Conheça as 7 melhores plataformas de venda online para seu negócio

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Não tem jeito, o mercado de venda online dominou o gosto dos brasileiros e se tornou o principal meio de se comercializar produtos no país. Entenda como esse recurso pode ajudar a desenvolver sua empresa.

São diversos os atrativos que levam os usuários a buscarem por produtos e serviços nas plataformas de e-commerce.

Segundo a Neotrust, empresa de monitoramento de lojas virtuais no Brasil, em 2021 o e-commerce atingiu o faturamento de R$ 161 bilhões.

Esse número corresponde a um recorde de crescimento se comparado ao ano anterior, chegando a 27% a mais no país.

Esse comportamento deve ser levado em consideração para o planejamento de estratégias de Marketing Digital e vendas. Uma vez que é fundamental colocar o seu produto na vitrine da internet – e não restringi-lo, muitas vezes, ao seu único site.

Salvo algumas exceções, como o mercado de luxo, é essencial trabalhar com marketplaces ativos atualmente, como por exemplo a potência global que é a Shoppe

Fique conosco e entenda melhor sobre as plataformas de venda online. Boa leitura!

Quais são os benefícios da venda online para sua empresa?

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Atualmente, é difícil encontrar uma loja que não possua um e-commerce ativo e operando com os mesmos produtos do local físico. 

Com essa uniformidade, o empreendedor consegue alinhar ambas as partes e ter uma receita única.

Entretanto, é necessário utilizar técnicas de Marketing Digital para atrair os usuários e assim realizar mais vendas online

É neste aspecto que as plataformas digitais se destacam e oferecem grandes benefícios aos lojistas.

Os famosos marketplaces são os “shopping centers” da internet. Ou seja, um local onde há muitas opções de produtos, serviços, marcas e preços. 

A visibilidade de qualquer item anunciado em um marketplace tende a superar o site da própria marca. 

Por este motivo, estar presente nas principais plataformas de venda online faz toda a diferença no rendimento financeiro de qualquer empresa.

Recursos da venda online para ficar de olho

As plataformas de venda online não só ajudam na visibilidade do seu produto, como também oferecem algumas vantagens e recursos importantes.

Tudo isso para se vender com segurança e de maneira transparente, além de atingir novos públicos.

Antes de realizar o cadastro em qualquer marketplace, é importante analisar todos os pontos positivos e ferramentas que a plataforma tem a oferecer. Se lembre que é o seu produto e a satisfação do cliente que estão em jogo.

Os principais recursos para se analisar nos marketplaces são:

  • Nicho de mercado do produto: até mesmo as plataformas de venda online trabalham com segmentação de público. Busque analisar se o marketplace escolhido é vantajoso para o seu público-alvo;
  • Integração com as redes sociais mais populares: construir links que permitem acesso rápido entre os aplicativos das redes sociais e as páginas da plataforma facilita a experiência do usuário, garantindo maior interação e interesse do lead;
  • Suporte técnico e de atendimento: o marketplace é um serviço que o lojista contrata. Portanto, é fundamental analisar o suporte que é prestado em situações adversas que podem ocorrer;
  • Pagamentos: Outro recurso fundamental é o pagamento. Há dois principais pontos neste caso. O primeiro se trata de como será realizado o pagamento dos itens vendidos e o segundo ponto são as formas de pagamento disponíveis para os clientes. Quanto mais variedade, melhor;
  • Personalização e categorização dos anúncios: a plataforma de venda online precisa garantir que os anúncios sejam estruturados da melhor maneira possível para garantir o acesso rápido às informações importantes.

7 plataformas para venda online

Há muitas plataformas de venda online existentes e atuantes no país. 

Algumas são estrangeiras e outras brasileiras, mas o sucesso de cada uma delas se dá pelas vantagens que oferecem aos seus clientes, principalmente. Frete grátis e descontos diários são os principais atrativos dessas plataformas. 

Listamos os 10 principais marketplaces do país e alguns detalhes para você definir qual utilizar. 

