O Método SMART é um recurso que tem como propósito definir as metas para que a empresa obtenha um direcionamento mais claro de seus objetivos. Entenda como a produtividade da sua equipe pode melhorar com essa metodologia.
No ambiente profissional, estabelecer metas claras aumenta a produtividade de toda equipe. A longo prazo essa prática contribui para aumento de vendas e, consequentemente, lucratividade da empresa.
No entanto, é necessário entender de forma precisa quais são os objetivos do negócio para não se tornar um problema aos colaboradores. Isso porque esse recurso possui o propósito de estimular e não o contrário.
Para isso, entender como funciona cada etapa do Método SMART é essencial para o colocar em prática com todo seu potencial.
Descubra tudo sobre essa metodologia que orienta no momento de definir propósitos atingíveis. Que são capazes de aumentar a produtividade dos times e conquistar os resultados esperados.
- O que é método SMART?
- Quais os benefícios de utilizar o método SMART?
- Entendendo como funciona o método SMART na prática
- Aplicando o Método SMART na prática
- Busque sempre pela produtividade na sua empresa!
O que é Método SMART?
O Método SMART é a metodologia de estabelecer metas atingíveis em processos, projetos ou negócios.
Uma junção das palavras:
- Specific (Específico);
- Measurable (Mensurável);
- Attainable (Alcançável);
- Relevant (Realista);
- Time Based (Temporal).
No método, cada objetivo é analisado para identificar se possui os requisitos necessários para que a equipe atinja o resultado.
Dessa forma, os envolvidos conseguem visualizar os propósitos da empresa e desenvolver suas atividades com maior assertividade e eficiência.
Afinal de contas, ter um planejamento claro e detalhado sobre a finalidade do time é essencial para um bom desenvolvimento.
Além disso, é preciso manter todos os envolvidos cientes dos processos estabelecidos com o uso do SMART.
Quais os benefícios de utilizar o método SMART?
O Método SMART orienta a criação de diretrizes de negócios realistas que ajudam na visualização das prioridades para o que de fato é relevante.
Isso porque os esforços são direcionados de modo a conseguir entregar cada vez mais com os mesmos recursos. Tudo isso sem ter, necessariamente, que alterar os gastos da empresa.
Ou seja, o time direciona sua energia para os objetivos alcançáveis naquele momento.
Além disso, as metas são um estímulo à equipe. O trabalho tem mais propósito, sentido e direção, o que impacta diretamente na produtividade dos colaboradores.
Entendendo como funciona o método SMART na prática
O Método SMART é representado por cada letra inicial que identifica os elementos essenciais para a visualização de metas.
Saiba o que quer dizer cada uma para entender mais a fundo como essa prática funciona:
S – Específica
Specific, ou específica, representa o total entendimento do que a meta se trata.
Ou seja, para que um propósito seja atingido é essencial que seu objetivo seja claro para melhor entendimento de todos.
Suponhamos que a empresa quer aumentar as vendas, como o vendedor conseguirá atingir o que foi proposto se não existe uma definição clara?
Não deve existir qualquer tipo de ambiguidade em relação aos esforços da equipe. Dessa forma, os envolvidos conseguem traçar suas estratégias para conseguir entregar aquilo que foi pedido.
M – Mensurável
Sabemos que para uma meta ser alcançada é necessário mensurar seus processos para então saber o que está, de fato, dando certo ou não.
Nesta etapa é desenvolvido o acompanhamento das estratégias para ter uma visão ampla sobre as ações tomadas.
É verificado se as campanhas de marketing estão trazendo resultados ou se é necessário fazer alguma alteração durante o processo.
Para mensurar o que foi proposto tenha em mente o que é esperado, em quanto tempo se pretende alcançar o objetivo e como os colaboradores podem agir.
A – Alcançável
Outro ponto muito importante para estabelecer uma meta é analisar se ela é alcançável. Não adianta estipular um aumento nas vendas de 50% se os fatores não contribuem para isso.
Este é um erro muito comum, e claro, prejudicial, correndo o risco da frustração da equipe.
Para evitar isso, ao colocar um objetivo em ação, busque identificar se é atingível.
Analise o seguinte:
- Com base no histórico da sua empresa, é possível conseguir o resultado que se espera?
