O que é Unique Selling Proposition (USP) e como tornar seu produto atraente

Unique Selling Proposition

Unique Selling Proposition (USP) é uma descrição breve sobre os benefícios e diferenciais dos produtos ou serviços de uma empresa. Aprenda como utilizar a técnica para se diferenciar dos demais.

Com a grande concorrência e muitos produtos parecidos, destacar uma empresa se tornou um desafio. 

É nesse cenário que a Unique Selling Proposition (USP) entra em ação. Essa é uma técnica que ajuda a identificar o diferencial de um negócio e oferece uma experiência única aos consumidores.

Com uma breve descrição do que o empreendimento oferece é possível mostrar ao lead as vantagens e distinções que a marca possui.

Acompanhe o conteúdo e saiba o que é Unique Selling Proposition, seus benefícios e como o aplicar de forma correta. Acompanhe!

O que é Unique Selling Proposition (USP)?

Unique Selling Proposition (USP) é uma breve descrição sobre algo que diferencia seus serviços da concorrência. Ou seja, é uma frase concisa que mostra o que te torna único. 

Aqui o objetivo é o diferencial que faz com que a empresa se destaque em um mercado competitivo. Sendo a melhor forma de entender o que a representa e a faz tão diferente das demais.

Sendo assim, a USP é representado pelas ações que definem a essência de uma marca aplicadas às campanhas de Marketing. 

Essa definição pode ser usada em landing pages, garantindo que o usuário saiba exatamente o que ele encontrará de único ao acessar aquela página, por exemplo.

Assim como na estratégia de e-mail marketing causando um impacto ainda maior às mensagens.

Benefícios de ter uma Unique Selling Proposition (USP)

A ideia da Unique Selling Proposition é justamente valorizar aquilo que é mais importante para o consumidor. 

Mas existem benefícios específicos para você não ter dúvidas de que essa estratégia é o que você precisa para sair na frente da concorrência. Confira:

Aumenta sua autoridade

Com essa estratégia é mais fácil determinar em que a empresa é especialista, em qual aspecto ela se sobressai e seu nível de confiabilidade. Garantindo assim o aumento na autoridade da marca.

Impacta as vendas da sua empresa

Ao se diferenciar da concorrência, consequentemente o consumidor tem como prioridade a sua empresa. 

A Unique Selling Proposition une Marketing e Vendas, garantindo uma estratégia eficiente para um retorno lucrativo. 

Destaca sua marca

Ao entregar uma proposta única de valor ao mercado, a ideia é apresentar quais são as motivações para o cliente comprar na sua empresa e não da concorrência. 

Desta maneira, a marca se destaca ganhando força no mercado.

Exemplos de Unique Selling Proposition

É preciso entender a fundo o conceito da USP para a aplicar com assertividade. Confira as principais empresas que tiraram proveito dessa estratégia:

The Economist

O The Economist é um jornal que apresenta ao leitor muito além da informação.

Seu slogan é: “You’ve seen the news, now discover the story”, traduzindo, ‘’Você viu as notícias, agora descubra a história.’’

Desta maneira, a empresa coloca em destaque o seu diferencial para atrair mais público.

Avis

A estratégia usada na USP da locadora de veículos foi a de mostrar sua realidade aos consumidores. 

Isso ao utilizar a concorrência a seu favor, sem deixar que fosse um problema não ser a número um em seu ramo de atuação.

Pelo contrário, foi exatamente esse o seu diferencial que garantiu consumidores fiéis à marca. 

Seu slogan é: “We’re number two. We try harder’’, traduzindo, ‘’Nós somos o número 2. Nós nos esforçamos mais’’.

Head&Shoulders

A marca de cosméticos aplicou a Unique Selling Proposition e teve excelentes resultados. 

A empresa usa seu slogan para comprovar cientificamente aos consumidores o potencial de seu produto. Com a frase: ‘’Clinicamente comprovada para reduzir a caspa.”

Desta maneira, construiu uma relação com seus consumidores ao usar dados científicos e comprovados de que entrega o que promete.

Como desenvolver uma Unique Selling Proposition (USP)?

Com os exemplos acima é possível notar o quão importante a estratégia é e o quanto ela pode ser o diferencial que sua empresa precisa. 

Aprenda como criar uma Unique Selling Proposition de sucesso:

Entenda seu público

O primeiro passo é conhecer quem são seus potenciais clientes. O que eles precisam, quais suas necessidades, como se comunicam e por qual canal. 

Afinal, o diferencial da marca precisa ser relevante para os consumidores e chegar onde eles estão.

Estude sua concorrência

Para se destacar no mercado é preciso conhecer a concorrência para saber com quem se está competindo. 

Sendo assim, conhecer as estratégias de vendas de outras empresas ajuda no desenvolvimento de estratégias e reconhecimento de novos caminhos a se seguir.

Resolva os problemas da persona

Reconheça as necessidades da persona e relacione com seus produtos e serviços ofertados. 

O que você oferece que pode ser útil ao seu potencial cliente? Essa pergunta precisa ser tema central no momento de criação da USP.

Visualize seus principais benefícios

Entender sobre a própria empresa parece uma tarefa fácil, mas isso demanda tempo e atenção aos detalhes. 

Faça uma lista com os  principais diferenciais da sua marca, saiba como as dores do público podem ser resolvidas e encontre aquilo que a torna única.

Diminua essa lista

Após identificar os principais benefícios, reduza a lista para encontrar o principal que será o diferencial certeiro para se destacar no mercado e alcançar os consumidores. 

Busque o tom de voz ideal

Para aplicar a USP, se comunicar com seu consumidor é ideal e para isso é preciso falar o mesmo tom de voz dele. 

Se comunique com as dores da persona, humanize a sua marca e se torne relevante ao usuário.

Cumpra suas promessas

Ser verdadeiro com seus consumidores é essencial. Apresentar seus benefícios como algo único só é válido se sua empresa entregar o que promete.

Por isso, ao fazer uma promessa usando a Unique Selling Proposition é fundamental executá-la na prática.

Seja único!

Tornar sua empresa única é o que contribui para alavancar suas vendas.

A Unique Selling Proposition é um dos fatores que vai ajudar você a potencializar o desempenho do seu negócio.

Ao integrar essa estratégia com outras frentes do Marketing, o seu negócio encontra bons resultados e se destaca no mercado. 

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