Unique Selling Proposition (USP) é uma descrição breve sobre os benefícios e diferenciais dos produtos ou serviços de uma empresa. Aprenda como utilizar a técnica para se diferenciar dos demais.
Com a grande concorrência e muitos produtos parecidos, destacar uma empresa se tornou um desafio.
É nesse cenário que a Unique Selling Proposition (USP) entra em ação. Essa é uma técnica que ajuda a identificar o diferencial de um negócio e oferece uma experiência única aos consumidores.
Com uma breve descrição do que o empreendimento oferece é possível mostrar ao lead as vantagens e distinções que a marca possui.
Acompanhe o conteúdo e saiba o que é Unique Selling Proposition, seus benefícios e como o aplicar de forma correta. Acompanhe!
- O que é Unique Selling Proposition (USP)?
- Benefícios de ter uma Unique Selling Proposition (USP)
- Exemplos de Unique Selling Proposition
- Como desenvolver uma Unique Selling Proposition (USP)?
- Seja único!
O que é Unique Selling Proposition (USP)?
Unique Selling Proposition (USP) é uma breve descrição sobre algo que diferencia seus serviços da concorrência. Ou seja, é uma frase concisa que mostra o que te torna único.
Aqui o objetivo é o diferencial que faz com que a empresa se destaque em um mercado competitivo. Sendo a melhor forma de entender o que a representa e a faz tão diferente das demais.
Sendo assim, a USP é representado pelas ações que definem a essência de uma marca aplicadas às campanhas de Marketing.
Essa definição pode ser usada em landing pages, garantindo que o usuário saiba exatamente o que ele encontrará de único ao acessar aquela página, por exemplo.
Assim como na estratégia de e-mail marketing causando um impacto ainda maior às mensagens.
Benefícios de ter uma Unique Selling Proposition (USP)
A ideia da Unique Selling Proposition é justamente valorizar aquilo que é mais importante para o consumidor.
Mas existem benefícios específicos para você não ter dúvidas de que essa estratégia é o que você precisa para sair na frente da concorrência. Confira:
Aumenta sua autoridade
Com essa estratégia é mais fácil determinar em que a empresa é especialista, em qual aspecto ela se sobressai e seu nível de confiabilidade. Garantindo assim o aumento na autoridade da marca.
Impacta as vendas da sua empresa
Ao se diferenciar da concorrência, consequentemente o consumidor tem como prioridade a sua empresa.
A Unique Selling Proposition une Marketing e Vendas, garantindo uma estratégia eficiente para um retorno lucrativo.
Destaca sua marca
Ao entregar uma proposta única de valor ao mercado, a ideia é apresentar quais são as motivações para o cliente comprar na sua empresa e não da concorrência.
Desta maneira, a marca se destaca ganhando força no mercado.
Exemplos de Unique Selling Proposition
É preciso entender a fundo o conceito da USP para a aplicar com assertividade. Confira as principais empresas que tiraram proveito dessa estratégia:
The Economist
O The Economist é um jornal que apresenta ao leitor muito além da informação.
Seu slogan é: “You’ve seen the news, now discover the story”, traduzindo, ‘’Você viu as notícias, agora descubra a história.’’
Desta maneira, a empresa coloca em destaque o seu diferencial para atrair mais público.
Avis
A estratégia usada na USP da locadora de veículos foi a de mostrar sua realidade aos consumidores.
Isso ao utilizar a concorrência a seu favor, sem deixar que fosse um problema não ser a número um em seu ramo de atuação.
Pelo contrário, foi exatamente esse o seu diferencial que garantiu consumidores fiéis à marca.
Seu slogan é: “We’re number two. We try harder’’, traduzindo, ‘’Nós somos o número 2. Nós nos esforçamos mais’’.
Head&Shoulders
A marca de cosméticos aplicou a Unique Selling Proposition e teve excelentes resultados.
A empresa usa seu slogan para comprovar cientificamente aos consumidores o potencial de seu produto. Com a frase: ‘’Clinicamente comprovada para reduzir a caspa.”
Desta maneira, construiu uma relação com seus consumidores ao usar dados científicos e comprovados de que entrega o que promete.
Como desenvolver uma Unique Selling Proposition (USP)?
Com os exemplos acima é possível notar o quão importante a estratégia é e o quanto ela pode ser o diferencial que sua empresa precisa.
Aprenda como criar uma Unique Selling Proposition de sucesso:
Entenda seu público
O primeiro passo é conhecer quem são seus potenciais clientes. O que eles precisam, quais suas necessidades, como se comunicam e por qual canal.
Afinal, o diferencial da marca precisa ser relevante para os consumidores e chegar onde eles estão.
Estude sua concorrência
Para se destacar no mercado é preciso conhecer a concorrência para saber com quem se está competindo.
Sendo assim, conhecer as estratégias de vendas de outras empresas ajuda no desenvolvimento de estratégias e reconhecimento de novos caminhos a se seguir.
Resolva os problemas da persona
Reconheça as necessidades da persona e relacione com seus produtos e serviços ofertados.
O que você oferece que pode ser útil ao seu potencial cliente? Essa pergunta precisa ser tema central no momento de criação da USP.
Visualize seus principais benefícios
Entender sobre a própria empresa parece uma tarefa fácil, mas isso demanda tempo e atenção aos detalhes.
Faça uma lista com os principais diferenciais da sua marca, saiba como as dores do público podem ser resolvidas e encontre aquilo que a torna única.
Diminua essa lista
Após identificar os principais benefícios, reduza a lista para encontrar o principal que será o diferencial certeiro para se destacar no mercado e alcançar os consumidores.
Busque o tom de voz ideal
Para aplicar a USP, se comunicar com seu consumidor é ideal e para isso é preciso falar o mesmo tom de voz dele.
Se comunique com as dores da persona, humanize a sua marca e se torne relevante ao usuário.
Cumpra suas promessas
Ser verdadeiro com seus consumidores é essencial. Apresentar seus benefícios como algo único só é válido se sua empresa entregar o que promete.
Por isso, ao fazer uma promessa usando a Unique Selling Proposition é fundamental executá-la na prática.
Seja único!
Tornar sua empresa única é o que contribui para alavancar suas vendas.
A Unique Selling Proposition é um dos fatores que vai ajudar você a potencializar o desempenho do seu negócio.
Ao integrar essa estratégia com outras frentes do Marketing, o seu negócio encontra bons resultados e se destaca no mercado.
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