Mercado Livre

Para anunciar no Mercado Livre é necessário abrir uma conta. Após o cadastro feito, basta realizar a inserção dos produtos e as descrições de cada um deles, além de preços e imagens.

A taxa de retorno desta plataforma está em torno de 16% das vendas realizadas por ela. Ou seja, não há um pagamento no cadastro, mas um desconto de todas as vendas que realiza. 

As categorias disponíveis para anúncio são: produtos diversos, veículos, serviços e imóveis.

Amazon

Para realizar anúncios na Amazon é necessário escolher um plano de vendas. Há duas opções: 

  • Plano Profissional: valor mensal de R $19,90, independente da quantidade de produtos que vender;
  • Plano Individual: com o pagamento de R $2,00 a cada venda realizada através do site.

A entrega pode ser realizada por meio de correios pelo próprio anunciante ou pela FBA – Logística da Amazon.

Os anúncios podem entrar em diversas categorias, como: automóveis, saúde, beleza, brinquedos, serviços, pet, cozinha, entre outros.

Americanas

Na Americanas é possível anunciar logo após o cadastro. A taxa de cobrança deste marketplace está em torno de 12% e 19% que varia de acordo com o departamento do produto.

Há muitas categorias nesta plataforma, como: saúde e beleza, eletrodomésticos, eletrônicos, pet, kids, moda feminina e masculina, entre outros.

Shoptime

O Shoptime exige um contrato entre ela e o anunciante e a apresentação de um CNPJ que não tenha restrições. 

A variedade de categorias também é enorme, apesar de ser uma plataforma burocrática.

Apesar de ser super popular esse marketplace ainda não possui tamanha visibilidade quanto os outros. Por isso, o ideal é aliar com estratégias de Marketing Digital.

Submarino

Uma das plataformas de venda online mais antigas do país, o Submarino também exige que o lojista esteja com todos os documentos em dia, informação que ele solicita durante o cadastro. 

Portanto, para anunciar qualquer item, é necessária aprovação prévia. 

Já em relação às categorias, apresenta uma grande variedade, como: tecnologia, cultura pop, livros, moda e esportes.

Shopee

O fenômeno do momento, a Shopee é uma plataforma relativamente recente que nasceu em Singapura e ganhou o mundo. 

Para anunciar algum item é muito fácil, basta criar um cadastro como lojistas e realizar a descrição dos produtos.

A taxa fica em torno de 12% a 18% sobre cada venda realizada, o que vai alterar essa porcentagem é o frete. 

Vale lembrar que esta plataforma é conhecida pelo frete grátis em diversas compras e ofertas relâmpago. 

Magazine Luiza

A Magazine Luiza se tornou uma loja de varejo de muito sucesso e conquistou muitos clientes ao longo dos anos. 

Atualmente ela também se tornou um marketplace de respeito e que está rendendo muitos lucros para os seus parceiros. Por este motivo, é considerada um dos maiores e-commerce do Brasil.

As categorias disponíveis no Magalu são inúmeras, como: informática, móveis, TV e vídeo, automotivo, beleza e saúde, cama, mesa e banho, eletroeletrônicos, entre outros.

Ainda há uma vantagem a mais: lojas online e físicas se conectam entre si oferecendo benefícios como compra online e retirada em loja. 

Para anunciar, basta criar um cadastro e apresentar documentação sem restrição.

Venda online e venda mais!

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Garantir as vendas tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce é a chave para o sucesso de qualquer negócio. 

Uma presença online forte é imprescindível nos dias de hoje, ainda mais quando há o diálogo entre online e offline.

Utilizar marketplace como vitrine permite que a empresa foque seus esforços em divulgação. Dessa forma, mais pessoas conhecem a marca e realizam a compra de forma rápida, simples e intuitiva.

Por isso, invista nessa ferramenta para alavancar suas vendas. Ficar de olho nas demandas do mercado é a forma ideal de permanecer no topo.

Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de mais dicas para seu negócio!