Automação de WhatsApp é uma prática que combina tecnologia com atendimento. Descubra como essa estratégia ajuda no crescimento de vendas da sua empresa.
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do Brasil. Por este motivo, não é surpresa que a automação de whatsapp para suprir as necessidades de comunicação das empresas esteja tão em alta.
Este aplicativo pode funcionar muito bem como mais uma ferramenta na hora de planejar sua estratégia de Marketing Digital.
Um dia, o WhatsApp serviu apenas para conversar com familiares e amigos. No entanto, essa realidade mudou e, para continuar competitivo no mercado de atuação, é fundamental acompanhar as novas tendências.
Se você ainda está em dúvida em como essa plataforma pode melhorar as suas vendas, continue a leitura e descubra essa e outras dicas. Confira tudo!
- O que é automação de WhatsApp?
- Como a automação de WhatsApp funciona?
- Quais são as vantagens da automação de WhatsApp?
- Como fazer a automação de WhatsApp?
- Melhores ferramentas para automação de WhatsApp
- Relação entre automação de WhatsApp e CRM
- Um grande aliado na ponta dos dedos
O que é automação de WhatsApp?
Automação é conhecida por tudo aquilo que pode ser automatizado. Ou seja, programado para que seu funcionamento ocorra automaticamente, sem a necessidade de humanos ativando ou desativando funções.
É difícil para um empreendedor responder a todos os clientes com atenção e perspicácia.
Dessa forma, automatizar o atendimento pelo WhatsApp ajuda muito. No caso, é realizada uma programação de mensagens padronizadas na automação de Whatsapp que são enviadas a partir de um gatilho.
Este gatilho, normalmente, se refere ao contato do cliente com a própria marca. Por exemplo, quando o aplicativo recebe uma pergunta do usuário e envia uma resposta logo em seguida.
A mensagem pode ou não responder imediatamente a dúvida da pessoa. Entretanto, ela garante que haja algum tipo de interação para que o cliente não tenha a ideia de que está falando sozinho.
Como a automação de WhatsApp funciona?
A automação de Whatsapp pode ser utilizada para uma resposta rápida ou para disparar informações a diversos contatos de uma só vez.
É possível realizar essa programação e selecionar os contatos e os dias da semana.
Se este tipo de automação te lembrou alguma coisa, você está pensando nos e-mails marketing.
A premissa é a mesma, você realiza disparos de mensagens importantes sem a necessidade de fazer manualmente.
Vale lembrar que o WhatsApp é um tipo de aplicativo cujo uso pelos usuários é diário.
Portanto, podemos entender a necessidade de se trabalhar com a automação como uma estratégia para a construir um relacionamento de confiança com o cliente.
Quais são as vantagens da automação de WhatsApp?
A mensagem automática de Whatsapp para clientes é tão eficiente que podemos elencar algumas das principais vantagens.
Veja o que selecionamos e repense sobre a forma da sua empresa utilizar o WhatsApp. Confira:
Atendimento rápido
A automação de whatsapp possibilita ativação de várias funções diferentes de acordo com o contato do cliente.
Com o gerenciamento de mensagens automáticas e um menu inicial é possível a resolução de alguns problemas apresentados pelo próprio cliente.
Se o usuário está solicitando a nota fiscal novamente, por exemplo: ele pode entrar em contato com a empresa por meio do aplicativo e ter suas solicitações resolvidas de forma automática.
Qualificação de lead
Com o contato direto com o cliente por meio do WhatsApp, qualificar um lead antes que ele chegue à equipe de vendas é muito mais fácil.
Isso porque, nesse cenário o potencial cliente já deu o primeiro passo e entrou em contato com a empresa.
Integração com outros sistemas
O aplicativo do WhatsApp é super versátil e possibilita a integração com outros sistemas.
Além de ser possível acessar as conversas por um computador ou notebook, também pode ser integrado a um sistema CRM, transferindo informações sobre o lead.
Esses dados recolhidos podem ser úteis na hora do planejamento de campanhas e ações referente ao cliente.
Maior satisfação do cliente
A experiência do cliente durante a Jornada vai ser resumida na venda ou não do produto ou serviço.
Portanto, proporcionar desde o primeiro contato até o pós-venda uma comunicação transparente e rápida possibilita a conquista deste consumidor.
Como fazer a automação de WhatsApp?
Para conseguir trabalhar com a automação de Whatsapp é necessário realizar algumas configurações específicas para cada atendimento.
Vale lembrar que o próprio aplicativo oferece ferramentas para este tipo de serviço. Confira:
Configure o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo para empresas. Ou seja, ele apresenta funções extras para melhorar o atendimento ao cliente.
É possível personalizar a página com telefones, endereço do local, cardápios e folhetos virtuais e as próprias mensagens automáticas.
Essa personalização permite que a empresa tenha um perfil completo e evita que perfis falsos conquistem os clientes e realizem golpes.
Crie mensagens personalizadas
A ferramenta de mensagem personalizada é a principal estratégia utilizada na automação de Whatsapp.
Isso porque a empresa personaliza as mensagens de acordo com os gatilhos ou assuntos solicitados.
Com elas é possível passar informações relevantes, direcionar o cliente para outros setores ou captar o problema para uma possível solução.
Desenvolva respostas automáticas
De acordo com o segmento da empresa, são desenvolvidas respostas automáticas que servem como base para o resto do atendimento.
Elas podem entrar em ação durante o dia a dia e agilizar o contato. Assim como, pode servir como orientação para possíveis problemas.
Melhores ferramentas para automação de WhatsApp
Para otimizar o atendimento é possível contratar algumas ferramentas.
Apesar de terem sido desenvolvidas por empresas diferentes, atuam para os mesmos propósitos de melhorar a interação entre cliente e marca.
Conheça quais são:
- ZapFácil: oferece autoatendimento, chabot que responde aos clientes automaticamente e pode ser utilizado como uma ferramenta de vendas;
- Bitrix24: um recurso que permite a interação entre o aplicativo de WhatsApp com as outras plataformas como o Facebook, Instagram, e-mails, entre outros;
- Chatguru: além de garantir personalização de mensagens também trabalha com a possibilidade de vários operadores atuarem com o mesmo número de WhatsApp;
- JivoChat: integra a página da empresa ao Whatsapp por meio de um link para o chat.
Relação entre automação de WhatsApp e CRM
O CRM é um sistema que organiza as informações dos clientes auxiliando no atendimento e na Jornada do Cliente.
O WhatsApp é uma ferramenta que pode ser muito útil para complementar tais dados e permitir o maior sucesso de vendas.
Por este motivo, a parceria de um com o outro é tão eficaz e importante para as empresas que atuam diretamente com o cliente.
Um grande aliado na ponta dos dedos
Parece brincadeira, mas o WhatsApp é uma grande máquina de fazer negócios, seja qual for.
Portanto, explorar as possibilidades que ele oferece além da automação de Whatsapp é fundamental para ter sucesso.
Sendo assim, aprenda a se comunicar com seu público e encontre meios de tornar a experiência de compra algo único.
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