- Qual seria a opinião dos envolvidos nas metas, eles enxergam que seja alcançável?
R – Realista
Uma meta específica, mensurável e alcançável, são fatores essenciais para se chegar ao resultado definido.
No entanto, outro ponto importante deve ser considerado: a realidade da empresa.
Para criar um objetivo ideal é necessário analisar alguns pontos cruciais do negócio:
- Faturamento;
- Quantidade de clientes;
- Lucratividade.
Dessa forma, estratégias assertivas são desenvolvidas seguindo perfeitamente a realidade do negócio. Com isso os colaboradores não se frustram e os propósitos são conquistados com eficiência.
T – Temporal
Para finalizar, a última letra do método SMART significa uma meta temporal. Ou seja, os objetivos precisam ter prazos para que sejam alcançados.
Seja um aumento das vendas no fim do mês, quantidade maior de clientes no segundo trimestre do ano ou um lucro de 80% em dezembro.
Deixar de definir um período para realização de tarefas importantes atrapalha o fluxo de trabalho. Isso se dá pois a equipe tende a realizar atividades mais urgentes, deixando outras de lado.
Com prazos bem estabelecidos, todos os envolvidos trabalham em prol de um único objetivo pelo tempo correto. Podendo assim, focar sua energia em um processo por vez.
Aplicando o Método SMART na prática
Vimos como funciona e quais são os benefícios em aplicar o Método SMART. Mas afinal, como ele pode ser implementado para que as equipes atinjam seus objetivos?
Monitore o desempenho das ações
O monitoramento do desempenho é necessário para visualizar se as ações estabelecidas têm potencial de atingir o resultado esperado.
Portanto, ao aplicar o Método SMART é imprescindível sempre acompanhar o processo do início ao fim.
Pode ser que no meio do caminho seja preciso mudar os planos, encontrar novos recursos ou até mesmo alinhar as expectativas com a equipe.
Sendo assim, quanto mais rápido a dificuldade for identificada, mais rápido é corrigida.
Envolva o time todo
O sucesso depende de quem o faz. É necessário que todo o time esteja envolvido e interessado na meta para que haja um bom desempenho.
Afinal de contas, apenas com a colaboração de toda a equipe que é possível conquistar o resultado esperado.
Mostre os resultados
Alcançar uma meta traz mais satisfação. Por isso, apresente os resultados a todo o time envolvido.
Desta maneira, a empresa mostra que valoriza todo o trabalho e esforço.
Reflita sobre o que é necessário mudar
Ao apresentar os resultados pode ser que eles não sejam o que se esperava.
Exatamente por esse motivo que mostrar o que não está dando certo é uma forma de alinhar novas estratégias.
Sendo assim, não tenha medo e mostre aos colaboradores que dificuldades existem e que todos estão trabalhando juntos para traçar estratégias que contornem as dificuldades.
Entenda quais são os recursos necessários
Toda estratégia necessita de ferramentas para que seja aplicada de forma que faça sentido para seu propósito.
Por conta disso, ao implementar o Método SMART, busque entender a realidade da sua empresa e analise com cuidado quais recursos são precisos para atingir seus objetivos.
Mantenha o foco
O foco é sempre a chave do sucesso. Tenha em mente que: aplicar o Método SMART na prática é visualizar onde se deseja chegar para que nada o distraia nem o impeça.
O foco é importantíssimo para cumprir os propósitos da metodologia. Desta maneira há o direcionamento correto para os alcançar.
Seja resiliente
Implementar uma nova forma de desenvolver as atividades de uma equipe requer planejamento, esforço e resiliência.
Tenha em mente que não focar nas adversidades do processo e se adaptar às situações difíceis e inesperadas são parte da mudança.
Busque sempre pela produtividade na sua empresa!
O Método SMART é ótimo para aumentar a produtividade de uma empresa. Isso porque ele traz em suas etapas a visualização completa dos propósitos da empresa.
Ao entender a intenção da tarefa, suas especificidades, mensurações e prazos a equipe é capaz de entender e alcançar aquilo que foi proposto mais rápido e de forma mais assertiva.
Sendo assim, comunique com seu time quais os objetivos da empresa e encontre os recursos certos para o sucesso de todos.
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