As redes sociais estão no auge de sua popularidade como jamais estiveram. Por este motivo, utilizar as mídias sociais para pequenas empresas é uma estratégia super inteligente para quem deseja alavancar o negócio na internet.
Segundo pesquisa realizada pela Statista, no Brasil, cerca de 159 milhões de usuários acessam as redes sociais diariamente.
Olhando para estes dados, fica evidente que estar presente na internet é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
As pequenas empresas, principalmente, devem se atentar ao realizar uma gestão de mídias sociais eficaz. Para assim divulgar seus produtos e conquistar seus clientes por meio de identificação.
Para entender melhor o poder das mídias sociais no crescimento da sua empresa, fique conosco até o final da leitura e saiba mais. Confira!
- O que é mídia social?
- A importância de manter sua empresa nas principais mídias sociais
- Uso das mídias sociais para pequenas empresas
- Como desenvolver as mídias sociais para pequenas empresas
- Quem não é visto, não é clicado!
O que é mídia social?
As mídias sociais são grandes centros virtuais de interação entre os usuários. Por meio desses núcleos é possível realizar diversos tipos de entrosamento como: comentários, curtidas, enquetes e muitos outros.
Inicialmente, as mídias sociais eram limitadas, podemos lembrar dos chats do Uol que não ofereciam muitos recursos além de salas de bate-papo coletivas. Podemos citar também o MSN, programa de mensagens instantâneas que precisava de um computador para rodar.
Com o passar do tempo, tivemos outros tipos de mídias sociais que foram evoluindo juntamente com os aparelhos móveis.
Ou seja, um acompanhou o outro. Provavelmente, os desenvolvedores do Orkut não se preocuparam com uma versão mobile naquela época – detalhe que faz muita diferença hoje em dia.
A importância de manter sua empresa nas principais mídias sociais
As mídias sociais fazem parte da vida das pessoas. Portanto, manter uma presença online forte é essencial para aumentar a visibilidade da marca e, consequentemente, melhorar o desempenho das vendas.
Ainda segundo a Statista, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking dos países mais conectados nas redes sociais do mundo. Além disso, a previsão é de que até 2026, sejamos 184,76 milhões de usuários ativos.
Dessa forma, podemos entender melhor a importância de trabalhar uma gestão de mídias sociais para pequenas empresas eficaz e consistente nos principais canais de comunicação do país.
Uso das mídias sociais para pequenas empresas
As mídias sociais para pequenas empresas são excelentes ferramentas para trabalhar a divulgação dos produtos e serviços e até mesmo das ações de marketing promovidas pela sua marca.
Porém, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as redes sociais ativas no país e entender qual é a melhor para a sua área de atuação.
Separamos três redes sociais mais populares e que abrem espaço para pequenas empresas atuarem, veja:
O Linkedin é uma rede social com foco corporativo. Ou seja, ele prioriza a troca de informações relacionadas ao emprego, empresas e novidades do mercado.
Para quem atua no mercado B2B, o Linkedin é o melhor canal de comunicação para se trabalhar.
Nele os usuários compartilham experiências reais, organizações mundiais publicam notícias relevantes sobre o mercado e outros assuntos pertinentes aos empreendedores.
Como nas outras redes, é possível criar um perfil e trabalhar com postagens recorrentes ou até mesmo com anúncios pagos – além das grandes parcerias que a plataforma permite.
O Facebook está entre as três redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, segundo relatório Digital 21, com cerca de 116 milhões contas ativas.
É um canal que possibilita muitas ações para a divulgação da marca e a interação com os usuários.
Esta plataforma permite integração com:
- Blogs;
- Landing pages;
- Imagens;
- Vídeos;
- Textos.
Podemos dizer que as possibilidades que o Facebook oferece para o pequeno e médio empreendedor são infinitas. Por este motivo, investir nesta rede é uma estratégia que vai render excelentes resultados.
O Instagram possui cerca de 500 milhões de usuários ativos no Brasil. É um mercado vasto e que oferece oportunidades para todos que desejam brilhar nesta rede social.
Além de garantir várias opções de campanhas e ações de marketing.
Você pode criar uma conta no Instagram para divulgar as novidades da marca e outros conteúdos, como por exemplo: vídeos explicativos, posts interativos, reels e stories.
São muitos os recursos oferecidos pela plataforma para quem deseja vender, como o Instagram Shopping.
