SEO local é um conjunto de estratégias para ranqueamento de sites em determinadas regiões. Acompanhe o conteúdo e saiba como melhorar o posicionamento do seu domínio nos principais motores de busca.
A estratégia de SEO é bastante popular no meio do Marketing Digital e apresenta muitos resultados positivos. No entanto, no SEO local é importante saber que todas as técnicas e estratégias podem ser aperfeiçoadas para um objetivo mais específico.
Por este motivo, trabalhar o SEO local para empresas é fundamental para conseguir alcançar mais cliques, visitas ao site e vendas no e-commerce.
Além disso, essa estratégia possibilita que pequenas indústrias também consigam atrair clientes tanto no meio online quanto no físico.
Uma presença digital fortalecida é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Então, atuar em todas as frentes é válido para concretizar a marca e atrair clientes.
Continue a leitura e aprenda a utilizar o SEO local para empresas e aumentar as vendas da sua indústria!
- O que é SEO local?
- Quais benefícios o SEO local concede a sua empresa?
- Entenda os fatores de ranqueamento do SEO local
- Como desenvolver essa estratégia?
- Trabalho duro e resultados brilhantes
O que é SEO local?
O SEO é um conjunto de estratégias que visam otimizar o posicionamento dos sites nos principais mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
Com ele, se atua com palavras-chave que servem como um norte para o ranqueamento de conteúdo na pesquisa.
O que muda no SEO local? A diferença entre um e outro é a aplicação da estratégia.
No SEO local o objetivo é atrair um público que está, geograficamente, mais próximo. Em relação ao cliente, ele pode encontrar soluções que estejam na região de seu interesse.
Se o usuário pesquisa nos mecanismos de busca por “restaurante chinês“, provavelmente os restaurantes melhores ranqueados irão aparecer no resultado da busca. Entretanto, não fará diferença se ele está na mesma região do usuário ou não.
Já com a utilização do SEO local as palavras-chave são escolhidas com base na região de atuação e aplicadas ao conteúdo desta forma: restaurantes Zona Sul de São Paulo.
Ao delimitar a pesquisa as chances de ganhar visibilidade de um restaurante localizado nessa região é bem maior.
Quais benefícios o SEO local concede a sua empresa?
O Marketing Digital percebeu a necessidade de especificar cada vez mais as palavras-chaves para a aplicação do SEO.
Dessa forma, é possível garantir mais resultados positivos e alcançar os objetivos de venda das empresas. Conheça as vantagens da aplicação do SEO local na sua indústria:
Aumenta a visibilidade da marca
O SEO local para empresas possibilita maior visibilidade para as marcas ou indústrias de determinada região.
Isso porque na hora da pesquisa, o Google apresenta resultados que compreendem a palavra-chave, neste caso, a região de interesse.
Se antes um comércio local não conseguia alavancar suas vendas e sua popularidade devido às lojas maiores do mesmo segmento, mas que estão a longas distâncias, agora é possível unir o “útil ao agradável”.
Portanto, aplicar o SEO local para empresas provoca um aumento significativo da visibilidade da marca entre o público.
Estimula a tomada de ação
Ao impulsionar clientes locais para comércios locais, a tomada de decisão do lead se torna mais facilitada. Uma vez que o comércio que buscou apresentou a vantagem de estar mais perto.
Essa tomada de decisão pode ocorrer tanto em relação ao e-commerce, pois a data de entrega será benéfica, quanto no mundo físico.
Para as indústrias, o SEO local para empresas auxilia na hora de conseguir novos parceiros comerciais que estejam mais próximos geograficamente falando.
Atrai novos públicos
O público que antes consumia de grandes marcas de longa distância podem passar a consumir de você pelo simples fato da proximidade com a loja.
Portanto, investir no SEO local também pode resultar em mais clientes e um público totalmente novo.
Entenda os fatores de ranqueamento do SEO local
O Google entende como diferentes fatores o ranqueamento por listagem orgânica e por local (3-Local Pack).
A partir de uma busca regionalizada, os três primeiros resultados são atribuídos ao local identificado pelo Google no Maps ou no Google Meu Negócio.
Os demais resultados abaixo da página seguem a normalidade da listagem orgânica ou anúncio pago.
Por este motivo, alinhar o SEO para estar presente na listagem orgânica e utilizar a região para entrar nos Local Pack é tão importante.
Veja melhor como funciona cada um dos 3 fatores principais do ranqueamento do Google.
- Proximidade: este critério está de acordo com a distância entre usuário e a empresa pesquisada. Se ele especifica o local, o Google seleciona resultados de acordo com isso, caso não seja especificado o local, o mecanismo pode utilizar a localização de GPS do dispositivo do usuário;
- Destaque: os destaques estão nos resultados mais populares. Ou seja, empresas com uma reputação positiva no Google;
- Relevância: o mecanismo de busca traça uma correspondência que faça sentido entre o assunto pesquisado e o usuário.
Como desenvolver essa estratégia?
Para desenvolver a estratégia de SEO local vale a pena melhorar outras questões relacionadas à empresa e ao Marketing Digital.
Afinal, é aplicado um conjunto de estratégias para que, juntas, consigam alcançar o objetivo final.
Veja como melhorar seus resultados utilizando o SEO local:
Otimize seu site
Para melhorar os resultados no ranqueamento do Google é necessário otimizar o site da empresa.
Ou seja, criar um site com boa usabilidade, experiência do cliente reforçada e backlinks (link de parceiros que circulam pelo seu site e pelo dele aumentando a popularidade).
Crie conteúdo local
O conteúdo é uma ferramenta muito importante para garantir bons resultados nos mecanismos de busca, principalmente quando realizado com informações relevantes. A dica aqui é produzir esses conteúdos mais regionalizados.
Busque adicionar aos textos informações da região como comércios, dicas e até mesmo o nome do bairro em que a empresa se encontra.
Faça o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um cadastro do próprio Google em que a sua empresa garante alguma certificação de qualidade, ganhando vantagens em alguns meios de pesquisa.
Para o ranqueamento, esta é uma opção excelente para os empreendedores iniciantes e também para a indústria do ramo B2B.
Invista em perfis online
Esteja online nas redes sociais e marque uma presença sólida no mundo digital.
As interações com a sua marca também são um ponto forte que o Google pode observar e associar na hora de uma pesquisa local.
Busque avaliações
Estimule seus clientes a fornecerem feedbacks positivos e avaliações nos principais canais de comunicação digitais.
Este tipo de comentário faz uma diferença muito boa na hora de construir uma reputação. Além de garantir certa autoridade à empresa.
Busque parcerias com blogs locais
Como dissemos anteriormente, tenha backlinks de empresas parceiras, consiga amigos no meio digital para se aliar de forma positiva à eles.
Com isso, sua empresa consegue melhorar a popularidade na internet e garantir posições melhores no ranqueamento do Google.
Tenha um site responsivo
Invista em um site responsivo, que tenha versões para diversas plataformas e dispositivos.
A tecnologia é um ponto fundamental para conseguir popularidade e boa reputação, principalmente para os mecanismos de busca.
O Google também faz uma análise nos sites e verifica se eles são responsivos o suficiente para os usuários.
Trabalho duro e resultados brilhantes
Para garantir resultados satisfatórios é importante realizar um trabalho duro e com responsabilidade.
No mundo digital quanto mais você atua para sua empresa crescer melhor é a reputação dela.
Pensar na experiência do usuário é fundamental para que ele sinta a necessidade de conhecer seu negócio e se torne um cliente fiel.
Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de tudo sobre Marketing Digital!