções de rastreamento são etapas operacionais realizadas pela própria marca ou uma empresa especializada.
Invista em gestão de pedidos, envio e logística
A gestão de e-commerce pode ser realizada por uma equipe com diversos profissionais de diferentes áreas.
Gerir não é tocar tudo com as próprias mãos, mas administrar todos os setores para o bom funcionamento. Por este motivo, vale a pena investir em serviços de segurança, logística, gestão de pedidos e envios.
Com pessoal especializado, as probabilidades de prejuízos devido a erros diminui consideravelmente.
Monitore a emissão de nota fiscal
Atualmente, há softwares e tecnologias de automação que realizam diversas tarefas do dia a dia, inclusive, gerar e enviar a nota fiscal do cliente.
Apesar desta facilidade e da possibilidade de armazenamento, o ideal é estar ciente das emissões.
Essa atitude é benéfica para controle financeiro e contábil.
Divulgue o e-commerce
Com as estratégias do Marketing Digital, a divulgação do e-commerce é essencial para garantir mais clientes. Quanto maior for a visibilidade da página, melhor para a marca.
Para isso, o empreendedor pode optar pela contratação de empresas especializadas em Marketing Digital ou pode capacitar uma equipe interna para o trabalho.
A dica é nunca deixar de investir no Marketing.
Analise o desempenho do e-commerce
Para saber se o e-commerce está obtendo bons resultados, as vendas podem servir como indicativos pertinentes, porém não únicos.
Ou seja, é importante verificar todos os KPIs de uma loja virtual e monitorar com certa frequência.
Dessa forma, é possível garantir melhorias recorrentes às plataformas e promover melhor experiência de compra ao usuário.
Fique de olho no feedback dos clientes
Faz parte do plano de gestão de e-commerce reservar um local para que os clientes possam fazer reclamações, sugestões ou até mesmo atendimento.
A partir disso, ficar de olho nos feedbacks é outro ponto importante.
Entender quais as expectativas e impressões dos clientes sobre o site de comprar ajuda a melhorar o serviço.
Lembrando que, por se tratar de um negócio virtual, o atendimento presencial não é possível e, com isso, o feeling para saber se o cliente está ou não à vontade não ocorre.
Elabore metas e planos de negócios
Sem metas e planos bem definidos é difícil sair do mesmo lugar. Portanto, reúna os colaboradores, as parcerias e as lideranças e faça um planejamento periódico, seja mensal, semestral ou anual.
Aplicar as estratégias para conseguir chegar ao objetivo final é essencial para o sucesso do seu e-commerce.
Gestão inteligente, retorno abundante!
As dicas expostas aqui são utilizadas por diversas empresas do ramo industrial e apresentam resultados muito satisfatórios.
Entretanto, para gerir um negócio com decência, responsabilidade e inovação, é necessário muita inteligência.
Por isso, busque entender o mercado e o seu público para que assim a comunicação seja assertiva e traga bons resultados.
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