Como desenvolver as mídias sociais para pequenas empresas
Para começar a desenvolver as mídias sociais para pequenas empresas de maneira assertiva é preciso tempo e disposição.
Nutrir as redes sociais pode não ser algo fácil, entretanto é fundamental para o sucesso da página, visto que as plataformas valorizam muito a recorrência de publicações e interações com o público.
Com isso em mente, vamos às dicas para que a sua gestão de mídias sociais para pequenas empresas consiga muitos seguidores fiéis. Confira:
Conheça sua persona
A persona é um perfil baseado nos clientes que consomem da sua marca. Por exemplo, se a empresa comercializa shampoo para cabelos cacheados, logo a persona vai ser composta por pessoas com cachos.
A partir dessa informação a empresa desenvolve um perfil que determinará para qual público será aquela ação de marketing.
Com isso, é possível entender quais os comportamentos virtuais dessa persona e trabalhar em plataformas digitais em que ela será mais atingida.
Crie um plano de ação
Com sua persona definida é importante pensar em um plano de ação. Para isso, é preciso definir as preferências do público que deseja atingir. Dessa maneira, poderá trabalhar com recursos mais atraentes.
Se o alvo da empresa demonstrar maior interesse em vídeos curtos, então o plano de ação deve contar com este recurso mais do que os outros e assim por diante.
Encontre as plataformas ideias
Há diversas plataformas de mídias sociais para pequenas empresas disponíveis no mercado, entretanto, é importante ressaltar quais são mais favoráveis para o seu nicho.
O Facebook, por exemplo, já demonstrou que o seu público tende a ser mais velho, enquanto o Tik Tok, rede social de vídeos curtos, atrai mais o público jovem.
Entender este contraponto é fundamental para sua estratégia acertar.
Pense em uma distribuidora de parafusos: trabalhar campanhas e ações no Tik Tok não surtirá efeito nenhum, pois o público não condiz com os interesses da persona.
Elabore materiais de qualidade
Os materiais de divulgação devem ter muita qualidade. Na internet, algumas coisas tendem a impressionar mais o público e um material conciso, inteligente e bem elaborado cumpre esse requisito.
Portanto, se for trabalhar com vídeos, busque os melhores profissionais e equipamentos, se for apostar em textos, escreva-os sem erros gramaticais, com estratégias de SEO e coesão.
Utilize as ferramentas adequadas
Há várias ferramentas que atuam em paralelo com as plataformas. Como por exemplo: aplicativos de edição de vídeo gratuitos, efeitos de fotos para melhorar a apresentação e outros recursos.
Além disso, verifique se a plataforma da rede social escolhida não oferece outras ferramentas que podem auxiliar na performance da página como chatbots, integração com blog, entre outros.
Desenvolva um cronograma de postagens
Manter a recorrência das postagens não é fácil, mas é preciso. Quanto mais ativo nas redes sociais, melhor.
Por este motivo, programe os posts de uma forma facilitada e, de preferência, tenha um programa que faça isso de forma automatizada.
Com isso, você conseguirá manter uma recorrência coesa e organizada.
Engaje seu público
Engajar o público não é tarefa fácil, mas com atenção diária e recursos necessários é possível acompanhar todas as interações e respondê-las. Essas ações geram muito engajamento.
Vale ressaltar que o público atualmente conhece a marca primeiro pelas redes sociais e depois consome delas.
Isso significa que as interações, quando bem realizadas, resultam em um engajamento positivo para as vendas.
Invista em publicidade nas mídias sociais
As plataformas digitais oferecem publicidade paga, portanto é possível comprar anúncios que atinjam uma gama maior de consumidores.
Além disso, oferecem personalização para cada publicação e segmento.
Por mais que a verba esteja limitada, investir em publicidade nunca é demais. Felizmente, as redes sociais possuem diversos planos em relação aos anúncios.
Acompanhe o desempenho
Defina métricas fundamentais para conseguir acompanhar o desempenho da página e das vendas.
Afinal, há vários objetivos como aumentar a visibilidade, ganhar popularidade e vender mais.
Quem não é visto, não é clicado!
Investir em mídias sociais para pequenas empresas é uma forma de garantir que o seu empreendimento está no caminho para o sucesso.
É por meio dessas redes que a sua marca ganha mais espaço para se conectar com o público e realizar mais vendas.
Portanto, busque oferecer conteúdos de qualidade e um suporte eficaz aos clientes e veja seu empreendimento decolar.
Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de mais dicas!