Se você já ouviu falar sobre Marketing Digital, certamente também já ouviu falar sobre automação de marketing, e isso não é à toa. O fato é que o público disponível na internet é imenso e as estratégias de marketing que podem te ajudar a atraí-los são várias.
Mas realizar essas estratégias com primazia é um grande desafio tanto para pequenos empreendedores quanto para as grandes organizações.
É nesse ponto que entra a automação de marketing, ajudando as empresas a atingirem clientes em potencial em grande escala, mas de forma personalizada.
O que é Automação de Marketing?
Trata-se do uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar tanto a eficiência quanto a escalabilidade do marketing, ao mesmo tempo que se mantém um relacionamento personalizado com os leads.
Em sua empresa que faça serviços de topografia, o termo “automação de marketing” pode se referir a qualquer ação automatizada com tecnologia. Alguns exemplos são disparos de e-mails, agendamentos de postagens nas redes sociais e o uso de chatbots.
Ressaltamos aqui que nos referimos a ações globais, envolvendo a automação de todo processo de marketing por meio de workflows, que ativam uma tarefa após a outra, de forma automática.
Ainda que possa ser usada em qualquer estratégia, geralmente a automação de alinha mais ao Inbound Marketing. Dessa forma é automatizada a gestão de leads no funil de vendas para que eles evoluam até a compra com intervenções mínimas da equipe.
Ao longo desse processo, a automação de marketing serve para gerar leads, nutri-los até o momento da compra e conquistar novos clientes.
Mesmo depois da compra, a automação também pode ser usada para ativar clientes, estimular sua retenção e gerar recomendações.
O que é uma ferramenta de Automação de Marketing?
Atendendo uma empresa de consultoria em segurança do trabalho e todos os mais diversos segmentos, a automação de marketing ganha espaço no mercado.
Uma ferramenta de automação de marketing é o software (geralmente SaaS) que centraliza as rotinas automatizadas do processo de vendas e as informações, ou seja, é o ambiente em que a estratégia de automação se consolida.
Utilizando a ferramenta é possível definir as regras da automação, integrar profissionais e equipes envolvidas no processo, reunir dados e informações de leads e analisar as métricas do funil de vendas.
Essas ferramentas podem englobar também recursos para a criação de materiais, como landing pages e posts em redes sociais, além da possibilidade de integração com outras ferramentas.
Vale ressaltar aqui que, embora o software de automação seja essencial, ele não faz nada sozinho. É essencial o papel da inteligência humana para planejar os fluxos e as regras que a ferramenta deve seguir, além de otimizar os processos para obter mais resultados.
Quais os benefícios da Automação de Marketing?
De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas entrevistadas usam alguma ferramenta de automação de marketing na América Latina, mostrando como a adoção da automação é expressiva.
Vivemos em um cenário de cada vez mais competitividade, agilidade e busca por resultados, explicando o porquê as empresas estão preocupadas em automatizar tarefas, afinal elas precisam ganhar tempo e eficiência para serem mais competitivas.
São diversos os benefícios e vantagens que a automação de marketing pode trazer para sua empresa, como:
- Escalabilidade para o negócio;
- Mais eficiência no funil;
- Mais produtividade para a equipe;
- Integração entre os times;
- Menos chances de falhas;
- Redução do CAC;
- Aumento do ticket médio;
- Redução do ciclo de vendas;
- Mais satisfação e retenção de clientes;
- Monitoramento de todo o funil.
Como pode ver, sua empresa distribuidora de álcool pode se beneficiar muito da automação de marketing em suas estratégias digitais.
Quais as funções de uma ferramenta de automação?
Pontuamos a seguir as principais funcionalidades de uma ferramenta de automação de marketing, que são:
- Fluxos de automação;
- Atribuição de leads;
- E-mail marketing;
- Segmentação da base;
- Geração de leads;
- Monitoramento de leads;
- Testes A/B;
- Integração com CRM;
- Relatórios.
Certamente essas diversas funcionalidades vão ajudar em seus desafios rotineiros em sua empresa de venda de lavadora de alta pressão.
Conclusão
Contar com uma estratégia de automação de marketing é uma ótima alternativa para encontrar clientes ideais e vender mais.
As equipes se tornam mais produtivas e as vendas se tornam mais escaláveis quando a tecnologia é aliada aos processos operacionais de marketing.
E o uso da tecnologia segue adiante. Com uma ferramenta de automação aliada a um CRM, é possível armazenar e organizar dados e informações relevantes sobre seus clientes, gerando novas oportunidades de negócios.
Ao combinar essas duas ferramentas, as etapas de atração, nutrição e conversão dos leads podem ser consultadas e analisadas a qualquer momento, o que ajuda a potencializar o relacionamento entre empresa e leads.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.