Criar um relacionamento e se preocupar com as necessidades, dúvidas e principalmente ouvir o público é um dos principais fatores para garantir destaque e ter resultados positivos. Diante disso, o marketing de relacionamento é fundamental e deve ser considerado.
Em meio a grande quantidade de informações e produtos cada vez mais parecidos que chegam até nós todos os dias, as empresas que fogem do comum e priorizam as experiências dos seus consumidores estão muito mais propensas ao destaque.
É um fato inegável que as pessoas gostam de ser bem tratadas, e no momento em que vivemos, as experiências estabelecidas têm até mesmo mais impactos do que os próprios produtos.
Sendo assim, considerar o marketing de relacionamento é uma ação praticamente indispensável se a sua empresa busca sucesso, pois essa estratégia vai além de obter clientes, ela envolve construção de marca, fidelização dos clientes e autoridade no mercado.
Por isso, desde uma empresa de engenharia elétrica a uma empresa de tecnologia considerar, conhecer e estar atento ao marketing de relacionamento é uma ação necessária e que tende a trazer reflexos positivos.
Pensando nisso, hoje vamos falar tudo o que precisa saber sobre o marketing de relacionamento, evidenciando a sua significação, principais benefícios e as empresas que tiveram sucesso através desse recurso. Vamos lá!
O que é o marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento se caracteriza como um conjunto de ações que são tomadas pelas empresas com o objetivo principal de ter um relacionamento positivo com os clientes.
Através desse processo, as empresas costumam oferecer benefícios e experiências incríveis para garantir a fidelidade dos clientes e fazer com que essa relação se mostre cada vez mais positiva.
Sendo assim, uma empresa de comunicação visual, ao aplicar o marketing de relacionamento, além de ter uma proximidade com o público, essa estratégia faz com que os clientes se tornem fãs e defensores da marca.
Por isso, diante de um mercado que se mostra cada vez mais competitivo e acirrado, essa estratégia tende a ser a solução para um destaque da sua empresa e para experiências ao público totalmente únicas e vantajosas.
Benefícios do marketing de relacionamento
Como está sendo visto, o marketing de relacionamento pode ser de fato aquilo que está faltando para que a sua empresa se torne referência no mercado e tenha até mesmo impactos positivos na venda de, por exemplo, uma furadeira parafusadeira elétrica.
Dessa forma, para que fique ainda mais claro o quanto essa estratégia é determinante e deve ser sempre considerada, confira alguns dos principais benefícios do marketing de relacionamento e tenha ainda mais motivos para considerar esse recurso.
- Aumenta o LTV;
- Redução nos gastos com marketing e anúncios;
- Maior alinhamento da comunicação com os clientes;
- Fidelização e aproximação totalmente impactante.
Sendo assim, fica claro que estabelecer o marketing de relacionamento deve ser uma das principais prioridades entre a sua empresa, pois esse recurso tende a ser o elemento-chave para que a sua empresa se mantenha diante de um crescimento e evolução constante.
Empresas que tiveram sucesso com essa estratégia
O marketing de relacionamento tem como um dos seus principais objetivos criar conexões profundas e personalizadas com o público. Sendo assim, essa estratégia é desenvolvida para criar uma lealdade com os clientes.
Dessa forma, para te inspirar e até mesmo fazer com que a aplicação do marketing de relacionamento em sua empresa seja totalmente eficaz, confira algumas empresas que tiveram sucesso através do marketing de conteúdo.
Starbucks
Uma das principais referências ao se tratar do marketing de relacionamento, a Starbucks trabalha com e-mails para agradecer os clientes e até mesmo informá-los sobre novas ofertas e produtos.
Além do mais, para que haja uma conexão a interação eficaz com o seu público, a Starbucks conta com uma página para que os consumidores deem sugestões e ideias sobre novos produtos ou até mesmo as suas experiências.
Por isso, diante do trabalho que é realizado nas redes sociais e até mesmo nos estabelecimentos da loja, o marketing de relacionamento está sempre em evidência e total destaque.
Lay’s
A Lay’s realiza todos os anos um concurso anual que é denominado como de “Do Us a Flavor”, onde convida os seus consumidores a enviar ideias para novos sabores da tão famosa batatinha.
Diante da lista que é realizada, o público vota nas melhores opções e o sabor vencedor se torna parte da linha de sabores da empresa, demonstrando esse trabalho impecável do marketing de relacionamento.
Por isso, para que você siga o caminho dessas marcas que são referências no mercado e faça com que um produto como uma etiqueta para joia tenha sucesso, o marketing de relacionamento deve estar em destaque e sempre ser visto, pois é tão importante quanto o salário dos responsáveis por fazer o marketing acontecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.